dormir-mau-aumenta-o-peso-corporalPor que DORMIR POUCO impede de PERDER PESO?

Para perder peso existem três principais fatores que influenciam isso: fazer exercício físico, ter uma dieta equilibrada e dormir bem. Os dois primeiros são os que mais se fala, mas hoje você vai saber porque é muito importante descansar adequadamente.

Quando não dormimos bem, nos dá mais fome

Se alguma vez você já dormiu pouco ou quase nada, provavelmente deve ter experimentado esta sensação de desejos que parecem não ter fim.

Isto se deve a que, quando estamos cansados, o nosso cérebro não tem a clareza mental para tomar boas decisões, e, além disso, os centros de recompensa procuram algo para que você se sinta bem. O resultado é que nos inclinamos por alimentos mais doces e com alto teor de carboidratos.

Além disso, algumas investigações concluíram que a falta de sono nos leva a escolher porções maiores de comida, o que é mais provável que subamos de peso.

puxando-o-tapeteOs hormônios puxam nosso tapete

Outra das razões que comamos mais quando estamos sonolentos é porque a falta de sono, a produção do hormônio grelina, encarregada de dizer ao cérebro que é hora de comer, você aumenta!

Por outro lado, o hormônio leptina, cuja função é dizer ao cérebro que já não coma mais, ou que o estômago está satisfeito, você baixa consideravelmente!

Foi visto também que a falta de uma boa noite de sono em dias consecutivos gera uma alteração na produção de insulina, que se encarrega de converter o açúcar e o amido em energia. Em consequência, o corpo tem problemas para processar a gordura e acaba confinando.

Se isso não fosse suficiente, o hormônio do estresse também aumenta, fazendo com que o corpo reserve parte da energia dos alimentos, daí que seja mais difícil queimar calorias.

Os especialistas recomendam dormir de 7 a 9 horas por dia, para que o nosso cérebro relaxe e esteja em ótimas condições de fazer escolhas sábias sobre o que comemos, assim como sentir com energia para o exercício.