Nutricionista ou Endocrinlogista - O que é melhor para cada CasoO desejo de emagrecer, pouco ou muito, é comum para muitas pessoas, no entanto, o processo não é mesmo para todo mundo. Entender o motivo que te faz ganhar cada vez mais peso ou que não te deixa emagrecer mesmo com academia e alimentação saudável é fundamental para remediar o problema e não os sintomas. Chegar ao X da questão referente ao peso determinará a sua capacidade de emagrecer com saúde.

Para isso é sempre bom contar com auxílio profissional, nesse campo tem duas possibilidades bem delineadas que são: nutricionista e endocrinologista.

A escolha de um ou de outro para te ajudar a chegar ao peso ideal depende de qual é a situação que você vive em relação ao ganho de peso.

Pensando nisso vamos te explicar as diferenças entre esses profissionais, com isso você poderá ter uma ideia melhor de quem pode te ajudar com mais assertividade.

Nutricionista – Perfil Profissional

O foco do trabalho do nutricionista é encontrar soluções para a alimentação do seu paciente ser a mais saudável quanto possível para ele especificamente. Os nutricionistas estudam os alimentos e suas propriedades.

Cada pessoa tem um organismo diferente para o qual são necessários diferentes tipos de nutrientes. É exatamente com foco nessa questão que os nutricionistas trabalham.

Esse profissional vai avaliar quais são as melhores opções de cardápio tanto para que o paciente possa conseguir eliminar peso como para que ele tenha mais saúde.

Devemos nos lembrar que a alimentação é essencial para a saúde, isto é, os alimentos se mostram fonte de energia. Claro que comer é um prazer também, mas antes de qualquer coisa é o combustível para a saúde.

Como o nutricionista pode ajudar?

Quem já percebeu que seu problema com a balança é motivado porque tem uma alimentação desregulada e que não é saudável pode contar com o nutricionista para promover uma reeducação alimentar.

O profissional irá realizar um verdadeiro estudo do organismo do paciente e lhe propor um cardápio que ajude na perda de peso e que mantenha a sua saúde.

Endocrinologista – Perfil Profissional

De uma forma geral o endocrinologista é um profissional que atende pacientes que sofrem com o sobrepeso motivado por complicações de saúde. Doenças como diabetes, obesidade, problemas na tireoide entre outros podem ser bastante sérios e impedir que os pacientes emagreçam.

O foco de estudo desse profissional são as glândulas responsáveis pela produção de hormônios do metabolismo.

Quando o problema para perder peso não diz respeito necessariamente ao que está na sua mesa pode ser importante procurar um endocrinologista, com a saúde não se brinca. Muito mais do que tratar o sobrepeso esses médicos ajudam o paciente a evitar agravações de quadros clínicos.

Como o endocrinologista pode ajudar?

O médico irá fazer uma avaliação do bom funcionamento do seu organismo com o objetivo de identificar possíveis problemas de saúde que estejam acarretando no aumento de peso.

Manter o hábito de fazer consultas com esse especialista com regularidade pode ser interessante.

Receitas de remédios para emagrecer

Uma das diferenças de atuação entre nutricionistas e endocrinologistas está no fato de que o segundo tipo de profissional atua também prescrevendo medicamentos para eliminação do peso.

Isso acontece porque os problemas que esse médico observa em seus pacientes são clínicos, isto é, resultantes de doenças que muitas vezes precisam de medicamentos.

Então não pense que basta ir a um endocrinologista para receber uma receita de um medicamento para emagrecer.
Diagnóstico de doenças

Um ponto bem interessante de visitar um endocrinologista com frequência está no fato de que ele pode fazer o correto diagnóstico de doenças mais rapidamente.

Milhares de pessoas sofrem com diabetes tipo II e não fazem ideia disso. Ter uma doença que não se tem conhecimento é muito perigoso para a saúde.

Por isso que é importante entender que sobrepeso muito antes de ser uma questão estética é uma questão de saúde.

Nutricionista ou Endocrinologista – Quem devo procurar?

nutricionistaPerder peso nem sempre é uma tarefa fácil e mesmo com muita motivação é difícil conseguir alcançar os melhores resultados sem encontrar o motivo do seu sobrepeso.

Uma recomendação para quem está nessa fase de querer mudar o seu estilo de vida e eliminar os quilinhos a mais que tanto incomodam é procurar pelos dois especialistas.

Num primeiro momento é importante compreender o que está contribuindo para o seu sobrepeso e como remedir esse problema especificamente.

O nutricionista poderá fazer uma avaliação completa de como a sua alimentação está impactando no ganho de peso e de como é possível muda-la de maneira conveniente.

Já o endocrinologista poderá fazer a avaliação médica para detectar se há algum motivo clínico para a manutenção do sobrepeso.

Dois fatores essenciais

A dieta equilibrada e a saúde em dia são fundamentais para conseguir ter uma vida mais feliz e um corpo dentro das suas expectativas.

Ter um corpo magro e bonito é resultado de cuidado consigo mesmo, esse cuidado se refere não somente a fazer exercícios físicos e cuidar do que vai a mesa, mas também de estar atento a questões de saúde.

Mude seus hábitos

Contar com o auxílio de profissionais como nutricionistas e endocrinologistas é muito bom para encontrar um rumo certo para o emagrecimento.

Além disso, você deve ter mais atenção para os cuidados consigo mesma. Comece a pensar em si mesma com mais carinho e dedicação.

Quando estabelecemos uma rotina que inclui atividades físicas e uma alimentação mais saudável estamos de alguma maneira promovendo carinho para nós mesmos.

Mantenha um momento para caminhar, correr ou mesmo frequentar uma academia. Não esqueça que se divertir também é algo importante.

Tire pelo menos um dia por semana para fazer as coisas que mais gosta, esse é um hábito saudável que não pode faltar. Tente ser menos crítico consigo mesmo, pois assim terá mais chances de ser feliz na sua vida.

Quando pensamos em emagrecimento devemos atentar para o fato de que se trata de uma questão que transcende a balança.

Conseguir eliminar peso é uma questão de cuidado e de bem-estar. Não deixe de contar com o auxílio de bons profissionais para te ajudar nessa tarefa.