Fada do Sono – Como fazer seu Bebê dormir a noite toda

Como fazer seu Bebê dormir a noite toda

Uma das cenas mais comuns na casa de um casal com um bebê com menos de 1 ano de idade é acordar mais de uma vez a noite com o choro do pequeno.

Fada do Sono – Como fazer seu Bebê dormir a noite toda

O sono interrompido pelo choro do filho pode ser prejudicial para o bem-estar do casal, pois pais e mães ainda mantém a rotina de trabalho e de afazeres. Nos momentos de maior desespero é natural se perguntar quando o bebê vai conseguir dormir uma noite inteira.

Muitas mães se consolam dizendo a si mesmas que os bebês não são aptos para dormir como um adulto. No entanto, pediatras alertam que geralmente a partir dos seis meses de idade um bebê já consegue ter um sono noturno tranquilo e sem acordar. Outro ponto importante relativo a essa questão é que os pais devem educar o sono dos seus filhos quando ainda tem menos de 1 ano, pois depois pode ser bem complicado estabelecer uma rotina de sono.

Vem exatamente daí a dificuldade de muitas crianças com mais de 2 anos irem para a cama no horário certo e dormirem com qualidade até a manhã. O sono é a base de uma vida saudável e essencial para que o seu filho consiga aprender e se relacionar com o mundo. Pensando nisso vamos te dar algumas dicas para se tornar a verdadeira fada do sono e fazer com que se bebê consiga dormir a noite toda.

Sono de bebê

A primeira coisa que precisamos entender em relação ao sono dos bebês é que com menos de seis de meses de idade é normal acordar no meio da noite. Os bebês somente começam a produção do hormônio do sono (melatonina) no período entre seis e oito meses. Mesmo a partir do momento em que começam essa produção do hormônio eles ainda não conseguiram logo de início dormir a noite toda. Isso acontece porque a quantidade do hormônio não é o suficiente para essa regulação.

Acordar é preciso

Sendo assim entenda que antes do seu bebê ter pelo menos seis meses ele vai acordar mesmo durante a noite e é perfeitamente normal. A partir dos seis meses já é possível esperar que o pequeno consiga ter uma noite de sono mais tranquila.

Bom sono é essencial

Os pais devem ficar atentos para bebês e crianças que dormem mal, pois quando os pequenos não tem sono de qualidade acabam tendo uma quantidade muito elevada de Cortisol que é o hormônio do estresse em seu organismo. Isso faz com que sua concentração seja muito mais baixa. Crianças que passam por essa situação costumam ter menos atenção e não conseguem aprender como deveriam.

Técnicas de fada do sono para seu bebê dormir a noite toda

Para conseguir que seu filho tenha uma noite de sono completa e sem acordar é importante entender a lógica do sono dele. Confira abaixo dicas que vão tornar mais eficaz esse processo de sono tranquilo.

Crie uma rotina para o seu bebê

Quando paramos para pensar dormir é uma sequência de ações, seja para bebês ou para adultos. Existe uma preparação que leva a pessoa a fechar os olhos e então se desligar do mundo por algumas horas.

rotina-para-bebeOs médicos pediatras recomendam que os pais criem uma rotina da hora do sono para que os bebês comecem a entender que chegou o momento de descansar. Estabelecer essa rotina a partir dos quatro meses de idade pode ser uma forma de educar o sono da criança a longo prazo.

Qual deve ser a rotina

– Banho

Tudo começa com o momento do banho do pequeno, essa é uma atividade relaxante para muitos bebês. Se possível use produtos que tenham em sua fórmula agentes calmantes com camomila, por exemplo. Faça com que o banho seja um momento reconfortante, isto é, tenha tudo preparado e evite falar alto ou gritar para que alguém alcance a toalha.

– Massagem

Para que o seu bebê continue relaxado nada melhor do que receber uma massagem. Seja carinhosa e tenha um toque leve para que ele se acalme e comece a sentir a sensação de sonolência.

– Silêncio na casa

Para que o bebê consiga aproveitar o clima criado no banho e na massagem para dormir é importante que a casa esteja em silêncio. Deixe a TV desligada, o celular no silencioso e peça que os demais familiares colaborem conversando baixo ou distante de onde o bebê está.

– Faça o bebê dormir

Esse passo é diferente para cada mamãe ou papai, pois alguns bebês gostam de ser embalados, outros preferem ser colocados no berço ainda acordados, outros querem um música para dormir. Perceba o que seu bebê espera e dê a ele um momento de descanso e relaxamento.

Dica – Quando o bebê é pequeno, tem menos de 1 ano, é normal que a mãe entenda que é sua obrigação embalá-lo até pegar no sono, no entanto, a longo prazo esse comportamento pode trazer algumas consequências não muito boas. O ato de embalar ou dar uma mamadeira para que o pequeno durma cria uma necessidade, isto é, o bebê só dorme se… ou quando…

Os médicos alertam que as mães tentem reduzir esses hábitos que funcionam como muletas do sono. A partir do momento que seu filho for se tornando mais calmo e conseguir dormir com qualidade a noite toda é interessante começar a coloca-lo acordado na cama.

Não se sinta má ao fazer isso, pois somente assim que o pequeno irá adquirir independência e conseguir estabelecer um sono mais fácil quando crescer.

Tempo, o senhor da razão

Em geral quem segue esse método de criação de rotina para um sono de qualidade tem resultados dentro de mais ou menos quatro semanas. O seu bebê começará a dormir mais tranquilamente e por um período maior de horas.

Durante o dia será possível observar que o seu bebê está mais disposto e com mais atenção para aprender. Você ficará feliz e orgulhosa não somente porque poderá dormir a noite toda, mas também porque saberá que está fazendo o melhor para o seu bebê.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dietas Milagrosas