É do interesse da população em geral, saber os benefícios do chocolate para a saúde, já que a grande maioria das pessoas tem uma predileção por esse tipo de alimento. É indiscutível que o produto tem gosto e aroma irresistíveis e por isso possuem uma legião fiel de fãs ao redor do mundo, inclusive algumas pessoas não conseguem ficar sem comer chocolate pelo menos uma vez por dia, um verdadeiro vício alimentar.

5 BENEFICIOS DO CHOCOLATE

É claro que as indústrias procuram explorar ao máximo essa paixão por chocolate e estão sempre inventando novas combinações e produtos que agradem aos paladares mais exigentes. Quando se trata de comer doce, o chocolate é o número um na preferência das pessoas, e isso faz com que seus produtores invistam pesado em marketing, fazendo com que os diversos tipos não saiam da nossa cabeça.

Como todo tipo de alimento industrializado, existem prós e contras no consumo do alimento, principalmente porque os prós estão apenas nas versões amargo e meio amargo que são as menos saborosas.

Na verdade, o que faz um chocolate ser benéfico à saúde é sua quantidade de cacau. Quanto mais cacau ele contiver, melhor fará para o organismo, porém mesmo assim, deve ser consumido com muita moderação já que outros componentes existentes nas fórmulas não são tão benéficos assim.

5 Benefícios do chocolate meio amargo para a saúde

Se você costa de comer chocolate, veja abaixo 5 motivos para saborear ainda mais a iguaria.

SENSAÇÃO DE BEM ESTAR1 – Sensação de bem estar
Segundo estudos de cientistas norte-americanos, consumir chocolate aumenta a produção de endorfina e dopamina que são substâncias relacionadas ao prazer e relaxamento do corpo. Assim comer o alimento trará uma sensação de bem estar imediata. Não é à toa que quando estamos deprimidos, ou carentes nos sentimos melhor quando comemos um doce, de preferência que contenha chocolate.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE2 – Faz bem ao coração
As versões amarga e meio amarga do chocolate, contém antioxidantes conhecidos como catequinas e procianidinas que ajudam a inibir enzimas responsáveis pelo aumento da pressão arterial. Dessa forma, o coração fica protegido de aumentos bruscos na pressão que muitas vezes resultam em ataques cardíacos.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE3 – Estética
São inúmeras as aplicações do chocolate nos spas e centros de beleza. Existem banhos de imersão e também produtos para a pele e cabelos. As propriedades atribuídas ao chocolate, para a beleza, estão concentradas no forte poder hidratante e também no combate dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE4 – Bom para o cérebro
Estudos da Universidade John Hopkins nos EUA apontam que o consumo de chocolate amargo pode diminuir danos cerebrais em pacientes que sofreram um AVC – Acidente Vascular Cerebral. Isso se deve à presença da epicatequina que protege as células nervosas do cérebro. As pesquisas foram realizadas em animais, mas acredita-se que o mesmo efeito seja válido para humanos.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE5 – Bom para gestantes
A teobromina encontrada no chocolate amargo e meio amargo pode ser a responsável pela prevenção de pré-eclâmpsia em mulheres que consomem o produto pelo menos cinco vezes por semana. Isso foi observado em uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale – EUA.