levante da cadeira

Saia da cadeira!

Vivemos em uma sociedade cada vez mais sedentária. Os trabalhos, geralmente, consistem em passar muitas horas em frente a um computador, sentados em uma cadeira, o que reduz nossas chances de se mover. Isso tem favorecido o excesso de peso e doenças decorrentes dele, como a Diabetes, a hipertensão arterial, o colesterol elevado, entre outras. Mas, além disso, uma vida sedentária danificado em seu coração.

No entanto, a boa notícia é que, mesmo que tenha que ficar sentado durante grande parte do dia, se você está e caminha ou se estiras com freqüência, você pode fazer com que os efeitos negativos de estar em uma posição estática, diminuam.

Por isso que este é o momento de revelar-se na cadeira e parar muitas vezes para gozar de boa saúde. Isso foi comprovado num estudo feito na Universidade de Queensland, na Austrália. Os pesquisadores analisaram o tempo que as pessoas passam sentadas e as pausas, que tomam durante esse tempo para ficar de pé, a caminhar ou a estirar-se, além de variáveis como o risco de Diabetes, distúrbios metabólicos, processos inflamatórios e doenças cardiovasculares. E concluíram que não importa se os intervalos ou pausas são curtos, pois, de qualquer forma, beneficiam a saúde do coração.

A diferença mais notável entre aqueles que pararam com mais frequência e os que ficaram sentados por mais tempo, refletiu-se na circunferência da cintura. Aqueles que pararam várias vezes, pelo menos por um ou dois minutos, tinham em média uma cintura 4.1 cm mais pequena. O risco de ter gordura no abdômen que causa a cintura larga, está diretamente relacionado com o risco de sofrer de ataques cardíacos.

Assim é que se você passa muito tempo sentado, recomendamos parar de vez em quando e ativar o metabolismo, para, desta forma, reduzir os problemas cardiovasculares.

Algumas dicas:

  • Parada para servir água em vez de tê-la em seu ambiente de trabalho.
  • Se deseja contactar a alguém que está perto, evita o telefone e o e-mail e vá para o seu lugar.
  • Vê-se por suas cópias ou impressões, em vez de enviar a alguém.
  • Toma as chamadas telefônicas parado.
  • Se o seu trabalho é dirigir um carro faça paragens de vez em quando para esticar as pernas.
  • Se você trabalha em sua casa, parada para ir ao banheiro, para ir para a cozinha, para subir as escadas ou dar uma volta pela casa.

Não fique sentado, pense em seu coração!