Bebidas contra a Diabetes

Em breve, os médicos podem recomendar às pessoas propensas ao desenvolvimento de Diabetes que elevem o seu consumo de chás de ervas, como medida eficaz de prevenção desta condição de vida.

Um estudo realizado em Sydney, na Austrália, verificou que, ao aumentar a ingestão de café e chá (de 3 a 4 xícaras ao dia, aproximadamente) se reduz em 20% o risco de Diabetes.

Estudos anteriores tomaram como objeto de pesquisa, o café (18 estudos com mais de 400 mil participantes, realizados entre 1966 e 2009), reportando que o seu consumo se vincularia à redução do risco de desenvolver o transtorno.

Além disso, em seis destes resultados, foi criada também a ingestão de café descafeinado e em sete dos mesmos, o consumo de chá. Como resultado da recente pesquisa, foi determinado que cada xícara de café extra no dia, reduz o risco de Diabetes em 7%.

Com isso, concluiu-se que a cafeína não é necessariamente o composto chave na redução do risco, por isso que se acredita que a presença de outros elementos, como o magnésio e antioxidantes, como o ácido clorogénico, estas bebidas poderia estar envolvidos.

Afirmaram que estas descobertas poderiam abrir novas linhas de pesquisa em terapia para aqueles que sofrem de Diabetes ou se encontram em risco de desenvolvê-la.

Apesar de consumir estas bebidas ajuda, para reduzir substancialmente os riscos (estima-se que até 40% ou 50%) devem-se somar mudanças no estilo de vida, como evitar o sedentarismo, fazer exercício, perder peso e alimentarte de forma saudável, fatores que a últimos tempos são os potenciadores do desenvolvimento de Diabetes.