Diabetes e saúde bucal

Diabetes e saúde bucal

A doença gengival ou gengivite é uma doença que se caracteriza por inflamação e infecção na boca que destroem os tecidos de suporte dos dentes, o osso que os sustenta, as gengivas os ligamentos periodontais.

Em pessoas com Ddiabetes existe um aumento na freqüência da doença gengival, ou seja, esta é adicionado à lista de complicações associadas com Diabetes, tais como doenças cardíacas, derrames cerebrais, neuropatia, retinopatia, doença renal, entre outras.

Por outro lado, foi descoberto que aqueles que apresentam doença gengival podem ver afectado o controle da glicose no sangue e contribuir para a progressão da Diabetes.

Além disso, as pessoas que sofrem de Diabetes têm maior risco de ter problemas de saúde bucal, como a periodontite (doença gengival grave) uma vez que são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e têm uma pequena capacidade de combater as bactérias que invadem suas gengivas.

Tenho risco de ter Gengivite devido a Diabetes?

Se os seus níveis de glicose no sangue estão mal controlados, de fato, corre o risco de desenvolver gengivite e de perder peças dentais, se não te serve tempo, além disso, como todas as infecções, a doença gengival grave pode ser um fator importante no aumento dos níveis de açúcar e dificultar o controle do Diabetes.

Outros problemas bucais relacionados com a Diabetes incluem: aftas, infecções causadas por fungos e bactérias e a boca seca, o que pode causar dor, úlceras, cáries, etc.

A boa notícia é que se você mantiver o seu Diabetes bem controlada e tem boa higiene dental não corre perigo.

Como posso evitar problemas dentários associados ao Diabetes?

  • Controle os seus níveis de glicose no sangue.
  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia.
  • Use fio dental.
  • Visite regularmente o Dentista.
  • Não fume.
  • Se você utilize as próteses mantenha a higiene com máximo cuidado.