exercicios na academia

Em casa, ao ar livre ou na Academia?

O que você ouviu até o cansaço: o exercício é parte do tratamento do Diabetes mellitus tipo 2, além de ser uma boa forma de levar uma vida saudável, por isso é aconselhável que você inicie uma vida ativa e realizar atividades físicas pelo menos 3 ou 4 vezes por semana. Sobre a duração do exercício, o ideal é que este seja praticado durante pelo menos 30 minutos.

Além disso, o exercício não só irá ajudá-lo a controlar sua glicose, pois são muitos os benefícios que traz ao organismo, como manter um peso saudável, prevenir o desenvolvimento de hipertensão, colesterol elevado, triglicérides, doenças cardíacas, osteoporose, câncer, etc.

Até aqui tudo vai bem mas, onde devo praticar exercício? O ao ar livre, em casa ou no ginásio? Aqui oferecemos um pequeno guia para que você possa tomar a melhor decisão:

Corrercomo afinar as pernas

  • Ao ar livre

A vantagem é que você pode fazê-lo a hora que quiser, basta apenas por os tênis e vestir uma roupa confortável, não depende de um horário (a menos que você corre em um parque com horários estabelecidos), nem necessita de um instrutor para começar.

Além disso, ao ar livre oxigena melhor seus pulmões, a cada vez que você aumenta seu desempenho e a sua resistência. No entanto, deve ter cuidado com o asfalto ou com os terrenos irregulares, uma vez que poderá se lesionar ao forçar as articulações.

  • Na academia

Correr na academia, muitas vezes significa usar uma esteira, a menos que tenham uma pista interna, como no caso de alguns esportivos. A vantagem da esteira é que significa menor impacto em seus calcanhares e joelhos, além de que você pode escolher uma velocidade constante, que lhe seja confortável, você não terá que desviar de obstáculos e você pode controlar as calorias que você queima e programar o seu tempo, graças a que a máquina lhe dará essa informação.

A desvantagem é que, se vai se cansar mais rápido, por não dispor de oxigênio proveniente do ar natural.

  • Em casa

Correr em sua casa, significa que conta com uma esteira e com espaço suficiente para tê-la. A vantagem é que você estará lá para você em qualquer momento, até muito tarde ou muito cedo, e você não terá que se deslocar para não sofrer as alterações do tempo.

A desvantagem é que você pode distraí-lo com maior facilidade, ou deixar o exercício para ver um filme ou corrigir aspectos que lhe façam falta em sua casa.

Bicicletaspinning-bicicleta-indoor

  • Ao ar livre

Será muito divertido, porque você vai ver a paisagem e até mesmo conhecer lugares que você não viu em que vive, a desvantagem é que você precisa ter cuidado com os carros, não pode ouvir música e você terá que usar roupa de cores vivas para que os motoristas te vejam.

Precisará de equipamento: luvas, capacete, refletores de luz e, se fizer o exercício, muito cedo, ou muito de noite, uma lâmpada para a sua bicicleta.

  • Na academia

Você pode optar por usar uma bicicleta fixa ou entrar para uma aula de spinning. As aulas de spinning são divertidas e dinâmicas, graças a que os instrutores usam música para fazer as rotinas.

A desvantagem é que é uma classe muito requerente fisicamente, o que você vai precisar de uma boa condição perna. Além disso, você precisará de um monitor de ritmo cardíaco para ver a sua evolução em sala de aula.

  • Em casa

Fazer bicicleta em casa significa que você tem uma bicicleta estática ou você tem que comprar uma. Este tipo de aparelhos costumam ser mais ou menos acessíveis no preço, bem que poderia ser uma boa opção para comprar um.

Certifique-se de ter espaço suficiente e a motivação necessária para usá-la, pois passa o mesmo que com a esteira: as pessoas tendem a adiar o momento de exercitar-se ao observar que há muitos afazeres domésticos ou outros aspectos que consertar. Em geral, as bicicletas estáticas acabam servindo de cabide.

YogaYoga

  • Ao ar livre

Mas há instrutores que dão aulas de ioga em parques, em geral, a prática desta disciplina não pode ser feita ao ar livre.

  • Na academia

É uma ótima opção se existe um instrutor capacitado, ele pode te orientar para que você aprenda a fazer os asanas corretamente e evitar magoá-la. Além disso, não precisa de comprar o tapete de yoga, já que geralmente o centro de fitness conta com eles.

  • Em casa

Pode ser uma boa opção se você já praticou yoga antes, a contas com um problema, especio suficiente e alguns vídeos. De não ser assim, precisa de um investimento forte e muita paciência na hora da prática. A desvantagem é que pode feri-lo com as asanas, pois não haverá um profissional que lhe oriente.