pilula

Problemas com um medicamento para o pé diabético

As autoridades de saúde nos Estados Unidos alertam que o uso de uma pomada chamada Regranex, administrado a pacientes com Diabetes, pode aumentar o risco de câncer.

No seu site de Internet, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) indicou que, de acordo com um estudo clínico, a taxa de câncer aumentou 5 vezes entre os pacientes expostos a 3 ou mais tubos de creme.

Regranex é um medicamento de uso tópico, a sua fórmula contém uma combinação de fator de crescimento derivado de plaquetas humanas. É indicado como tratamento para as úlceras neuropathic em pessoas com Diabetes.

O fármaco foi aprovado pelo FDA em dezembro de 1997, mas agora o organismo indicou que acredita que “poderia existir alguma evidência de um risco maior de câncer em pacientes que se submeteram a tratamentos repetidos com Regranex“.

A agência não disse quem realizou a investigação, ou quantos pacientes incluía, mas o estúdio achou mais casos de câncer em pessoas tratadas com Regranex que aquelas que não usaram o gel, afirmou a FDA.