Como manter os bons hábitos

07 Jul 2014

Se esqueceu tudo o que aprendeu para comer melhor, ou você decidiu avançar outra vez a hora de ginásio, não se preocupe: você não precisa de uma grande força de vontade e fazer uma promessa para voltar a ter um estilo de vida mais saudável. Só precisa de algum lembrete que lhe permita manter, de maneira simples, os bons hábitos.

EMPREGANDO LEMBRETES
Um alarme, uma mensagem de texto, uma pequena nota escrita… estes recursos são excelentes para que, a determinada hora, te lembrem-se de que você tem algo por fazer. Por exemplo, se você proposto sair para caminhar todas as manhãs, deixa os chinelos ao lado da cama todas as noites. Serão a primeira coisa que você vê quando você se levantar. Só precisas de calzarte e sair!

Outro caso é que, se você quiser utilizar a tomar mais água, programa um alarme que soa a cada duas horas para voltar a encher o copo. O mesmo, se você vai usar a fita de andar em casa, coloca um timer com luz perto dela para que você lembre-se a uma certa hora do dia. Ou aproveita que abre a porta de sua casa para procurar o cachorro e jogar com ele por um tempo.

Por outro lado, se você quer começar a fazer exercícios de alongamento antes de deitar, liga este costume com o hábito de escovar os dentes. Se você se lembrar que você deve esticar enquanto se está a lavar os dentes, você vai fazê-lo a cada noite, quase de forma automática. À hora da refeição, tenta este divertido recurso: amarra um laço com muita cor para a porta do frigorífico para lembrá-lo de que você não deve escolher alimentos pouco saudáveis.

Da mesma forma, ata outro no controle da TV para reduzir as horas que passas em frente ao televisor.

FAZENDO FIXAÇÕES
Uma âncora é uma espécie de conexão que escolher entre um estímulo e um pensamento. Dizer que algo que você toca, ouve, vê, sente ou aprecia provoca em você uma resposta automática. Por exemplo, ouvir o murmúrio de uma cadeira de balanço pode dar sono, porque se lembra quando seus pais se mecían para dormir quando você era bebê.

De todas maneiras, as capas não têm por que ser sempre inconscientes. Você pode criar um propósito para despertar um sentimento ou motivação em particular. Assim, aproveite as âncoras para incorporar hábitos saudáveis, além de fazer menos esforço para se lembrar deles.

Um exemplo: você está ouvindo música enquanto usa a fita de caminhar. Há uma música que se cheia de energia, utilize-a para criar a partir de agora um sentimento de força e vontade de treinar. Cada vez que a ouve você vai se sentir estimulada e plena. Outro caso de ancoragem é ouvir um sussurro, um murmúrio ou repetir um mantra. Você pode usar esses sons tranquilos para relaxar.

A implantação de uma âncora é um recurso muito pessoal: alguns lhes funciona usar um anel ou uma pulseira que os conecta a uma sensação agradável ou uma lembrança feliz. Desta maneira pode voltar a se sentir tão plena e forte como naquele momento. Sempre que precisar de que esses sentimentos positivos voltem (para ter vontade de treinar, estar de bom humor, comer de forma saudável) pode, oferta ao senhor do poder mão-de-obra.