Coenzima-Q10Coenzima Q10

Provavelmente você já ouviu falar a respeito da Coenzima Q10, que é uma vitamina produzida naturalmente pelo corpo, que se tornou um dos principais ingredientes de produtos que visam oferecer melhor desempenho esportivo, ação antioxidante, ação anti-inflamatória entre outros benefícios. A vitamina que também pode ser chamada de Ubiquinona tem se destacado ainda entre os ingredientes potencialmente emagrecedores. Para quem gosta de conhecer as novidades dos segmentos de suplementos e nutricosméticos vamos apresentar um pouco melhor a Coenzima Q10.

Conhecendo Melhor a Coenzima Q10

Trata-se de um nutriente que é considerado como uma vitamina por suas características. A presença da Coenzima Q10 no organismo é essencial para que o indivíduo sinta que tem mais energia. Trata-se de um elemento que ajuda na reconstrução celular e que ainda atua como um poderoso agente antioxidante. Embora seja produzida naturalmente pelo corpo a Coenzima Q10 também pode ser obtida através de alimentos e de suplementos.

Benefícios da Coenzima-Q10

Benefícios-da-Coenzima-Q10A Coenzima Q10 atingiu o status que tem agora por oferecer uma série de benefícios para a saúde. Confira uma lista completa desses benefícios:

  • Ação antioxidante

Combate a ação dos radicais livres que são substâncias que causam o envelhecimento precoce.

  • Contribui na prevenção de doenças cardiovasculares

A ação da Coenzima Q10 no organismo contribui para a prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares além de proteger o coração.

  • Ação anti-inflamatória

Essa vitamina age no organismo reduzindo e prevenindo inflamações.

  • Regulação do crescimento e diferenciação celular

Um benefício que contribui para a prevenção de diferentes tipos de câncer que surgem exatamente do crescimento e diferenciação irregulares de células.

  • Maior quantidade de óxido nítrico

Maior quantidade de Coenzima Q10 contribui para que haja mais óxido nítrico no organismo que torna mais efetiva a ação endotelial.

  • Efeito rejuvenescedor

Quem deseja que sua pele fique mais jovem e bonita pode apostar na Coenzima Q10. Essa vitamina reduz a flacidez da pele bem como ameniza os sinais do tempo como as rugas.

  • Colesterol

A Coenzima Q10 contribui para a redução de colesterol ruim conhecido como LDL.

  • Mais energia

Essa vitamina aumenta a sensação de energia no corpo de maneira a contribuir positivamente para a prática esportiva.

Para que serve Coenzima-Q10

Depois de conhecer alguns dos principais benefícios que a Coenzima Q10 oferece para o organismo você já deve ter percebido que ela é bastante positiva, mas a dúvida que persiste é: para que serve efetivamente? Muitas pessoas estão tomando suplementos dessa vitamina com o objetivo de emagrecer. A vitamina pode oferecer bons resultados para esse objetivo além de outros benefícios.

Ao tomar um suplemento de Coenzima Q10 o indivíduo passa a contar com uma produção maior de ATP (moléculas que oferecem energia para o corpo) de maneira a ter mais disposição para a prática de esportes. Ter mais ATP no organismo torna melhor o processo metabólico e ainda melhora o ritmo cardíaco. É possível encontrar a Coenzima Q10 também em produtos de uso tópico na pele para a melhora de sinais do tempo. Como citamos acima essa vitamina tem ação bastante efetiva contra a flacidez bem como contra rugas e linhas de expressão.

Coenzima Q10 emagrece?

Você encontrará opções de suplementos a base de Coenzima Q10 para emagrecer, é essencial que fique claro que o emagrecimento é um processo global, isto é, além de tomar o suplemento é necessário ter atenção a sua alimentação e a prática de atividades físicas. Somente com um esforço completo é que você verá bons resultados. A Coenzima Q10 cumpre seu papel de auxiliar do emagrecimento ao contribuir para a queima de gordura bem como por fornecer mais energia para o corpo melhorando o desempenho e a vontade de praticar atividade física.

Redução da Produção de Coenzima Q10

A Coenzima Q10 é um tipo de vitamina produzida naturalmente pelo corpo, contudo, depois dos 30 anos a sua produção diminui. Esse processo de queda de produção desse nutriente vai se acentuando com o passar do tempo e por isso mesmo as pessoas começam a ter mais sensação de fadiga, dores musculares assim como observam a flacidez na pele. Por isso é mais comum que pessoas com mais de 30 anos apresentem deficiência de Coenzima Q10.

Coenzima Q10 em Tratamentos de Doenças

Coenzima Q10 em Tratamentos de DoençasPor seus inúmeros benefícios a Coenzima Q10 tem sido a base de vários estudos para tratamentos de doenças degenerativas como o Mal de Parkinson, por exemplo. Outras doenças que podem ter como chave de novos tratamentos a Coenzima Q10 são o Diabetes, distrofia muscular e alguns tipos de canceres. Trata-se de uma possibilidade que vem sendo estudada por muitos pesquisadores nos últimos anos.

Como tomar

A dose diária recomendada de Coenzima Q10 varia de pessoa para pessoa, mas em geral fica entre 100 e 200 mg por dia. O motivo pelo qual a pessoa está fazendo essa suplementação também interfere na quantidade ideal. Algumas pessoas além do desejo de ter mais energia, emagrecer ou ter a pele mais bonita precisam dessa suplementação para combater problemas de saúde como: imunidade baixa, dores no peito, desenvolvimento de algum tipo de câncer, sensação de fadiga muscular entre outros.

Em geral os suplementos de Coenzima Q10 são comercializados em cápsulas e o próprio fabricante indica quantas cápsulas devem ser tomadas ao dia. Compre o seu suplemento em lojas seguras e reconhecidas nesse mercado para evitar a compra de produtos falsificados. É importante ainda consultar o seu médico para ter certeza que não terá nenhum problema mediante o consumo de tal suplemento.

Coenzima Q10 tem efeitos colaterais?

É importante destacar que mesmo que um produto esteja no segmento de suplementos naturais pode apresentar reações adversas em indivíduos que tenham sensibilidade a algum ingrediente da fórmula. Nesse caso podem existir algumas pessoas que tem sensibilidade a Coenzima Q10. Gestantes, lactantes, crianças e portadores de doenças crônicas não devem fazer uso de suplementos sem o aval do médico.

Tenha mais Saúde

O grande objetivo é sempre ter mais saúde em seu dia a dia para se manter ativo no decorrer dos anos e com a Coenzima Q10 isso é possível. Lembre-se de consultar um médico para que possa fazer o melhor uso possível desse nutriente.