peso e diabetes

Peso e Diabetes

Muitas pessoas que apresentam excesso de peso ou obesidade têm Diabetes tipo 2. Não é uma regra, porém sim constitui um fator de risco para desenvolver a doença. Além disso, o excesso de peso constitui um obstáculo para o controle da glicose no sangue. O problema é que um dos primeiros sinais da presença de Diabetes é uma baixa considerável de peso sem razão alguma.

Você pode pensar o que há de errado em perder alguns quilos? Mas a realidade é que pode trazer muitas consequências.

As pessoas com Diabetes tipo 2 têm uma condição chamada resistência à insulina. A insulina é o hormônio responsável por ajudar a glicose a entrar nas células. A glicose ou açúcar no sangue é o principal combustível do corpo, sem o qual as células não podem fazer o seu trabalho. Sem insulina não há glicose.

Quando se diz que uma pessoa tem resistência à insulina quer dizer que o seu corpo produz o hormônio mas é incapaz de fazer com que a glicose chegue ao interior das células. Como resultado, a quantidade de glicose no sangue aumenta. Então, o pâncreas tem que produzir mais insulina para tentar superar esse problema. Eventualmente, o pâncreas pode cansaço por trabalhar em excesso e não é capaz de produzir insulina suficiente para manter os níveis de glicose no sangue dentro dos níveis normais.

As pessoas com resistência à insulina, muitas vezes, são obesos e não fazem muito exercício. Mas a perda de peso, o consumo de refeições em porções mais saudável e o exercício físico pode reverter a resistência à insulina. Para as pessoas com Diabetes tipo 2, reverter a resistência à insulina lhes permite alcançar determinados níveis de açúcar no sangue mais facilmente, e, em alguns casos, a habilidade do corpo humano para controlar o açúcar no sangue pode até ser normalizado.

Mas o que acontece quando você começa a perder peso e não existe uma razão? É um dos primeiros sintomas da Diabetes e é também a prova de que o controle metabólico é insuficiente. Quando uma pessoa não pode tirar a glicose, não tem energia para realizar suas atividades, então, o corpo começa a lançar mão da gordura que se tenha acumulado.

O ruim dessa ação é que a “queimar” a gordura produz substâncias de resíduos chamadas cetonas. Não atender o fato de que se estão produzindo cetonas de uma forma imediata pode descompensar a pessoa e impor uma das complicações mais graves da Diabetes: a cetoacidose diabética, a qual deve ser tratada no hospital.

Se você já teve altos e baixos de peso, você se sente cansado e sem energia, recomendamos que acudas com seu Médico e se você fizer um teste de glicose.