ioimbina emagrece
Você já ouviu falar em Ioimbina? Não? Então, guarde bem esse nome, principalmente se você está em busca de algum suplemento para emagrecer. Então, Ioimbina, também conhecida por Yohimbe, é exatamente isso, um suplemento que promete acelerar a queima de gordura e emagrecer, mas não da forma que a maioria das pessoas imaginam e não sem gerar alguns efeitos colaterais.

Ioimbina é uma substância natural, muito usada em pré-treinos, justamente, por agir como um estimulante, e em queimadores de gordura, já que, comprovadamente, acelera a queima de gordura.

suplemento que promete acelerar a queima de gordura e emagrecerAntes de continuar falando desse suplemento, é bom saber que existem duas formas de ioimbina disponíveis em forma de suplemento:

  • Extrato de casca de ioimbina: Um pó concentrado da casca da árvore de iombina. Contém uma porção menor do composto por quantidade do pó.
  • Iombina HCL: A própria molécula de ioimbina, extraída de uma fonte natural e combinada com ácido clorídrico.

Bem, o fato é que, independente de sua fonte, a ioimbina funciona estimulando o sistema nervoso, ativando a adrenalina do corpo. O que faz com que  alguns compostos químicos do nosso organismo sejam liberados na corrente sanguínea, aumentando, assim, a temperatura corporal e pressão sanguínea, favorecendo a queima de gordura.

Ioimbina para que serve?

suplemento que promete acelerar a queima de gordura e emagrecer
Mas se engana quem pensa que a Ioimbina só atua na queima de gordura, na verdade, ela é muito usada no tratamento de sintomas da depressão e na diminuição daqueles associados ao stress pós-traumático. Por ter como principal efeito a dilatação dos vasos sanguíneos, ela é indicada também para promover relaxamento muscular e aliviar dores.

E seus benefícios não param por aí, não, a yohimbe também é eficaz como estimulante sexual masculino e feminino.

Nos homens, a yohimbe estimula a produção de testosterona, enquanto, nas mulheres, ela permite que os níveis de testosterona fiquem estáveis. Além disso, ela eleva a quantidade de estradiol e diminui a quantidade de cortisol que circula no sangue. O resultado disso é o aumento da libido.

yohimbe ou Ioimbina?

Muita gente ainda se atrapalha com as denominações, mas Yohimbe ou ioimbina é a mesma coisa, e significam uma substância pertencente à classe dos alcaloides. Essa substância é produzida por uma espécie de planta que recebe o nome científico de Pausinystalia yohimbe, daí esse nome esquisito.

A Pausinystalia yohimbe, ou ioimbina é de origem africana, sendo uma espécie da família Rubiacea, a mesma família do café.

Pesquisadores também encontraram ioimbina em Rauwolfia serpentina, uma espécie nativa da América do Sul. As maiores concentrações de yohimbe estão na casca dos troncos das árvores.

Pois então, os troncos têm que ser raspados para se conseguir a Ioimbina, e depois de quimicamente transformada em cloridrato de ioimbina, ela é comercializada na forma de cápsulas ou como ingrediente de suplementos alimentares.

Ioimbina tem efeitos colaterais

remédios e efeitos colateraisPois é, Apesar de sua aparente inocência, yohimbe  pode provocar alguns efeitos colaterais, sendo os mais comuns: o possível aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, sem falar no aquecimento corporal e náuseas.

E os efeitos colaterais não param por aí, por isso, seu uso é bem polêmico. Foi observado que tanto em pessoas saudáveis quanto nas que já apresentam distúrbios psiquiátricos, podem surgir sintomas de ansiedade.

Segundo duas pesquisas realizadas com portadores de síndrome do pânico, uma dose oral de 20 mg da substância pode levar a palpitações e tremores.

E mais, também foram observadas alterações comportamentais em usuários de heroína depois da administração de yohimbe.

Contraindicações

Certamente, por tudo que já foi visto, a yohimbe não deve ser usada por crianças, muito menos por gestantes e mulheres em fase de aleitamento.

