Cuidado com os talões

Cuidado com os talões

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, esticar antes de fazer exercício não é bom, pois você pode sofrer algum tração. A primeira coisa que você tem que fazer é aquecer os músculos e, depois, estirarte cuidadosamente.

O que acontece é que, quando se estiras antes de o devido, os músculos endurecem, em vez de se soltar, o que prejudica o seu corpo e não se permite realizar atividade física da melhor maneira.

Seu organismo sente que pode esticar em excesso e se protege contraindo-se e pondo-se tenso. Isso aumenta a probabilidade de que você se machuque e te resta velocidade e força.

Kieran O’Sullivan, especialista em exercícios na Universidade de Limerick, na Irlanda, disse que esticar contribui para a flexibilidade, mas não recomenda antes de fazer exercício: “É como levantar pesos para ganhar força. Não se deve fazer uma sessão de musculação antes de se exercitar, nem esticar”.

Especialistas no assunto recomendam aquecer trotando ou realizando movimentos leves que acelerem o pulso cardíaco e o fluxo sanguíneo para os músculos, para aumentar a temperatura corporal.

Damos-lhe algumas dicas para que quentes antes da atividade física:

Caminhar.
Corrida contínua suave.
Andar de bicicleta.

Trata-Se de fazer movimentos progressivos na amplitude de todas as articulações e em todos os intervalos possíveis do movimento.