A busca pela perda de peso fez surgir, recentemente, o regime da linhaça. Desenvolvido por nutricionistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mostrado em uma importante rede de televisão, esse método de emagrecimento tornou-se popular e muito difundido. Mas afinal, o regime da linhaça de fato funciona?

A linhaça realmente tem o poder emagrecedor ?

Existem muitas controvérsias entre cientistas e estudiosos, pois o volume de métodos de emagrecimento e regimes envolvendo apenas um alimento é muito grande e, na maioria das vezes, o que ocasiona mesmo a perda de peso é um regime equilibrado juntamente com a prática de exercícios que sempre acompanha esses tipos de dietas.

Dieta-da-linha-globo-reporter

Vamos pensar friamente: o que faz você emagrecer realmente ? Incluir a linhaça em sua alimentação diária, tendo uma dieta balanceada e praticando exercícios, ou simplesmente seguir uma dieta equilibrada e praticar os mesmos exercícios sem comer a linhaça ?

Já reparou que todas as dietas milagrosas ensinam a começar uma dieta saudável e fazer atividade física ? No final das contas é isso que realmente importa.

De qualquer forma, a linhaça realmente possui vários componentes que são benéficos à saúde, mas que isoladamente não promovem o emagrecimento, apenas potencializam algumas funções metabólicas quando consumidos juntamente de outros alimentos do dia a dia. Trazer a linhaça para seu cardápio será fundamental para obter resultados

Benefícios do regime a base de linhaça para emagrecer

Adicionar a semente de linhaça à alimentação normal do dia a dia será benéfico para diversos órgãos do corpo, porém o principal benefício é que a semente possui uma grande variedade de fibras que promovem a sensação de saciedade, permitindo que a pessoa consuma uma menor quantidade de alimentos. Isso, por si só promove um processo de emagrecimento muito eficiente.

A semente também é fonte de ômegas 3 e 6 que são gorduras boas que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares já que promovem uma limpeza das artérias proporcionando uma pressão arterial regulada e saudável.

Além de ser uma gordura boa, o omega 3 também tem propriedades anti-inflamatórias o que faz com que o organismo elimine mais facilmente toxinas que podem levar ao desenvolvimento de doenças crônicas como o diabetes.

As Vitaminas da Linhaça

A linhaça também possui vitamina E que é um importante antioxidante que ajuda na prevenção da oxidação das células, impedindo surgirem sinais de envelhecimento precoce nos tecidos.

receita de pão de linhaça

Outro benefício da linhaça é a presença de lignina que age como o hormônio feminino estrógeno e ajuda na proteção do aparecimento do câncer de mama.

Para se beneficiar de todas as propriedades da linhaça, basta adicionar o consumo da semente na alimentação normal do dia a dia.  O produto é consumido na forma de farelo e pode ser adicionado a iogurtes, leite, suco das frutas e em saladas de fruta.

O ideal para consumo diário é a quantidade de 2 colheres de sopa. Pode ser também adicionada na massa de pães e bolos e o óleo da semente serve como tempero em saladas ou colocado sobre sopas quentes.

Como a linhaça é uma semente oleaginosa não é recomendável aumentar a quantidade de consumo indicada para não haver problemas no intestino.

Como dissemos anteriormente, e como em todas as dietas, se a pessoa mantiver uma alimentação saudável e praticar exercícios de forma regular conseguirá resultados mais efetivos na perda de peso.