Diabetes tipo 1Células-tronco contra Diabetes tipo 1

A Diabetes tipo 1 é uma doença em que o corpo humano tem falta de produção de insulina, pois o sistema imunológico do organismo ataca e destrói as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Esta condição pode ser curável, graças aos experimentos com células-tronco, realizados na Universidade de Georgetown.

O professor G. Ian Gallicano, transplantou células precursoras dos espermatozoides (chamadas espermatogônios) humanas em ratos com Diabetes tipo 1, e durante uma semana, eles conseguiram suprir as células do pâncreas, regulando a presença de açúcar no sangue dos roedores.

O professor explicou que estas células, ao ser extraídas do tecido testicular, entram em uma fase de confusão, criando três camadas germinativas, para posteriormente transformar-se em células-tronco pluripotentes.

Estas células possuem a capacidade de desenvolver qualquer tecido do organismo, neste caso, as células beta do pâncreas. Embora a utilização das células-tronco não é algo novo na investigação contra a Diabetes, este achado tem a vantagem de ser um ‘autotransplante’, isto é, as células são reconhecidas como próprias e não se corre o risco de que sejam rejeitadas pelo corpo.

Se bem que para este experimento foram utilizadas amostras de material genético masculino, o especialista esclareceu que é um tratamento que pode ser aplicada em mulheres, usando as células precursoras dos óvulos.

Com informações de: www.fundaciondiabetes.org