O Suco De Fruta É Tão Ruim Que Os Refrigerantes

O suco de fruta, como tem a palavra “fruta” no título, presume-se que é saudável e benéfico para a saúde.

O que muita gente não sabe é que o suco de fruta não contém apenas frutas, mas açúcar. Muita quantidade de açúcar. De fato, alguns sucos de fruta têm mais açúcar e calorias que várias refrigerantes e até mesmo, às vezes, tem mais.

Embora os sucos de frutas têm vitaminas e antioxidantes em pequena escala, não é aconselhável tomá-los porque têm muito açúcar.

O SUCO DE FRUTAS NÃO É O QUE PARECE

Primeiro você tem que saber diferenciar o suco de frutas que exprimes, em sua casa, a fruta diretamente os sucos de frutas que você pode comprar em um supermercado.

Quanto aos sucos de frutas de um supermercado, deve ter em conta que as empresas que os fazem não podem estarte dizendo toda a verdade em relação a qual realmente é o conteúdo do suco que você está levando para casa. Inclusive se o rótulo diz “Puro suco de fruta 100%” ou “Não vem de suco concentrado”.

Para manter seu sabor original ou melhorá-lo, para manter a cor e para mantê-lo no tempo (uma vez que o espremem até um ano antes de distribuí-lo aos supermercados), devem incluir muita quantidade de conservantes, corantes, aromatizantes e outro tipo de produtos químicos, os quais eliminam qualquer nutriente que tenha ficado depois do natural da fruta original.

E isso falando dos de alta qualidade. Os sucos de baixa qualidade são, basicamente, água açucarada com aromatizantes e corantes.

O QUE É QUE SE PERDE QUANDO SE PASSA DA FRUTA AO SUCO?

Como já havíamos mencionado a fruta inteira se nutre mais do que o suco de fruta. Mas onde realmente reside a diferença? A diferença entre as duas formas de consumir a fruta consiste em dois componentes: a pele e a polpa.

Os benefícios da pele da fruta

A pele comestível de muitas das frutas mais nutritivas do mundo (maçãs, pêssegos, amoras, uvas, passas de uvas, morangos) é um dos locais com maior atividade biológica na vida da fruta.

A pele é um dos locais em que a fruta interage com os raios solares, os quais penetram a fruta.

Estes raios solares contêm flavonóides e caretonoides, dois componentes importantes para a nutrição e para a proteção da saúde.

Mesmo as peles das uvas têm sido estudadas por sua habilidade de reduzir o risco de contrair várias formas de câncer e proteger a pele de raios ultravioleta.

A maioria dos sucos de frutas não contêm a pele, perdendo, desta maneira, muitos nutrientes que podemos começar a comer a fruta inteira.

Os benefícios da polpa da fruta

A polpa da fruta é uma importante fonte de fibra, além de outros nutrientes. Por exemplo, a laranja, a parte branca é a parte da fruta que tem fibra e que ajuda o organismo digestão será e controlar a quantidade de açúcar que tem.

Além disso, a parte branca da laranja tem flavonóides, os quais são perdidos ao espremer o suco.

É MAIS FÁCIL CONSUMIR GRANDES QUANTIDADES DE AÇÚCAR, DE SUCO DE FRUTAS, AS FRUTAS

A diferença de quanto tomamos suco, é necessária uma quantidade de esforço superior em comer uma fruta inteira: devemos mastigar e depois engolir.

O açúcar que contém a fruta entra no processo digestivo, juntamente com a fibra que encontramos a fruta inteira que ajudam a que o açúcar se parta lentamente durante a digestão.

Desta forma, o açúcar é levado ao fígado lentamente e partido em bocados e este, por sua vez, se metaboliza facilmente este açúcar sem ter uma quantidade de açúcar que não pode metabolizar.

Além disso, as frutas geram uma sensação de saciedade relativamente rápido por que não dão vontade de comer muitas.

Mas, se você tomar um copo de suco não tem o mesmo processo: você tem uma quantidade enorme de açúcar (já que um suco equivale a várias frutas juntas) em seu aparelho digestivo sem fibra que o acompanhe para que ajude o processo de partir desse açúcar em bocados.

Desse açúcar se ordena ao fígado de maneira rápida e em grandes pedaços, o que faz sobrecarregar o fígado e isso pode levar a uma possível resistência à insulina, o que pode levar a ter diabetes.

Além disso, quando o fígado está sobrecarregado pela quantidade de açúcar que tem que lidar com o açúcar extra se transforma em gordura.

Vários estudos têm demonstrado que o suco de fruta engorda, pode levar a diabetes e a um aumento dos níveis de colesterol.

Não só isso, mas que o suco de fruta eleva o açúcar no sangue de forma mais rápida do que a fruta inteira, e o nível de açúcar, que é obtido do suco da fruta é maior do que o que está na fruta mesmo. Por exemplo, as maçãs inteiras que correspondem a 12calorias correspondem a 24 gramas de açúcar, enquanto que um suco de maçã correspondente a 12calorias contém 3gramas de açúcar.

O SUCO DE FRUTAS CONTÉM VITAMINAS, MAS NÃO TEM FIBRA E TEM UM MONTE DE AÇÚCAR
É verdade que o suco de frutas contém vitaminas antioxidantes e minerais, mas devido ao processo de espremer a fruta, toda a fibra que contém a mesma se perde e fica somente se, além dos nutrientes mencionados, o açúcar.

AS CALORIAS LÍQUIDAS SÃO PARTICULARMENTE ENGORDADORAS

Nem todas as calorias são iguais. Diferentes refeições têm diferentes formas de serem metabolizadas pelo corpo e têm diferentes efeitos no nível de fome que você vai experimentar depois de comê-las, os hormônios e os centros do cérebro que controlam o peso do corpo.

Uma das funções do cérebro é regular o poder que tem o corpo ao longo do dia. Se comemos uma refeição em um momento o nosso cérebro em sua sabedoria vai nos fazer comer menos dos outros alimentos para compensar.

Isso infelizmente não acontece com as calorias que consumimos em forma de líquidos. Quando tomamos, por exemplo, um suco de laranja, o nosso cérebro não “capta” o que se deve compensar essa energia fazendo o corpo consumir menos dos outros alimentos.

As calorias líquidas não as registra o cérebro. É por isso que os refrigerantes, os sucos açucarados e as filas são os alimentos mais engordadores que há no planeta. Porque não criam uma sensação de saciedade, enquanto você está comendo um monte de calorias que você não estaria consumindo se estivesse comendo algo sólido.

COME FRUTAS INTEIRAS, MAS NÃO TOME SUCO DE FRUTAS…NÃO É SAUDÁVEL

Em vez de tomar suco de frutas, coma a fruta inteira, com a pele em caso de que se aplique. Desta forma, não só você tem os antioxidantes, vitaminas e minerais, você está tendo também a fibra e a saciedade que implica o comer a fruta inteira e você está diminuindo a quantidade de calorias que você está consumindo.

CONSELHOS PRÁTICOS

Se você estiver substituindo sodas e refrigerantes por suco de fruta e essa é a única solução que você pode ter, devido ao seu estilo de vida, então por favor, tome um suco de fruta em vez de um refrigerante. Sempre será uma melhor opção.

Outra opção é fazer sucos de frutas e vegetais juntos e, desta forma, está a consumir mais vegetais, se é isso que você está fazendo falta na sua dieta. No entanto, sempre a opção ideal é comer a fruta inteira em vez do suco.