8 alimentos que sobem os níveis de colesterol

8 alimentos que sobem os níveis de colesterol

Tudo o que você come afeta o seu nível de colesterol no sangue. Como todo mundo, você sabe que você não tem que extraporlar no consumo de manteiga e carnes com muita gordura. No entanto, preste atenção a esta lista de alimentos que você deve restringir porque ajudam a aumentar o colesterol LDL.

TRATE DE EVITAR…

Presunto de Peru: por mais que venha embalada com a legenda de “85% magro”, uma porção de 85 gramas de peru contém 12 ½ e gramas de gordura. Se bem que o peru moído pode ser um substituto da carne moída mais saudável para o coração, há que ter cuidado com as porções, pois é rico em gordura. Você deve optar por carne moída, pelo menos, 90% magra.

Adição de açúcar: o açúcar de mesa como o xarope de milho de alta frutose (aditivo adoçante muitos produtos) estão relacionados com a diminuição do colesterol bom. A Associação Cardíaca Americana aconselha, no caso das mulheres, não tomar mais de 6 colheres de sopa tamanho de chá por dia de açúcares adicionados e os homens, não mais do que 9. Para poder contar essa quantidade tem que ler os rótulos de todos os produtos industrializados que ingiramos.

Purê de batatas: o problema não são as batatas em si, mas o resto dos ingredientes que se adicionam para fazer purê. Creme de leite, leite integral, queijos elaborados, são adicionados às batatas, transformando-as em uma bomba de gordura saturada. Por isso, trata de substituir o purê com rodelas de batatas ao forno, contadas com recurso a salsa ou vegetais.

Pizza: é se limitar a uma única porção e software menos quantidade de queijo. Você também tem que substituir os aditivos à base de carne (como o salame ou pepperoni, ricos em gorduras) por legumes assados, que são ricas em fibras.

Lácteos inteiros: é verdade que os lácteos fornecem nutrientes essenciais como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais, no entanto, você tem que escolhê-los descremados para evitar uma ingestão excessiva de gorduras saturadas. Assim, você obterá todos os benefícios dos elementos sem adicionar calorias extras. Se você é fã do queijo inteiro, se limite a uma porção.

Manteiga clarificada: contém grande proporção de gordura saturada e ácido palmítico, o que obstrui as artérias. É aconselhável substituí-lo por azeite de oliva.

Tortas e bolos: essas flocos crocantes, daqueles recheados de nata e queijo, essa decoração tão tentadora que têm as tortas e bolos de padaria, que proporcionam uma grande dose de gorduras saturadas, devido aos seus ingredientes: creme, manteiga, queijo, creme, gordura, leite integral. Se você gosta de doces, trata de escolher bolos de creme e comer os recheios, mas evite as tampas crocantes, porque costumam ser feitas de manteiga.

Pipoca de micro-ondas: é um alimento rico em gorduras, e se você adicionar creme de amendoim derretida por cima, mais ainda. Isso não significa que você tem que abandonar quando vai ao cinema, simplesmente, evita o molho de gordura por cima e compra uma porção mais menina, ou prepara-las você mesmo em sua casa, compre os grãos de milho e coloque-os com um pouco de azeite e sal em uma panela tapada, até que se fiquem inchadas.

Leia também:

DICAS PARA COZINHAR SEM SOMAR COLESTEROL

dicas para cozinhar sem somar colesterolA forma em que prepara suas refeições também pode afetar os níveis de colesterol LDL. Vejamos algumas dicas rápidas de como cozinhar de forma mais saudável.

  • Evitar fritar, contornar ou empanar os alimentos.
  • Retirar a gordura extra da carne e a pele do frango antes de cozinhá-los.
  • Use panelas antiaderentes e óleo vegetal (em poucas quantidades) ou spray para cozinhar quando estiver a preparar a comida.