Ombre-HairMulheres que tem fios escuros e desejam criar um efeito de luminosidade nas madeixas podem contar com a técnica do ombré hair. Essa técnica consiste em criar mechas com um efeito natural, normalmente, sete dedos abaixo da raiz.

Para que o tom mais claro das mechas se junte com o tom mais escuro do cabelo é criado um tipo de degradê. O efeito final é um cabelo que pareça naturalmente luminoso e cheio de vida.

Para quem gosta do visual de ombré hair de algumas famosas como das atrizes Olivia Wilde e Jessica Alba ou mesmo da socialite Khloe Kardashian vamos dar algumas dicas e esclarecer as principais dúvidas. Não perca mais tempo e comece a imaginar os seus fios com esse belo efeito de ombré hair.

Dicas e Dúvidas Sobre Ombré Hair

Quais são as técnicas de ombré hair?

Para chegar ao salão de beleza decidida a respeito do que deseja é importante saber que existem diferentes técnicas de ombré hair. Conheça melhor abaixo?

– Ombré hair clássica

Basicamente consiste no que entendemos de uma forma geral como ombré hair, isto é, u cabelo que tem uma cor mais clara a partir de sete dedos da raiz. O objetivo dessa técnica de mechas é criar um visual iluminado.

– Californianas

Podem ser chamadas de dip-dye e consiste naquela técnica em que somente as pontas do cabelo ficam mais claras. O tom usado nesse tipo de mecha é geralmente bem contrastante com o tom natural dos fios.

– Sombré hair

Nessa técnica é feita a combinação de um tom de loiro com outros dois tons que sejam imediatamente mais escuros que ajudam a criar uma ideia de unidade e de degradê natural. A ideia é criar uma harmonia de tons que permita um visual do todo.

– Ombré hair sunset

A mais sutil das técnicas de ombré hair é usada mais próxima as pontas e cria apenas um efeito de iluminação.

– Ombré hair reverse

Seria o contrário da técnica sunset, pois se concentra em deixar as pontas dos fios mais escuras.

– Ombré hair splashlight

Uma das técnicas que tem feito sucesso em outros países e que consiste em criar o efeito do sol refletindo nos fios. Para conseguir criar esse efeito de um jeito bonito e que realmente nos passe a ideia de ser o sol é necessário contar com um excelente profissional para executá-la.

Qual é o meu tom ideal?

Desde que a técnica de ombré hair se tornou uma das mais pedidas em salões de beleza de todo o país passou-se a criar uma ideia de que existe um tom ideal de mechas para cada tom de cabelo. Porém, não existe isso, pois essa técnica tornou as mechas democráticas. Uma mulher com cabelo preto escuro pode usar o mesmo tom que uma mulher que tem cabelo castanho claro.

O que podemos dar de dica é que na faixa de tons de cabelo que vão do preto fechado até o castanho claro passando pelos castanhos médios é possível investir sem medo no ombré hair. Dentre os tons que ficam mais interessantes nesses fios estão o mel, dourado, tons amadeirados e cobres. A ideia é criar contraste para iluminar, mas sem esquecer do efeito natural. É legal evitar tons de loiro muito claros que podem ficar marcados.

Ombré hair também pode ser feito em cabelo loiro?

Embora a técnica de ombré hair seja entendida como sendo específica para iluminar cabelos mais escuros pode também ser aplicada a fios loiros. A dica para que fique interessante é que as loiras criem mechas num tom que seja pelo menos dois tons mais escuro que o seu loiro natural. Para quem é loira platinada a recomendação é manter os dois tons, pois é importante observar que esse fio já passou por um processo de descoloração que o fragilizou bastante.

Ombré hair no cabelo afro fica legal?

A resposta é sim, no cabelo afro o contraste de tons aparece mais e ganha uma iluminação sensacional para o rosto, principalmente para quem mantém black power. A recomendação é ter uma atenção especial quanto a hidratação das pontas do seu cabelo, pois os fios crespos e afro tem a tendência a terem a ponta mais seca naturalmente.

E cabelos na altura dos ombros também podem?

Esse é o ponto mais legal sobre ombré hair, a técnica pode ser usada em diversos casos. Quem tem as madeixas na altura dos ombros e deseja adotar o visual iluminado também pode. A combinação de long bob com ombré hair pode ficar bem interessante quando bem feita.

Como são os retoques do ombré hair?

Essa técnica de mechas é ideal para quem gosta de ter um visual iluminado, mas tem preguiça da manutenção constante. Se para você ter que ir ao salão com frequência para refazer o procedimento é um sofrimento saiba que você pode fazer a manutenção do ombré hair a cada seis meses.

Claro que isso depende de alguns fatores como o ritmo que seu cabelo cresce e qual o visual que você deseja para o seu cabelo.

Observe que enquanto os fios crescem as mechas vão ficando cada vez mais distantes da raiz. Se para você não tem problema que as mechas fiquem num determinado momento concentradas somente nas pontas pode fazer a manutenção a cada seis meses sem problemas.

Lembre-se que é importante manter as pontas dos fios aparadas a cada três meses para evitar que os fios ressequem.

Atenção aos cuidados com o cabelo

Embora não seja necessário fazer manutenção do procedimento com tanta frequência é fundamental manter o hábito de cuidar as madeixas para mantê-las saudáveis. Vale lembrar que mechas também consistem num tipo de coloração dos fios e que agem como química.

Então é bom sempre manter o hábito de fazer hidratação uma vez por semana em casa usando uma máscara adequada e se possível a cada 15 dias no salão.

Uma forma de evitar que a química deixe as pontas do cabelo espigadas com o passar do tempo é ter sempre um reparador de pontas ou mesmo um spray de óleo de argan (ou outro óleo nutritivo a sua escolha).

Durante o verão é bom contar com um leave-in com proteção solar especialmente para os dias de praia ou piscina. Aliás, depois de banhos de mar e piscina jogue água mineral nos fios para retirar deles as substâncias que podem danificá-los.

Quando fazer uma reconstrução com queratina

Para aqueles casos em que as pontas do seu cabelo começaram a ficar quebradiças e com um aspecto ressecado pode ser interessante apostar na reconstrução com queratina. Essa técnica já conquistou muitas adeptas e consiste na aplicação de uma máscara nutritiva especial que promove a reconstrução dos fios.

Leia Também: