dieta-do-HCG cardápioDieta HCG

Foi criada há quase 60 anos, a dieta HCG é um método muito arriscado para perder peso, o método consiste em uma reeducação alimentar de poucas calorias, o valor base de calorias é de 500 por dia, e também uma aplicação de gonadotrofina coriônica humana (HCG) que é um hormônio natural criado na placenta durante a gravidez.

Não tem nada que comprove que esse método é eficaz, há apenas boatos aqui e ali, mas acaba levando as pessoas que querem muito perder peso seguir essa dieta, apesar de os médicos afirmarem que ela ajuda, tiveram muitas pesquisas sobre ela, e ainda assim não foi comprovada sua eficácia.

Médicos constataram que a aplicação desse hormônio reduz o apetite e diminui a circunferência abdominal, perde um pouco a massa muscular ao mesmo tempo em que reduzem a gordura, então esse hormônio é associado a uma dieta muito restritiva.

Dieta HCG cardápio, como funciona?

alimentos lightA dieta HCG consiste em uma dose controlada da injeção mais o cardápio alimentar, dependendo da quantidade de peso que a pessoa quer perder, por exemplo, se quer perder 17 quilos, deve fazer o seguinte:

  • Deve manter uma alimentação com muitas calorias nos dois primeiros dias dessa dieta;
  • Tomar a injeção de HCG diariamente, pelo menos durante 40 dias;
  • Após o terceiro dia de hormônio, começar a fazer a dieta a base de 500kcal/dia;
  • Deve manter uma dieta hipocalórica por pelo menos 43 dias seguidos;
  • No final da dieta, utilize as últimas 3 semanas para adicionar mais alimentos ao cardápio, de preferência a gorduras saudáveis e proteínas no início, mas sempre controlando os carboidratos para não se exceder;
  • Se perder mais de 17 quilos antes de terminar os 40 dias é indicado que interrompa a dieta.

Se você pretende perder mais de 17 quilos com essa dieta, é indicado esperar no mínimo 6 semanas antes de dar início a um novo ciclo da dieta.

Dieta HCG riscos

A dieta HCG pode funcionar em alguns casos, mas é preciso muito cuidado, pois ela contém vários riscos, o baixo consumo de calorias pode ter efeitos colaterais como queda de cabelo, dores de cabeça, alterações no humor e fadiga.

Além disso, o uso do HCG não é aprovado para perda de peso, os homens principalmente devem ter muito cuidado ao utilizar essa injeção, pois podem desenvolver ginecomastia.

Também temos o risco do efeito sanfona, consiste no aumento de peso após a dieta, a pessoa pode recuperar todo o peso que havia perdido pelo resultado da dieta após parar e voltar a comer normalmente.

Fases da dieta HCG

A dieta HCG é dividida em 4 fases, cada uma funciona de um jeito diferente, elas são:

prato-opcional-da-dieta-HCG-300x250Na fase inicial, você não deve se preocupar com o cardápio, deve apenas tomar a dose diária de injeção e realizar a pesagem inicial.

Nessa fase o cardápio não deve importar de maneira nenhuma, você deve comer o máximo de alimentos calóricos possíveis durante esses dois dias, tente evitar o açúca.

Isso é para que o seu corpo já tenha a gordura necessária e não precise absorver mais nada, após isso faça de novo a pesagem e até tire algumas fotos, para que possa comparar no final da dieta.

GordurasA partir do terceiro dia o cardápio começa a valer, depois de ter abastecido seu corpo de gordura, começa a hora de cortar as calorias e pensar somente no que quer conquistar no final da dieta.

Você deve continuar com a aplicação do hormônio diariamente e reduzir o consumo de calorias para 500kcal/dia, deve manter esse processo até perder o peso que deseja ou atingir os 40 dias do processo, deve beber pelo menos 2 litros de água e comer somente o que estiver no cardápio, sem alterações.

Injeção-300x250É um período para que o nosso corpo volte ao normal e se acostume a ficar sem o hormônio, essa fase começa após ter atingido o peso desejado.

Pare com as doses diárias da injeção e fique só com o cardápio, para que o seu corpo vá se acostumando aos poucos.

proteinas-e-gordurasEssa fase é a mais delicada, é a que precisa de mais atenção pois pode colocar toda a dieta a perder, depois de uma média de 23 dias a base de 500 calorias por dia, deve aumentar aos poucos o consumo de calorias durante o resto do processo, mas ainda focando nas proteínas e gorduras.

Não tem uma quantidade correta de calorias para concluir essa etapa, mas você deve se concentrar em manter o peso que perdeu, e não perder mais, caso note que o ponteiro da balança começou a subir, reveja seu cardápio e faça alguma modificação para não perder seu progresso.

Essas fases devem ser seguidas ao pé da letra para conseguir aproveitar o máximo possível da dieta, tente não exceder o número de calorias.

Dieta HCG cardápio

Bom, já sabemos como funciona a dieta HCG, mas e esse tão falado cardápio, aqui vai uma dica de como ele pode ser organizado:

Café da manha

  • Uma torrada ou um ovo cozido;
  • Uma xicara de café sem açúcar ou chá.

Lanche da manhã

  • 5 morangos ou uma maça pequena.

Almoço

  • 100 gramas de proteína magra;
  • 50 gramas de chuchu refogado ou um prato raso de salada verde.

Lanche da tarde

  • Uma laranja ou um copo de suco de couve com limão.

Jantar

  • 100 gramas de proteína com baixo teor de gordura;
  • Um pouco de couve refogada com alho.

Você pode fazer algumas alterações no cardápio, essa é só uma dica, mas não pode fugir das 500 calorias por dia, só deve fazer modificações que não afetem o processo.

menu da dietaPense bem se é mesmo necessária à aplicação de uma dieta rigorosa como esta, primeiro deve tentar uma reeducação alimentar e a pratica de exercícios físicos, e se mesmo depois de tentar isso você ainda acha que vale a pena tentar a dieta, deve consultar um especialista, somente um médico pode indicar a quantidade certa de HCG para o seu caso, exceder a dose de HCG pode afetar a sua dieta e até causar problemas, só recorra a esse método como último recurso.

leia também:

Como emagrecer quando você está menstruada?

4 problemas que não se ajudam a emagrecer

Dançar um aliado da Saúde