benefícios do Ácido hialurônico
Muito se tem falado em Ácido Hialurônico e isso, claro, tem uma explicação, na verdade, é porque ele vem se tornando um grande aliado contra os sinais de envelhecimento, conseguindo corrigir rugas, eliminar marcas de espinha, aumentar os lábios e até mesmo, ajudar a dar adeus à temida celulite! Se interessou? Então, veja abaixo mais benefícios e os tratamentos que podem ser feitos com Ácido Hialurônico.

Então, justamente por ser menos invasivo, se comparado às cirurgias plásticas, entre tantas outras vantagens, o preenchimento com ácido hialurônico se transformou no procedimento estético mais procurado.

Para quem não sabe, o ácido hialurônico  é uma substância naturalmente presente no organismo humano, que atua preenchendo o espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada.

Porém, com o tempo, sua concentração na pele diminui, causando o aparecimento de rugas e também seu ressecamento.

Mas, desde 1996, o viço ganhou mais um aliado, o ácido hialurônico animal, que passou a ser injetado na pele para tratar as rugas e recuperar a pele de pêssego. Os anos passaram, e agora o ácido hialurônico pode ser de origem animal (vindo da crista do galo) ou por biotecnologia (através da fermentação bacteriana).

Bem, independente da fonte, o ácido hialurônico é submetido a uma série de procedimentos químicos visando à obtenção do produto final, o hialuronato de sódio, com a menor concentração possível de proteínas (quer sejam de origem animal ou bacteriana) ou ainda de endotoxinas bacterianas.

Então, no final do processo de purificação, finalmente, é obtido o produto final, que é um gel purificado, que pode ser aplicado diretamente na pele ou fazer parte da composição de cosméticos.

Ácido hialurônico para que serve

Ácido hialurônico para que serve
Queridinho das celebridades e de quem vive da imagem, o preenchimento com  Ácido Hialurônico é indicado, principalmente, para melhorar o viço da pele, suavizando rugas e outras marcas da idade.

Na forma injetável, ele pode atuar no contorno de face, lábios (contorno e volume), sulcos naso-labiais, sulco naso-jugal (olheiras), rugas faciais, e para repor volume em face, mãos e algumas regiões corporais.

E mais, uma outra técnica em que o ácido hialurônico vem sendo muito usado é na volumização do rosto, sendo aplicado na região dos malares, mandíbula e nas laterais do rosto, indicado para  algumas partes do rosto, onde o tecido subcutâneo foi perdido com a idade.

Como usar o ácido hialurônico

Como já foi dito, o ácido hialurônico pode ser encontrado tanto em forma de cremes tópicos como na forma injetável, nesse caso, devendo ser aplicado apenas por um especialista (dermatologista ou cirurgião plástico).

Podemos afirmar que o ácido hialurônico é hoje uma das substâncias mais usadas em preenchimentos, pois é reabsorvível, biocompatível e não há relato de hipersensibilidade.

Mas, vale saber que não só a estética faz uso do ácido hialurônico, já que ele também pode ser usado na oftalmologia (no humor vítreo, que contribui na forma esférica dos olhos), para melhorar processos ortopédicos e/ou reumatológicos articulares.

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Preenchimento com Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico pode ser usado para preencher rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial, além de também poder ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

As principais aplicações do ácido hialurônico são no sulco nasolabial (famoso “bigode chinês”), nos lábios e na região supra labial, na goteira lacrimal (área das olheiras), maçãs do rosto, contorno de mandíbula, além de preencher cicatrizes da face.

Ácido hialurônico olheiras

Ácido hialurônico olheiras
O preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é muito indicado, e procurado, para amenizar olheiras e bolsas, naqueles casos em que o sulco abaixo dos olhos prejudica a harmonia facial e incomoda o paciente.

Bigode chinês antes e depois

Bigode chinês antes e depoisAcho que todo mundo sabe o que é bigode chinês, que são aquelas linhas do sulco nasogeniano, provocadas por repetidas expressões faciais. Elas são bem antiestéticas, com dobras permanentes na pele, mesmo em repouso. Então, o preenchimento de ácido hialurônico é o procedimento ideal para isso, acabando com essas marcas.

Muita gente não sabe, mas o preenchimento com ácido hialurônico já existe há um bom tempo, porém, houve uma grande evolução tanto na fabricação, quanto nas técnicas de aplicação do produto, por isso, hoje está bem mais popular.

