Você tem ideia de como perder barriga e peso de maneira eficiente e solida? Você sabia que a alimentação é o que tem de mais importante no processo? Quer dicas de como perder barriga e peso?

Utilizando alguns alimentos que tiveram o aval da ciência? Então conheça aqui no blog Dieta com saúde Top 9 alimentos que irão te ajudar a perder barriga e peso, trazendo vários benefícios para a saúde, inclusive prevenindo doenças.

9 alimentos para perder barriga com saúde

alimentos para perder barriga com saudeSão eles: chocolate amargo, salmão, feijão preto, arroz integral, chá verde, abacate, banana, leite desnatado e aveia. Saiba o porquê de ajudarem a perder barriga durante o artigo.

Chocolate amargo:

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, ingerir um pedaço em jejum ocasionaria uma sensação tão forte de saciedade que chegaria a diminuir cerca de 15% de calorias ingeridas ao longo do dia.

O chocolate amargo é abundante em gorduras monoinsaturadas, que são extremamente benéficas, já que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, além de contribuir com a moderação da pressão arterial.

Mas veja só! O chocolate deve conter no mínimo 70% de pó de cacau, ou seja, ser amargo. Mas mesmo assim lembre-se de ingeri-lo sem exageros, uma vez que um pequeno pedaço já é o suficiente para te ajudar a perder barriga e peso.

Feijão preto:

Rico em fibras solúveis e insolúveis, o feijão preto é um dos melhores aliados para emagrecer e perder barriga. Sua fibra solúvel absorve a água no sistema digestivo elaborando um gel que desacelera o metabolismo dos carboidratos, ajudando a equilibrar as taxas de açúcar no sangue.

As fibras solúveis do feijão preto também diminuem os níveis de colesterol ruim, além de aumentarem a sensação de saciedade. Uma xícara desse grão possui cerca de 15 gramas de fibras e proteínas, contudo não contém gordura saturada como outras fontes de proteínas.

O feijão preto também é rico em flavonoides, sendo um potente antioxidante, ajudando a reduzir o excesso de gordura na região do abdômen.

Chá-verde:

As folhas do chá verde têm uma ação termogênica, ou seja, queimam a gordura abdominal por meio da aceleração do metabolismo. Um estudo feito nos EUA comprovou que o chá verde elimina cerca de dois quilos e meio por semana e acelera em 25 vezes a queima da gordura abdominal.

No estudo, as pessoas que tomaram seis xícaras do chá verde por dia eliminaram o dobro de quilos e 25 vezes mais gordura abdominal do que as pessoas que tomaram somente refrigerante diet.

O chá verde ainda tem diversos benefícios, por exemplo, ele é digestivo, é antioxidante, é desintoxicante e reduz o colesterol ruim (LDL). Mas lembre-se de combinar o chá com uma alimentação saudável e equilibrada, já que apenas assim você emagrecerá e perderá barriga com eficiência e saúde.

Aveia:

A aveia é cheia de fibras, merecendo destaque como um dos alimentos mais importantes para se perder barriga e peso. A ingestão diária de fibras provoca uma sensação de saciedade demorada, reduzindo seu apetite ao longo do dia, além de diminuir a absorção de gorduras e açucares pelo organismo, reduzindo também a gordura abdominal.

Estudos científicos já comprovaram que o cereal afina a cintura, diminui o colesterol ruim (LDL) e regula os níveis de açúcar no sangue. Somente meia xícara de aveia contém 4,6 g de amido resistente, que aumenta o metabolismo e queima gordura corporal.

Lembre-se que apesar de todas as versões da aveia serem saudáveis e ajudarem a perder barriga e peso, o farelo de aveia é aquela que possui uma maior quantidade de fibras solúveis em relação as outras duas versões do cereal, sendo a sua ação mais eficiente.

Arroz integral:

O arroz integral também possui amido resistente, meia xícara possui cerca de 1,7 g do carboidrato saudável, incentivando o metabolismo a eliminar gordura, em especial a da barriga.

