Descobrir como acabar com a melasma no rosto pode ser muito importante, do ponto de vista estético, para muitas mulheres que possuem esse tipo de problema e encontram dificuldade para achar um tratamento de pele eficaz que traga resultados positivos.

Tratamento de melasma caseito

melasma-com-tratar

Melasma, que também pode ser chamado de cloasma, caracteriza-se por manchas de cor amarronzada que aparecem em locais que são expostos ao sol. O rosto é o local mais atingido e isso, por si só, faz com que seja necessário encontrar um tratamento.

A aparência dessas manchas pode ser embaraçosa e causar problemas emocionais e psicológicos.

Ainda não se descobriu causa exata para o surgimento do melasma no rosto e na pele como um todo, porém acredita-se que a  exposição excessiva aos raios solares, herança genética e estímulos hormonais sejam algumas das causas do aparecimento das manchas.

Os melasmas se formam quando os melanócitos, que são responsáveis pela produção de melanina, trabalham excessivamente sob estímulos hormonais, o que causa melanina em excesso, daí a superpigmentação em regiões mais expostas ao sol.

Como o melasma afeta o rosto

Esse excesso pode estar na epiderme (camada mais superficial da pele), na derme (mais profunda) ou ainda nas duas. Esse tipo de localização é o que determina a extensão do sucesso dos tratamentos, pois quanto mais profunda, mais difícil de se remover as manchas.

Como tratar o cloasma

Melasma Antes e depois

Existem muitas maneiras de tratar o melasma na pele e no rosto e, em muitos casos, as manchas somem 100% e dificilmente voltam, veja abaixo algumas dicas de tratamentos caseiros para a diminuição das manchas.

Você também pode gostar de: Como ficar mais Bela

3 dicas de remédios caseiros para tratamento do melasma no rosto

1 – Tratamento do Melasma com Máscara de mamão

A papaína existente no mamão age como esfoliante natural, eliminando células mortas ou doentes. Amasse um mamão papaya maduro até a consistência de pasta.

Coloque duas colheres de sopa cheias de mel nessa pasta e misture. Aplique essa mistura nas áreas que foram atingidas pelo melasma e deixe agir, por pelo menos, 20 minutos.

Enxague com água morna e repita o tratamento uma vez por semana até perceber o desaparecimento das manchas.

2 – Tratamento do Melasma com Máscara de aveia

A aveia é um agente esfoliante muito eficaz e ainda dissolve as células mortas da pele, deixando mais radiante. Mistures duas colheres de sopa de pó de aveia, uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de leite.

Aplique na região desejada e deixe agir por 20 minutos. Lave com água morna. Aplique essa máscara pelo menos 3 vezes por semana durante um mês para obter melhores resultados.

3 – Tratamento do Melasma com Cebola

A cebola contém compostos que eliminam manchas escuras e ajudam a devolver o tom natural da pele. Pique duas ou três cebolas e coloque em um pedaço de gaze, espremendo para retirar o suco.

Veja a quantidade de suco e misture com uma quantia igual de vinagre de maçã. Aplique, com um algodão, sobre a região afetada e deixe agir por 20 minutos, lavando depois com água morna. Aplique esse tônico 2 vezes por dia durante algumas semanas.

Como evitar o aparecimento da melasma no rosto

Para evitar o aparecimento das manchas marrons no rosto, use sempre hidratante com fator de proteção solar, pelo menos 30. Se a pele for muito clara e sensível use também uma proteção física como xale ou chapéu nos momentos de maior exposição.

Veja Também:

Dieta Mexicana

Como Funciona a Dieta da USP

Como clarear o cabelo com Camomila