Como lutar contra a sensação de fomeComo lutar contra a sensação de fome

OS PROBLEMAS DA FOME PSICOLÓGICA

Quase todos nós tivemos mais um problema quando se trata de evitar comer algo que você quer muito, ou quando temos diante de nós algo muito apetitoso. Não é incomum que tenhamos iniciado e, talvez, até terminado, mais de um e mais de dois programas de dietas para perder peso, mas o sucesso, ou foi nulo, ou que tenha durado pouco, e é que o nosso apetite pode chegar a ser muito mais forte do que nossa vontade.

A ÂNSIA DE COMER

Mais do que uma vez nos foi passado que temos comido, inclusive depois de ter terminado de comer, não porque tivéssemos fome, mas pela ânsia de comer de novo. E mais uma vez temos comido, mesmo sem que possamos meter mais no nosso estômago, porque vimos de um prato de comida que parecia delicioso, ou porque nos chegou um macarrão maravilhoso que imediatamente nos fez salivar de apetite. Mas infelizmente, esta conduta é totalmente contrária a qualquer programa de dieta, assim nunca conseguiremos perder peso, ou, em todo o caso, manter-nos no nosso peso tão arduamente conquistado.

O APETITE VORAZ

Se você é um daqueles cujo grande apetite, faz você ir comendo tudo o que lhe apetecer, mas você quer perder peso, nós vamos mostrar através de uma série de truques, como lutar e acima de tudo, como vencer, nesse fome psicológica, já que se trata realmente.

EM PRIMEIRO LUGAR, TEM DE MANTER-SE LONGE DE QUALQUER TENTAÇÃO

Se você pode ser os grandes apetites caprichosos, se tudo lhe apetece, porque você realmente gosta de comer, tem de manter-se longe da tentação. Isso é difícil, sabemos, mas é imprescindível. Por exemplo, quando vamos ao supermercado, não podemos encher o carrinho com uma grande quantidade de alimentos, pois ao chegar em casa, nos iremos comendo tudo. Temos que escolher com cuidado os alimentos que realmente precisamos, além disso, temos de ler os rótulos e escolha apenas os produtos baixos em calorias e em gorduras. Com isso, o processo de perda de peso vai apertando.

SE VOCÊ QUER LUTAR CONTRA A FOME PSICOLÓGICA ESCOLHA PORÇÕES PEQUENAS

É outro dos métodos fundamentais na hora de lidarmos com a nossa fome psicológica: reduzir o tamanho de nossas rações. Se você sente uma fome voraz, tem que fazer, de todas maneiras, o esforço de comer apenas uma vez (na comida do dia correspondente, não uma vez ao dia), mas com um tamanho de porção muito menor que o habitual em você.
É realmente difícil controlar a fome quando realmente se tem fome, quando não é um mero apetite caprichoso, mas isso é o básico para ter sucesso no nosso programa de perda de peso. É imprescindível que o vá testando.

como controlar a ansiedade para evitar exageros na comida

VAMOS USAR A VERSÃO “LIGHT”

Quando sentirmos a necessidade imperiosa de comer doce, por exemplo, podemos substituir as bolachas de chocolate, por supor algum, que são realmente ricas em calorias, por algum sorvete de frutas light e sem recheio.

Outra opção: nos sentimos muito a maionese em nossa comida: substituímos por uma mistura feita com iogurte sabor com uma colher de chá de azeite de oliva, sal, pimenta e alho: é um delicioso molho para a salada ou carne assada, por exemplo.
Você também pode adicionar, por exemplo, um pouco de mostarda na entrada, assim engana o seu apetite e acalmar sua fome psicológica de uma forma muito saudável.

NÃO NOS DEIXEMOS LEVAR PELOS AMIGOS

É um dos piores momentos que teremos de enfrentar: quando saímos por aí a comer com os amigos: eles pedirão, sem compaixão, pizzas, batatas fritas e outras comidas pesadas e ricas em calorias, sabores, e em gorduras. Mas temos que ser persistentes: pedir saladas, carnes assadas, legumes, sopas leves, etc., Tudo isso implica um grande esforço quando temos, realmente, não somente com fome, mas quando, além disso, temos de lutar contra o que nos apetece. Mas temos de ir treinando-nos, ou não conseguiremos.

Leia Também: 

EXPERIMENTE, MAS NÃO COMA DEMAIS

Se a sua fome psicológica é muito forte, pode tentar, se você acredita que pode alcançar, comer um pouco de sua comida favorita, mas com a condição de que seja apenas uma pequena quantidade. Assim calmaremos um tanto da nossa ansiedade e nosso apetite, nosso peso não estará em perigo.

EQUILIBRAR O EXCESSO DE CALORIAS

Se temos cometido o erro de enganar o nosso programa de perda de peso e temos comido algo que nosso apetite nos fez impossível resistir, então teremos de equilibrar o excesso de calorias, com um pouco de exercício. Se já estamos fazendo diariamente (o que é, obviamente, melhor), nesse caso, temos de aumentar a dificuldade ou a duração dos exercícios. Mas se não os há, é o momento de começar, dessa forma, você vai queimar essas calorias a mais e conseguirá continuar com seu programa de perda de peso.