novas descobertas sobre o diabetes

Descobrem o elo de ligação entre a Diabetes e as doenças vasculares.

Em um estudo realizado na Universidade de Washington, descobriu-se que a Diabetes pára a produção do Ácido Graxo Sintase (FAS, sigla em inglês), o que afeta o sistema circulatório ao ponto de provocar amputações, cegueira e acidentes vasculares cerebrais.

O FAS é o responsável por proteger a camada fina que cobre o interior de artérias e veias, pois ajuda a que o óxido nítrico aderir às paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os flexíveis e dilatando eles, por sua vez, que ajuda a nutrição das outras células envolvidas no processo de circulação do sangue.

A pesquisa foi realizada em ratos criados especificamente com a falta de FAS em que se observou que apresentaram as mesmas complicações que uma pessoa com Diabetes mal controlada.

glóbulos-vermelhosTambém, comparou os roedores que não produziam FAS com ratos com Diabetes, descobrindo um forte paralelismo entre a total ausência da enzima e os baixos níveis desta, o que até agora não tinham números específicos.

Além disso, graças a pesquisas recentes em Diabetes, descobriu-se que o endotélio, a camada que reveste os vasos sanguíneos, tem funções superiores a de ser um simples canal onde circula o sangue, entre elas neurotransmissores e troca de nutrientes e resíduos, portanto, que as disfunções neste órgão são responsáveis por sangramento, arteriosclerose e hipertensão arterial.

Em um país como o Brasil, onde estima-se que 16 milhões de pessoas vivem com Diabetes e muitas também com hipertensão, este achado poderia ser extremamente útil para evitar complicações futuras.