O ácido hialurônico é injetado dentro da pele, reforçando sua estrutura, amenizando as marcas e vincos, sem causar o aumento de volume em regiões indesejadas, que causava a perda de naturalidade. A maior vantagem, porém, sem dúvida, é a rapidez e a simplicidade,  já que não necessita nem de estrutura hospitalar, nem internação. O paciente pode realizar o procedimento e até  retornar para o trabalho, dependendo de sua atividade.

Vale saber que o ácido hialurônico é absorvível, o que significa que embora menos invasivo que uma cirurgia, ele tem prazo de validade, durando entre 9 e 12 meses. Isso acontece porque o produto é degradado pelos fibroblastos (células da pele), que excretam colágeno como produto do metabolismo. Dessa forma, mesmo depois de degradado, o que fica é um bom resíduo.

Ácido hialurônico nariz

preenchimento nariz com ácido hialurônico
Então, a anatomia do nariz é extremamente importante por ser o ponto central, de equilíbrio e harmonia de toda a face.  E, acredite, até mesmo para corrigir imperfeições no nariz o Ácido Hialurônico vem substituindo as cirurgias, pelo menos quando essas imperfeições estão ligadas a giba do dorso nasal convexa, ponta do nariz caída, refinar o nariz, dando a aparência de mais estreito, ligeiras depressões e assimetrias que podem ocorrer após intervenção cirúrgicas, e isso tudo só usando preenchimento com ácido hialurônico.

Mas o melhor mesmo é que essa substância é muito segura, e é reabsorvível, não apresentando potencial de rejeição, justamente, por já estar presente na estrutura normal do organismo.

Creme com ácido hialurônico e vitamina c

Ok, você reconhece o valor do ácido hialurônico mas não se anima muito em fazer aplicações? Então, pode comemorar, pois não é só de aplicações que vive o atual queridinho das beauty addicts e dermatologistas, ele pode vir em forma de creme também.

Aliás, a dupla formada pela vitamina C e o ácido hialurônico vem fazendo muito sucesso, até porque são substâncias recomendadas pelo alto poder de hidratação e potente ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento cutâneo. E poder utilizar ambos no nosso cuidado diário com a pele, realmente, é uma ajuda e tanto nessa batalha antienvelhecimento.

Então, ambos os ativos podem ser utilizados durante o dia e à noite, e por serem substâncias que auxiliam na prevenção do envelhecimento cutâneo, são excelentes alternativas tanto para peles jovens quanto para as mais maduras. Hoje, com todo esse status alcançado, já é possível encontrar inúmeros produtos disponíveis no mercado com vitamina C e ácido hialurônico, só é preciso comprar de uma marca idônea. Por isso, a dica é consultar seu dermatologista antes de aplicar qualquer substância no rosto.

Contraindicações e possíveis riscos

Contraindicações e possíveis riscos
Se animou? Mas, calma, primeiro é preciso saber que, infelizmente, algumas pessoas não podem aplicar o ácido hialurônico, como, por exemplo, pessoas com problemas com a coagulação. Também não deve ser aplicado dentro ou perto de áreas em que haja doença ativa de pele, inflamações ou feridas, e também não deve ser injetado em uma área onde um implante permanente tem sido colocado.

E mais, muita atenção na hora de procurar um profissional, pois a aplicação da substância diretamente na pele pode trazer problemas quando o procedimento é mal feito ou o produto é de qualidade duvidosa. Por isso, é importante fazer o procedimento em local confiável.

É comum que algumas reações adversas apareçam após a aplicação, como eritema transitório, edema, dor, prurido, contusões, descoloração ou sensibilidade no local da injeção. Normalmente a resolução é espontânea, dentro de um ou dois dias após a aplicação.

Quanto ao uso de cremes com ácido hialurônico em sua composição não traz riscos, se for usado conforme a orientação do fabricante.

Grávida pode usar?

Quando falamos na aplicação da substância, não existem estudos indicando se é seguro ou não para gestantes e lactantes. Mas, como acontece com o uso de qualquer produto ou início de algum tratamento, mesmo estético, o recomendável é, primeiro, falar com seu médico.

Tratamento com ácido no rosto antes e depois

Tratamento com ácido no rosto antes e depois

Pronto, agora que sabe um pouco mais sobre tratamentos com ácido hialurônico, confira abaixo fotos com o antes e depois de alguns procedimentos:

 Ácido hialurônico antes e depois

 Ácido hialurônico antes e depois

 Ácido hialurônico antes e depois

 Ácido hialurônico antes e depois