Estilo de vida saudável para começar o ano

Estilo de vida saudável para começar o ano

Instituto Mexicano do Seguro Social (IMSS) promove ações de promoção da saúde entre os trabalhadores, com o objetivo de controlar e eliminar a obesidade, hipertensão e Diabetes mellitus, que favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, doença vascular cerebral e trombose, que colocam em risco a produtividade das pessoas e até mesmo a vida.

O doutor Rosbel Toledo Ortiz, chefe do Serviço de Prevenção e Promoção para a Saúde dos Trabalhadores do IMSS, do Hospital de Cardiologia do Centro Médico Nacional (CMN) Século XXI, destacou a importância de que o pessoal envolvido no atendimento aos beneficiários, para que se mantenha em condições saudáveis, a fim de reduzir riscos cardiovasculares.

No caso das pessoas que levam uma vida sedentária, fumam, têm excesso de peso ou obesidade e se alimentam de forma inadequada, o risco aumenta.

O especialista do IMSS disse que não apenas médicos e enfermeiros são profissionais de saúde, mas todos aqueles que se relacionam com o funcionamento de clínicas e hospitais, como trabalhadoras sociais, nutricionistas, assistentes, pessoal administrativo e camilleros, que de forma individual contam com certo nível de risco cardiovascular, inerente à doenças crônicas, carga genética e estilo de vida.

Por isso, explicou o especialista em Medicina do Trabalho, o IMSS conta com os Serviços de Prevenção de Doenças para os Trabalhadores e a Promoção da Saúde, onde é realizada a Pausa para a saúde, com o fim de que o trabalhador reserve um momento do dia (12 a 15 minutos) para realizar exercícios de alongamento, flexibilidade ou atividade aeróbica, com a intenção de manter um adequado estado de saúde e, assim, evitar sofrimentos diversos.

O dr. Toledo Ortiz disse que há evidências de fatores psicossociais, como o estresse, o que eleva a freqüência cardíaca pela secreção de adrenalina, o que tem um impacto direto sobre a tensão arterial, o que aumenta o risco cardiovascular em trabalhadores da saúde.

Disse que todo o pessoal pode estar em condições de estresse em algum momento da jornada de trabalho, no entanto, diz o economista, é necessário ensinar os trabalhadores técnicas de manejo do mesmo, a fim de evitar que este condicione efeitos adversos à saúde.

Acrescentou que, desde agosto de 2006, os Serviços de Prevenção e Promoção da Saúde dos Trabalhadores do IMSS, monitoram suas condições de saúde através de ações preventivas, em que se realiza uma triagem para doenças crônico degenerativas, regista-se uma cédula para identificar fatores de risco de trabalho e condição física geral.

Os responsáveis pelos Serviços de Prevenção e Promoção da Saúde dos Trabalhadores do organismo, se encarregam de promover a atividade física, através da capacitação de instrutores em Pausa para a saúde, além de promover a atividade física em casa, Centros de Segurança Social e de esportes institucionais.

O doutor Rosbel Toledo Ortiz reiterou que é muito importante que os trabalhadores da instituição, que atende a mais da metade da população do país, gozem de boa saúde, com estilos de vida que lhes permitam estar em condições ideais, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes ou doenças e, assim, melhorar sua produtividade e qualidade de vida.