como ter mais saude5 pilares para a sua saúde

Quantas vezes nos dão conselhos sobre saúde, e não sabemos nem com qual começar?
Um bom começo é dar atenção a estes 5 pilares de sua saúde.

1. A ALIMENTAÇÃO NATURAL

A alimentação tem sido a chave para nos mantermos saudáveis, desde os primórdios da humanidade, como disse Hipócrates, há mais de 2500 anos: “Deixa que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento”.

Um bom começo para seguir essas premissas é consumir cinco porções de frutas e legumes por dia e reduzir a ingestão de gorduras e açúcares. Além disso, você deve escolher alimentos frescos e sazonais, grãos inteiros (integrais) e proteínas ricas em ômega 3 como o salmão.

Por outro lado, é importante levar em conta tanto a qualidade como a quantidade dos alimentos, agregar muito carinho e boa companhia.

2. O EXERCÍCIO FÍSICO

Os pulmões, o coração e outros órgãos vitais precisam de uma dose regular de movimento para manter-se em forma, eliminar toxinas e calorias, e não se degenerar precocemente.

Caminhar meia hora por dia tem benefícios significativos, mas os esportes ao ar livre proporcionam vitalidade extra. Exercícios mais tranquilos, como Pilates, Yoga e Tai Chi, permitem conservar o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade, tanto a nível físico como energético e mental.

3. GESTÃO DO STRESS

O trabalho é necessário e deve sempre focar no positivo: a satisfação de ser útil aos outros, o desejo de auto-superação, trabalho em equipe, etc., Mas o excesso de trabalho produz estresse crônico, o que é uma ameaça para a saúde porque vai consumindo energia vital até que se desenvolvem alterações físicas e mentais.
A única maneira de se livrar do stress é aprender a controlá-lo: yoga, meditação, relaxamento, dormir o suficiente, conversar, ver um pôr-do-sol, ouvir música e entregar-se, devem entender-se como prioridades vitais.

4. O AMBIENTE E AS RELAÇÕES PESSOAIS

As relações familiares, de trabalho e de pessoas com quem compartilhar e apoiar beneficiam a saúde, mas também podem causar conflitos que há que aprender a lidar, se não se quer perder o equilíbrio.
De igual forma o ambiente afeta o nosso humor e saúde, procura se cercar de ambientes agradáveis.

5. A VIDA ESPIRITUAL E A PAZ MENTAL

Em algumas pessoas, o vazio espiritual que produz a vida moderna pode ser uma causa de insatisfação, neuroses, e até mesmo sintomas físicos.
Um trabalho de autoconhecimento para reconhecer as próprias contradições, fornece o equilíbrio mental necessário para apreciar a vida e combater o excesso de negativismo.
As pessoas que cuidam de seu espírito, conjugam a razão e a emoção, e se sentem ligados aos outros e a natureza, estão em equilíbrio e têm menos doenças.

Comece hoje a fazer uma mudança na sua saúde.