Os poderosos benefícios da semente de chia

07 Jul 2014

É verdade que dia a dia se tornar moda, vários suplementos alimentares e produtos que prometem mil benefícios para a saúde. Se desconfías deles, teste a incorporar na sua dieta, as sementes de chia. Trata-Se de um elemento 100% natural, que pode ser adicionado de forma fácil para as refeições e traz muitas vantagens para o organismo.

Um de seus nutrientes mais importantes é o Ômega 3. Estes ácidos gordos essenciais estão presentes no azeite de oliva, óleo de peixe e o salmão, alimentos que a maior parte das pessoas consome por seus benefícios nutricionais. No entanto, 3 colheres e meia de chia contém tanto o Ômega 3 quanto 90gramas de salmão. Agora vejamos uma a uma todas as suas vantagens.

CONTRIBUIÇÕES DE CHIA
Ajuda a perder peso porque reduz a fome e o impulso de comer alimentos açucarados.
Built-in pequeno-almoço, traz muita energia e dá sensação de saciedade.
Diminui os níveis de glicose no sangue, o que é muito benéfico para os pacientes com diabetes.
É mais eficaz do que os hidratos de carbono para o desempenho dos atletas em competições exigentes.
Graças ao seu alto teor de ácidos gordos essenciais Omega 3, melhora o humor e as funções cerebrais. Mesmo reduz os sintomas de depressão e o transtorno bipolar.
Pelo seu alto conteúdo de fibra que melhora a digestão e problemas digestivos.

COMO INCORPORÁ-LA
A dose ideal é de 4 colheres de sopa grandes por dia, se você nunca comeu sementes de chia, você pode incorporá-la de forma gradual, começando por 1 colher de sopa diária. Com apenas 2 porções ganhas 7 gramas de fibra, 4 gramas de proteína, 5 gramas de Ômega 3 e 205 miligramas de cálcio. É importante destacar que este alimento é rico em fibra solúvel e insolúvel, a fibra se expande com os líquidos do estômago, fazendo você se sentir satisfeito mais rapidamente.

Geralmente é adicionado em milk-shakes e outras bebidas, mas também pode espolvorearla sobre suas refeições ou misturar com o iogurte. Como tem sabor neutro, combina com qualquer outro alimento.

Por outro lado, as sementes de chia podem ser moídas para se transformar em farinha, como uma alternativa para pessoas com alergias ao glúten.

Quanto à sua conservação, a chia pode ser facilmente guardada na geladeira por muito tempo sem que se coloque rançosa. Assim, uma boa estratégia é comprar na quantidade (para que saia mais barato) e guardar para consumir durante um longo período.