dicas para emagrecerDicas para emagrecer sem que se pese

REFLEXÕES ANTERIORES

Muitas vezes, depois de uma longa jornada de trabalho, precisamos desentorpecer e fazer um pouco de exercício, mudar de alguma forma para esticar os nossos membros adormecidos depois de tantas horas em frente ao computador.

Embora, obviamente, não apenas buscando sentir algo melhor, mas para tentar perder um pouco das calorias que temos vindo a acumular ao longo do dia de estar continuamente sentados.

No entanto, no meu caso, não tenho o problema do excesso de peso, e me pus-me a pensar que, apesar de meu sedentarismo crônico, a minha forma física e o meu peso é o correto, e pensei em compartilhar como consigo isso sem que implique um tremendo sacrifício à base de dietas rigorosas e prática de exercícios extenuantes.

Aí vão algumas dicas que aplico e que me têm mantido dentro de limites razoáveis de peso:

NÃO TEMA AS GORDURAS

Temos que entender quais são as gorduras que podemos e devemos comer, se é que queremos perder peso, e quais são muito prejudiciais, e que devemos evitar a todo o custo. Porque nem todos são iguais, e de fato, há gorduras cujo consumo promove a perda de que temos acumulada no nosso corpo.

Além disso, nos ajudam na absorção de certas vitaminas, fazem com que tenhamos o nosso cabelo, pele e unhas saudáveis e brilhantes e, acima de tudo, nos mantém saciados por mais tempo.

Falamos daquelas contidas nos abacates, por exemplo, e o óleo de oliva, sementes de girassol, o óleo de coco ou as sementes de linho.

BEBA MUITA ÁGUA

Pode parecer um cliché, mas é certo que se a respeito, se dará conta de que está bebendo muito menos dos 2 – 3 litros diários recomendados. E se, além disso, você está se movendo, ou a temperatura ambiente é elevada, a quantidade deve ser muito maior.

Não é apenas um conselho para a dieta, que deve ser uma medida comum.

E substituímos as bebidas açucaradas, as cervejas, o álcool e as bebidas gaseificadas, por água, não somente não devemos sofrer fisicamente a falta dessas bebidas, mas que o nosso corpo nos agradecer efusivamente a mudança.

ABUSE DE LEGUMES

Embora não seja exatamente um fã de legumes, há uma infinidade de combinações e pratos que podemos elaborar cujo sabor deliciar-nos, se é que deixamos para trás o arraigado preconceito contra elas, e veremos como aprendemos a imagem.

Além disso, são vitais e fornecem vitaminas, antioxidantes e fibras, e podemos comer em grandes quantidades sem que o peso aumente o mínimo.

EVITAR ROTULAR OS ALIMENTOS “PROIBIDOS”

É quase natural do ser humano desejar com intensidade aquilo que nos proíbem ou nos proibimos. Assim, quando vemos algum alimento que está marcado como não saudável, vemos que, sem poder evitá-lo, como mais atraente.

Portanto, tudo o que conseguimos, às vezes, com esta atitude, é não poder deixar de pensar no que desejamos.

Por isso, se de vez em quando queremos algo com muita intensidade, por exemplo, uma pizza, não nos privemos como se fossem veneno, tenhamos uma atitude mais relaxada e permissiva, e podemos ver como o nosso desejo por esses alimentos diminui a limites toleráveis e gerenciáveis.

FAÇA AQUILO MESMO QUE NÃO TE AGRADE

Ninguém ignora que o exercício é fundamental para perder peso, mas isso não quer dizer que queiramos fazê-lo. E o que acontece quando algo não nos agrada: ou não fazemos, ou perde parte de sua eficiência, porque não colocamos empenho.

Assim como compreendemos a necessidade de mover-se, procurar algo que realmente goste. Certamente você não vai continuar colocando o despertador para ir a correr às cinco da manhã, se é que não o amo, mas sim que o fará para fazer algum esporte ou exercício ou atividade física que realmente lhe agrade.

Procure qual seja a atividade e faça o máximo, você vai aproveitar e vai perder muito do peso que lhe sobra.

Já vêem, cinco medidas simples, mas extremamente eficazes para introduzir em nossos hábitos sem ter que se submeter aos aborrecidos rigores de uma dieta.