glutamina-para-ganhar-massa-muscularNas últimas décadas a preocupação com o corpo aumentou bastante e as pessoas desejam cada vez mais definir os músculos e ganhar massa.

Para obter melhores resultados foram desenvolvidos os suplementos dentre os quais podemos destacar a Glutamina. Inicialmente os produtos de Glutamina não foram os que mais conquistaram adeptos, contudo, nos últimos anos o mercado foi abrindo espaço.

Isso se deve especialmente a descoberta dos benefícios de ter a Glutamina como aliada. A seguir vamos explicar melhor o que é e para que serve os suplementos de Glutamina.

O que é glutamina e para que Serve

A Glutamina é composta por aminoácidos chamados não essenciais (tem esse nome porque são produzidos naturalmente pelo corpo) que embora tenham esse nome são fundamentais para o organismo.

Pense que os músculos são paredes de tijolos sendo construídas, os aminoácidos são a matéria-prima de produção dos tijolos (proteínas). Basicamente os aminoácidos ajudam na construção das proteínas e contribuem para o processo de ganho de massa magra e músculos.

Glutamina e os músculos

A Glutamina é um aminoácido relativamente comum no organismo, contudo, os suplementos que tem ele como base podem ser muito importantes para quem deseja hipertrofia dos músculos. Isso acontece porque estudos comprovam que os músculos são feitos de praticamente 60% de Glutamina.

Encontrada em grandes quantidades em vários órgãos a Glutamina é essencial para o bom funcionamento do organismo. Os suplementos de Glutamina encontrados em pó e cápsulas podem ser o que faltava para que seu corpo produza músculos.

Mas, afinal para que serve a Glutamina?

O corpo humano funciona como uma máquina em que cada elemento é uma peça que está trabalhando para o seu bom funcionamento. A Glutamina é a peça-chave do organismo para fazer o transporte de amônia pela corrente sanguínea.

Exatamente por ter uma função tão importante esse aminoácido deve estar presente na quantidade ideal.

Esse aminoácido pode ser usado como fonte de energia depois de treinos que são exaustivos. Age ainda como um reforço para o sistema imunológico e tem alguns estudos que apontaram a possibilidade desse suplemento ajudar a potencializar a capacidade mental uma vez que a Glutamina pode ser transformada em ácido glutâmico.

Atletas e pessoas que praticam esporte com regularidade podem ter ótimos benefícios com suplementação de Glutamina.

A importância da glutamina para quem pratica esportes

A formação de músculos é essencial para quem deseja manter a quantia de Glutamina ideal no organismo. Quem pratica atividade física com intensidade como atletas devem focar na suplementação com Glutamina, pois, ela evita que ocorre o processo de catabolismo.

Esse processo consiste na quebra de alimentos e nutrientes para que possam atuar construindo músculos, o chamado processo catabólico é aquele em que pode ocorrer a quebra dos ganhos obtidos através da realização de exercícios físicos.

A suplementação por Glutamina ajuda a evita que os ganhos da atividade física sejam reduzidos.

Outras indicações – Benefícios da Glutamina

Além dos benefícios que citamos acima a Glutamina pode ter outras indicações, ser positiva para o organismo de outras formas. Confira abaixo quais são esses benefícios:

  • Funcionamento do intestino

A suplementação com Glutamina pode ajudar o seu intestino a funcionar melhor de maneira a aproveitar melhor os nutrientes obtidos através dos alimentos.

  • Redução de açúcares na corrente sanguínea

Outro benefício interessante que a Glutamina oferece é a redução da concentração de açúcar no organismo de maneira a prevenir doenças como diabetes. Ainda contribui para o fortalecimento da flora intestinal.

  • Prevenção de doenças degenerativas

Estudos comprovaram que a suplementação com Glutamina pode ajudar a prevenir doenças degenerativas.

  • Melhora da memória

Algumas pesquisas concluíram que a suplementação com Glutamina ajuda a melhorar os processos de memória.

  • Eliminação de amônia

A Glutamina contribui para a eliminação da amônia do organismo após a realização de atividades físicas.

  • Manutenção do bom humor

Após treinos muito puxados é normal que ocorram desequilíbrios de hormônios que podem ser compensados com a ajuda da Glutamina. Isso ajuda a evitar o popular mau humor.

  • Crescimento dos músculos

Como explicamos ao longo desse texto a Glutamina é essencial para a formação e crescimento dos músculos.

Contraindicações da Glutamina

glutamina-para-que-serveA suplementação por Glutamina não é indicada para quem sofre de diabetes, pois o que se observou é que esse aminoácido é processado de maneira diferente no organismo de pessoas com essa doença crônica.

Se uma pessoa diabética desejar usar esse tipo de suplementação deverá ter acompanhamento médico.

Glutamina tem efeitos colaterais?

Embora não existam estudos que apontem para efeitos colaterais do uso de Glutamina existe a possibilidade de que a suplementação prolongada faça com que o organismo passe a ter dificuldade de produzir sozinho esse aminoácido.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o de que a suplementação com um tipo de aminoácido pode retardar a absorção de outro. Pode acontecer ainda do uso excessivo criar dificuldades no transporte de aminoácidos para os tecidos.

Como tomar Glutamina?

A suplementação com Glutamina deve ser feita por pessoas que realizam atividades físicas com regularidade ou atletas.

A dose máxima por dia é de 20 gramas de Glutamina, os especialistas indicam que a partir de 5 gramas por dia já é possível observar mudanças. Sendo a quantidade de 10 gramas a mais recomendada para quem deseja bons resultados.

Alguns momentos do dia são mais interessantes para quem deseja fazer esse tipo de trabalho de suplementação:

Manhã – Antes do café

A dica é tomar 5 gramas ainda em jejum, pois isso ajudará a melhorar o transporte do glicogênio.

Antes do treino

Para quem escolheu fazer a suplementação antes do treino a dica é ingerir entre 4 e 8 gramas de Glutamina. O tempo ideal é 30 minutos antes.

Refeição pós-treino

A quantidade indicada é de 5 gramas no pós-treino, a dica é consumir logo após o treino. Nessa situação é possível obter uma recuperação muscular acelerada e com isso ter as taxas de Glutaminas normalizadas no organismo.

Ceia

A última refeição do dia traz a oportunidade de consumir a Glutamina antes de dormir, durante o sono o hormônio crescimento está presente em maior quantidade no organismo e assim os seus músculos podem ser beneficiados. A recomendação é ingerir 5 gramas de Glutamina.