E também, pessoas que já estão fazendo uso de medicamentos contra hipertensão e depressão também não devem usar esses remédios em conjunto com a yohimbe.

Dosagem e como tomar Ioimbina corretamente

Vale chamar a atenção para a quantidade (em miligramas) de yohimbe presente no seu suplemento dietético, essa informação deve estar bem visível no rótulo da embalagem.

É preciso saber que a  dose diária considerada segura é de 0,2 mg/kg, ou seja,  para cada kilograma de peso corporal, você pode tomar até 0,2 mg de yohimbe. Sendo assim, se você, por exemplo, pesa 65 kg, multiplique 65 por 0,2, que vai dar (13 mg), então, essa deve  ser a porção diária máxima de yohimbe que você pode ingerir.

Mas atenção, não é aconselhável que você inicie o uso com essa dosagem máxima, é preciso que seu organismo se acostume aos poucos ao suplemento, consumindo diariamente doses bem menores e elevando-as gradativamente, claro, sempre com orientação médica.

Quando tomar Ioimbina

E atenção, Ioimbina deve ser consumida sempre no período da manhã, que é quando seu estômago ainda não recebeu alimento. E mais, é aconselhável, também, que deixe passar um período de 40 a 60 minutos, após tomar yohimbe, para, só então, começar o treino.

Mas é sempre bom lembrar que, certamente, aeróbicos em jejum devem ser feitos em baixa intensidade, e isso por dois motivos, o primeiro,  porque, do contrário, você pode perder massa muscular, segundo que a ioimbina pode aumentar a pressão sanguínea, e fazer um treino de alta intensidade, sem dúvida, não é a melhor ideia.

Uma dica, potencializar o efeito de yohimbe, é usar cafeína em conjunto com o suplemento, mas sempre utilizando a menor dose possível e aumentando gradativamente.

Mas, atenção, vale saber que o efeito tóxico do cloridrato de ioimbina é potencializado quando associado com alguns tipos de antidepressivos.

E mais, a yohimbe também pode provocar distúrbios em pacientes que tomam remédios que contém inibidores da enzima monoamina oxidase.

Ioimbina para Hipertrofia

suplemento que promete acelerar a queima de gordura e emagrecer
Como Ioimbina funciona como um estimulante suave, isso, claro, quer dizer que você vai ganhar mais energia e disposição durante o dia, o que pode ser  transferido para os treinos, assim fazendo com que você treine por mais tempo e mais pesado, mesmo que esteja fazendo dieta para queimar gordura.

Certamente, a consequência disso, é o ganho de massa muscular ou, se preferir, ajudar a reter o máximo de massa magra em dietas hipocalóricas.

Ioimbina  para emagrecer

suplemento que promete acelerar a queima de gordura e emagrecer
Seu objetivo é usar Ioimbina para emagrecer? Então, pode ir comemorando, pois, se você treina pesado e faz dieta hipocalórica (principalmente jejum intermitente), a ioimbina vai acelerar ainda mais os resultados e em pouquíssimo tempo.

Para quem ainda não sabe, já faz um bom tempo que a capacidade da Ioimbina para ajudar no controle do peso vem sendo avaliada. Lá atrás, em 1991, um estudo verificou que obesos perdiam peso mais rapidamente quando tomavam 5 mg do composto 4 vezes ao dia durante 3 semanas consecutivas.

Certamente, os voluntários envolvidos nesse estudo estavam submetidos a uma dieta contendo baixas calorias.

suplemento que promete acelerar a queima de gordura e emagrecer
Uma dica, se quiser usar Ioimbina  para emagrecer é combiná-la com Cafeína, que é um composto que também aumenta a liberação de catecolaminas, por isso, pode potencializar os resultados.

Mas, por outro lado, vale ter em mente que, ioimbina é um estimulante e combinar com outros estimulantes (como a cafeína) potencializará tanto os benefícios como, também, os efeitos colaterais de ambos.