batata-doce-engorda-ou-emagrece

A batata doce é, sem dúvidas, um dos alimentos mais controversos que existe e divide a opinião de muita gente. Muita gente acha que batata-doce engorda, enquanto muitos outros afirma que ela emagrece.

A verdade é que muitas pessoas que frequentam academias consomem a batata doce associando-a à pratica de atividades física.

O fato é que esse alimento é muito rico em nutrientes e suas propriedades não estimulam o acumulo de gordura na região abdominal.

Então, se você quer descobrir se batata doce engorda, se faz bem, quais os seus benefícios e tudo mais, continue lendo esse artigo e descubra.

batata doce em um prato bonito

Batata doce engorda ou emagrece?

Se o que você quer é emagrecer e perder peso certamente a batata doce deve fazer parte do seu cardápio.

Então, batata doce engorda? Não, nenhum alimento por si só engorda ou emagrece. O ganho de peso e a consequência de diversos fatores.

Entretanto, claro que existem alimentos mais ou menos benéficos para uma dieta, por exemplo. Por isso a batata doce se consumida da maneira correta pode ser de grande ajuda e não vai causar o ganho de peso.

O fato é que a batata doce aporta um grande valor nutricional para a alimentação. Além disso, embora ela tenha uma quantidade de calorias não tão baixa quanto outros alimentos, nenhuma dessas calorias provém de gorduras.

Isso tudo sem falar que ela ainda tem proteína e mais de 100% da quantidade de Vitamina A que devemos ingerir por dia. A batata doce também possui uma pequena quantidade de Vitamina C, vitamina B-6 e ácido fólico.

Além disso, com uma porção você ainda pode suprir 20% da necessidade diária de ferro e fósforo e 10% da necessidade de magnésio, zinco e cálcio.

informação nutricional da batata doce

Carboidratos da Batata doce e o Índice Glicêmico

Sim, a batata doce é um carboidrato! Então a batata doce engorda?

Não! O fato é que nem todos os carboidratos são vilões, embora eles sejam os primeiros a serem cortados de uma dieta quando o assunto é perda de peso. Isso por que a batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, assim como a batata doce roxa e diferente da batata inglesa.

Os carboidratos de baixo índice glicêmico, por sua vez, são aqueles que são digeridos lentamente, dando tempo para o organismo processar os nutrientes e calorias que ele oferece.

Quando o alimento é digerido muito rapidamente, o organismo não consegue processá-lo com tanta agilidade e como ele se converte em açúcar no sangue, o organismo tende a armazená-lo em forma de gordura abdominal.

Isso quer dizer que quando recebemos uma alta carga de açúcar na corrente sanguínea, tudo aquilo que não é processado é armazenado. Diferentemente disso a batata doce é digerida aos poucos, liberado pequenas quantidades de açúcar que o organismo tem tempo de processar e eliminar, não gerando acúmulos.

Então quando a pergunta é se batata doce engorda, a resposta e que vai depender de como ela for consumida.

Benefícios da Batata Doce

Conforme já foi dito, os benefícios da babata doce são muitos e ela pode ser uma excelente aliada na dieta, quando consumida adequadamente. Então mesmo que muita gente diga que batata doce engorda, saiba que isso não é uma verdade.

pratos diferente com batata doce Vale lembrar ainda que algumas variações desse alimento, como é o caso da batata roxa contam com uma grande quantidade de antocianinas, que são poderosos antioxidantes.

Além disso, o fato de ser um carboidrato complexo faz com ela possua um baixo índice glicêmico. Então, como sua absorção é lenta não ocorrem picos de insulina.

Como se não fosse suficiente, a batata doce ainda é rica em Vitamina E, Vitamina A, Vitamina C e Vitaminas do complexo B, tal como a B-6.

Ademais desses micronutrientes, a batata doce ainda possui uma grande quantidade de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. O benefício disso se nota diretamente na sensação de saciedade que ela proporciona.

A consequência é o que já foi dito mais de uma vez: controle da glicemia, melhor desempenho da insulina e melhora direta no fluxo intestinal.

Então, para a saúde de um modo geral, a batata doce ajuda no controle do diabetes e colesterol e ainda contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Sendo assim, quando perguntam se batata doce engorda a resposta é que não, pelo contrário, ela oferece muitos benefícios.

Além disso, ela ainda é um poderoso antioxidante, suas vitaminas auxiliam na formação do colágeno e ela ajuda a reduzir a pressão arterial.

Por fim, ainda é importante lembrar que esse tipo de batata possui muitas fibras o que auxilia diretamente na saciedade e também no funcionamento do sistema digestivo.

leia também:

Quanto devo comer de batata doce para ganhar massa muscular?

A batata doce é um ingrediente muito versátil e cada receita apresenta o seu modo de preparo. O mais comum é consumi-la cozida em água mesmo, porém ela ainda pode dar origem a purês, chips, bolos e muitas outras opções.

Quanto ao ganho de massa muscular, o que é importante ressaltar é que a batata-doce é muito consumida no período pré-treino. Isso porque fornece carboidratos de absorção lenta que garantem energia durante toda a atividade além de favorecer a hipertrofia muscular.

Além disso, as Vitaminas do complexo B que estão presentes nesse alimento estão intimamente ligadas à síntese que o corpo realiza da gordura e das proteínas.

O fato é que com a pratica de atividades físicas os atletas ficam mais sujeitos a sofrerem desgastes, ficando mais exposto aos desagradáveis efeitos da atividade.

Esses efeitos podem ser cansaço, dificuldade de recuperação muscular, dores e ainda lesões.

Então, além de auxiliar no pré-treino, a batata doce ainda ajuda a diminuir os impactos causados pelo treinamento, graças à vitamina C.

Como o consumo da batata doce auxilia na síntese de proteínas e gorduras é possível dizer que o organismo fica constantemente em estado metabólico, sempre ativo queimando calorias e potencializando o ganho muscular.

O único alerta, entretanto, é que não se deve substituir todas as refeições pela famosa combinação de batata doce e frango pois isso acarretará na deficiência de nutrientes para o organismo.

Além disso, se consumida em excesso ela gera o efeito contrário e gera o ganho de peso, e não a perda.

Quanto à quantidade que deve ser consumida, isso varia muito de acordo com cada pessoa, com seu peso, com a intensidade das atividades físicas e etc. O ideal é consultar um profissional para não errar.

Então, batata doce engorda? Só se for consumida em excesso!