O exercício contra a depressão!

O exercício contra a depressão!

A depressão é o mal dos nossos dias. A maioria das pessoas pensa que se trata de um mal que afeta principalmente as mulheres, no entanto, de acordo com um estudo da Universidade de Yale, dois homens sofrem, enquanto que só uma mulher tem.

De acordo com o estudo liderado pela professora em psicologia, Susan Nolen-Hoeksema, juntamente com outros estudos encontraram que os homens expressam diferente das mulheres. E muitos dos que serão afetados por essa condição, são tratados através de fármacos.

Na realidade, existem pessoas que sim precisam de um medicamento para combater a depressão. Não obstante, com medicamento ou sem ele, numerosos estudos confirmam que uma das melhores maneiras de aumentar o ânimo e a combater estados depressivos moderados é com o exercício e incorporando certos alimentos na dieta que não só irá ajudá-lo com o peso, também se levantem o ânimo durante o dia.

O que produz o exercício, o corpo que o ajuda a ser mais feliz?

As atividades físicas ajudam a aumentar os níveis de dopamina, um hormônio que aumenta a energia e ajuda a manter a concentração. Estudos apontam que a atividade física melhora a absorção de nutrientes chaves para nos manter saudáveis, ao mesmo tempo em que aumentam o transporte de oxigênio para o cérebro.

Tudo isso faz com que o exercício seja uma das melhores formas para se sentir melhor animicamente, o que te fará pensar mais claramente e, claro, também contribui para que você controla melhor seus níveis de glicose. Assim como as atividades cardiovasculares são as melhores para o controle de sua Diabetes, o são também para aumentar seus níveis de dopamina e endorfinas (hormônios produzidos pelo corpo, o que causa um forte analgésico, estimulando os centros de prazer do cérebro, criando situações satisfatórias, que contribuem para eliminar o desconforto e diminuir as sensações dolorosas). Mas outras atividades como yoga, pilates ou Tai Chi também podem ajudar a combater a tristeza crônica e profunda e descobriu-se que estas disciplinas também ajudam a melhorar os níveis de glicose no sangue.

Para que obtenha os resultados desejados, é necessário que, seja qual for a atividade que você escolher, a realizar 5 vezes por semana, pelo menos 30 minutos.

Lembre-se, além disso, que antes de iniciar qualquer programa de treino é necessário que consulte o seu médico.