dia para começar a dietaEu começo a dieta segunda-feira

Se você verificar minha agenda, e de muitas nutrólogas, pode-se ver que os dias mais cheios de citações são segunda-feira e terça-feira, enquanto já para quinta-feira e sexta-feira baixa muito a consulta.

A que se deve isso?.. A maioria dos pacientes que chegam à consulta (seja o dia da semana que seja) se dizem “bom, então faça-me o encontro de segunda-feira em oito, já que não vou começar a dieta, mas até que comece a semana”

Assim como as pessoas que vão com um nutricionista preferem começar a dieta na segunda, aquelas que não vão ao nutricionista têm esta prática, ainda com mais frequência. A ninguém se lhe ocorre começar uma dieta na segunda-feira ou sexta-feira.

Isto tem alguma lógica, já que geralmente nos fins de semana há compromissos ou saídas que impedem que uma dieta que se possa chegar a 100% e daí o raciocínio de começar com a dieta, quando ainda lhe restarem apenas 5 dias de fazê-la bem antes que chegue o fim-de-semana.

MAS COMO PODE ESTAR REPERCUTINDO ISSO NO SEU PESO?

Ao decidir a começar uma dieta, até segunda-feira, nos mentalizamos que o que falta para chegar a esse dia temos “livre” ou devemos aproveitar para comer tudo o que, durante a dieta, não vamos poder comer. Por isso, regular os dias da semana, antes que ele chegue “o famoso segunda-feira” comemos muito mais do que comeríamos uma semana normal.

É típico ouvir “hoje há que pedir uma pizza, porque segunda-feira eu começo a dieta” ou “eu tenho que terminar essa caixa de biscoitos antes do segunda-feira eu começo a dieta”.

O problema é que dois ou três dias de excessos podem significar 1 quilo extra. Isto quer dizer que se você tivesse que perder 5 quilos, depois de sua semana “livre”, provavelmente você terá que descer 6.

Mas aí não acaba o problema, ao nos acostumarmos a começar a dieta só de segunda-feira é provável que agarremos o costume de quebrar a dieta no meio da semana e não retomar mas esperar até a próxima segunda-feira. Certamente você já deve ter ouvido ou até mesmo ter dito “esta semana já quebrei a dieta bem melhor na próxima segunda-feira já começo bem”.

MINHAS RECOMENDAÇÕES

Em primeiro lugar, não se espere até segunda-feira para começar a dieta, em qualquer dia da semana é bom, mesmo se for sexta-feira procurarás portar-se melhor o fim de semana e para quando chegar o “famoso segunda-feira” já pesarás menos e você se sentirá melhor.

Em segundo lugar, se você quebrar a dieta um dia, não pense que esse dia já valeu” e pneus toalha comendo tudo o que se coloque em frente. Ao contrário, se rasgaste a dieta com algo tenta compensar esse mesmo dia, fazendo a sua próxima refeição mais leve ou aumentando o tempo de intensidade do exercício.

Para os fins-de-semana, se você sabe que você tem algum compromisso dedique um tempinho extra ao ginásio, nesse dia, para que você tenha a oportunidade de comer mais, também se preocupa em fazer um café da manhã e almoço ou café da manhã e jantar (dependendo de que horas seja o teu compromisso), mais leves, para “guardar” para seu evento.

Em eventos sociais e restaurantes evita comer snack (a menos que tenha alguma de legumes), evite cortar o pão que se colocam antes das refeições e evita a sobremesa.

Você vai ver como, ao não estar adiando o início da dieta, até segunda-feira, e ao seguir estas recomendações para os fins-de-semana, você começará a perder peso mais rápido e fácil.