Diferente do arroz branco, sua casca é rica em fibras, formando uma goma quando combinadas com a água, retardando a digestão e dificultando a absorção do açúcar oriundo dos alimentos, reduzindo cerca de 10% a gordura visceral, diminuindo a barriga.

A goma formada pelas fibras do arroz integral também regulam o intestino, além de causarem uma sensação de saciedade, diminuindo o apetite.

Para reduzir gordura abdominal recomenda-se 90 gramas ou 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral diariamente.

Leite desnatado:

Os lacticínios com pouco teor de gordura ajudam a perder barriga e peso, pois quanto mais cálcio ingerido, menos o hormônio calcitriol incentivará a entrada do mineral nos adipócitos, dificultando a queima de gordura no interior dessas células.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comprovou que pessoas que ingerem o cálcio proveniente do leite e dos seus derivados eliminam 69% a mais de gordura corporal e 22% a mais de peso em comparação com as pessoas que não ingerem.

Na pesquisa, 25 pacientes com sobrepeso ingeriram 1.200 mg de cálcio, em contrapartida outros 25 ingeriram uma dose menor. Os pacientes que ingeriram a dose maior do mineral perderam cerca de 3 cm de gordura abdominal a mais do que os pacientes que ingeriram a dose menor. Recomenda-se a beber 3 copos de leite desnatado puro por dia.

Abacate:

O abacate é conhecido como o vilão das dietas, uma vez que é rico em gordura, além de ser muito calórico, mas apesar disso contém algumas substâncias que diminuem o volume abdominal, ajudando com eficiência a reduzir a gordura da barriga, além do peso.

Uma delas é a glutationa, que ajuda a controlar os níveis do cortisol, o hormônio do estresse, que em excesso dificulta o emagrecimento e acumula gordura na barriga. Já o ácido oleico, composto farto em gorduras monoinsaturadas, reduz o risco da síndrome metabólica, que é a responsável pela diabete e pelo ganho de peso.

Três colheradas do abacate é mais do que suficiente, preferencialmente a noite, uma vez que é quando se tem o auge da formação do hormônio GH, que colabora com a criação dos músculos, usando gordura abdominal como fonte de energia, te ajudando a perder barriga e peso.

Banana:

Comprovadamente o amido resistente presente na banana, principalmente a verde, ajuda a queimar as gorduras da barriga. Pesquisadores chegaram a essa conclusão alimentando ratos com uma dieta abundante em amido resistente, já que existiu uma maior queima de gordura nos mamíferos.

Os pesquisadores deduziram que o amido resistente deixa as células de gordura menos propícias a serem acumuladas no local da barriga. Uma banana verde média tem cerca de 12,5 g de amido resistente, já a madura comporta cerca de 5 g do carboidrato.

Alimentos que contêm fibras e amido resistente tendem a provocar saciedade, controlando o apetite, logo ajudando a perder barriga e peso. Outras pesquisas já comprovaram também a utilidade da banana verde para se perder barriga e peso, já que a inulina presente na fruta melhora a ação intestinal, pois incentiva a criação de bactérias benéficas, que restauram a flora, aumentam a imunidade, reduzem o colesterol e o nível de açúcar no sangue, além de eliminar toxinas.

Salmão:

alimentos para perder barriga com saudeDiminuir alimentos muito calóricos é sempre uma norma para quem quer perder barriga e peso, então prefira as proteínas magras presentes nos frutos do mar, em especial no salmão, uma vez que além de provocar saciedade, diminuindo a chance de consumir gorduras saturadas, ele é um dos melhores alimentos para queimar gorduras.

Um estudo feito na Uppsala University, na Suécia, descobriu que indivíduos que ingerem mais gordura poli-insaturada (ômega 3 e ômega 6), ganham mais músculos e menos gordura do que pessoas que ingerem outros tipos de gordura, como a saturada.

A gordura poli-insaturada contida no salmão e em outros frutos do mar, faz com que o organismo armazene menos gordura no local da barriga e ao redor dos órgãos, uma vez que o estudo comprovou que o tipo da gordura determina o local do corpo em que a mesma irá se acumular.