A-semente-de-chia-ajuda-a-emagrecerA semente de chia ajuda a emagrecer

DE ONDE VEM A CHIA

A dieta da Chia vai nos ajudar a obter um controle total de seu apetite. Quais são essas incríveis sementes de Chia? São sementes originadas em algumas partes da América do Sul, principalmente da zona tropical do México e Guatemala, e de um extraordinário valor nutritivo.

SEM GLÚTEN E COM MUITA FIBRA

Além disso, são livres de glúten e muito ricas em fibra, o que se expandem em nosso estômago, encontrando, por isso, uma aplicação fundamental para as dietas de perda de peso e emagrecimento.

O CONTROLE DA FOME

E não somente são incríveis quando pensamos em seu valor nutricional e os benefícios que proporciona à nossa saúde e a perda de peso, além da ajuda que contribui para encaminhar corretamente o nosso apetite, mas se temos problemas com o controle de nossa fome, as sementes de Chia vão ajudar-nos definitivamente para solucionar esse problema.

CAPACIDADE DE EXPANSÃO

Comer sementes de Chia ajuda-nos a evitar que comamos em excesso, entre outras coisas, porque a sua expansão no estômago proporciona uma sensação de plenitude que inibe a nossa vontade de comer mais. Se costuma tomar misturadas com iogurte ou com uma bebida do nosso gosto, pode ser água de tangerina ou laranja

APENAS 2 mm

É incrível o poder das sementes de Chia para absorver líquidos, tendo em conta que estamos falando de uma semente de apenas 2 mm de comprimento (menor que um grão de arroz).
Apesar disso, a sua capacidade para absorver líquidos, especialmente os sucos gástricos produzidos no estômago, lhe confere uma eficácia para saciar fora do comum. Por isso, e pelo seu teor em amido resistente, e por seu índice glicêmico baixo, são consideradas um superalimento.

CONTEÚDO EM AMIDOS RESISTENTES

Os amidos resistentes, que contém a chia passam muito tempo banhados em sucos digestivos gástricos. Podem chegar a absorver até 10 x seu tamanho, preenchendo o espaço vazio do nosso estômago por muito tempo, e isso se deve ao seu alto teor de fibra dietética, nomeadamente no glucomanano.

CONTEÚDO NUTRICIONAL

Além dessa capacidade “mecânica”, as sementes de chia têm um baixo índice glicêmico.
E pelo seu conteúdo em proteínas, cálcio, ferro, minerais, potássio, vitaminas do grupo B, aminoácidos essenciais, ácido oleico e linoleico alfa, têm um alto valor nutricional, sem que seu aporte calórico excessivo, por isso são muito úteis para equilibrar a sua dieta e emagrecer: quando comemos 5 gramas de chia, basta escrevermos 25 calorias em sua dieta.

BENEFÍCIOS DAS SEMENTES DE CHIA PARA UMA PERDA DE PESO SAUDÁVEL

As sementes de Chia produzem diretamente três benefícios que promovem uma perda de peso saudável: ajuda a reduzir as calorias, estabilizando o açúcar no sangue e reduzem o colesterol.
São uma grande vantagem, uma vez que não é necessário recorrer a uma dieta impossível para tentar perder um pouco de peso: incorporando a chia em nossa dieta potencializamos os efeitos da mesma e descemos do peso de forma saudável, sem medo de efeitos negativos sobre a nossa saúde.

COMO REDUZIR AS CALORIAS?

A presença de amidos resistentes em grande quantidade nas sementes de chia são as responsáveis por essa propriedade tão importante para o emagrecimento. Há muitos estudos que demonstram uma perda significativa de peso em uma população de roedores alimentados com amidos resistentes, frente a uma população de roedores que não o tenham sido. Estes não só resultam em uma redução da gordura corporal, mas que, além disso, ajudam a promover uma flora intestinal saudável, o que colabora para uma prevenção eficaz da obesidade.

EXISTEM OUTROS ALIMENTOS COM AMIDO RESISTENTE DIFERENTES DAS SEMENTES DE CHIA?

Bom, há vários exemplos que podemos ter em conta, embora, provavelmente, não tão benéficos para a nossa dieta. Por exemplo, o feijão e as bananas verdes.
No entanto, apenas a chia tem as duas qualidades: ser amido resistente e ser baixo em calorias, com o que se quer emagrecer, o melhor é que seja fiel a esta incrível semente.

ESTABILIZA OS NÍVEIS DE GLICOSE NO SANGUE

Graças ao fato de que as sementes de Chia têm um baixo índice glicêmico, e, além disso, são livres de glúten, podem ajudar a manter os níveis glicêmicos no sangue dentro dos níveis normais ou aceitáveis. Para isso corrobora com o fato de ser um alimento livre de glúten.

Quando falamos de índice glicêmico, nos referimos à quantidade de açúcar que os diferentes alimentos liberados para o sangue e os níveis de insulina, que disparam.
Assim, comer alimentos livres de glúten e com um baixo índice glicêmico ajudam a melhorar e estabilizar, em seu caso, os níveis de glicose no sangue.
Por tudo isso, as sementes de Chia são especialmente indicadas.

AJUDAM A REDUZIR OS NÍVEIS DE COLESTEROL

As sementes de chia são ricas em gorduras saudáveis, poli-insaturadas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, como o ácido graxo ômega-3 e o ácido alfa linoleico, que, combinados com fibra, colaboram ativamente na redução de níveis elevados de colesterol.

ALGUMAS PALAVRAS MAIS SOBRE AS SEMENTES DE CHIA

As sementes de Chia são um complemento extraordinário de toda bebida, seja misturando-as com algum batido, ou simplesmente adicionando-os a um copo de água. Depositando-as em água pode nos dar uma ideia da enorme capacidade de absorção de esta incrível semente.

Vamos ver como aumenta de tamanho, absorvendo quase toda a água do copo. Esse é o efeito que produz no nosso estômago, razão pela qual tornamo-nos extremamente satisfeitos se você ingere uma quantidade dessas sementes.

Então vamos começar em andamento, se é que queremos eliminar as dores de fome de uma forma fácil e eficaz. Comer sementes de Chia é uma das melhores formas de começar uma dieta completa, com um aporte nutritivo excepcional.