Quanto devo comer?

Quanto devo comer?

A Diabetes e a obesidade são as epidemias mais graves dos últimos tempos, no entanto, não parece haver algo capaz de frenarlas. Cada vez que nos alimentamos pior, escolhemos alimentos sem valor nutricional e altamente engordante e, por se fosse pouco, as nossas porções vão em aumento. Por que isso acontece? Em parte por falta de conhecimento sobre as porções que se devem comer de cada alimento e em parte porque nos deixamos levar pelo que nos oferecem os restaurantes de “mais por menos” como batata e refrigerante mais grande por apenas 5 pesos.

O resultado é que você ingere grandes quantidades de alimentos pouco saudáveis que ultrapassem as necessidades calóricas de qualquer pessoa. Só para lhe dar uma idéia, um saco de batatas fritas grande, tem um aporte de 618 calorias, se você adicionar o refrigerante e hamburger, o resultado será uma refeição de cerca de mil e 500 ou mil e 700 calorias. Dependendo de sua idade ou de sua atividade física, a dose diária em todo o dia é de 200 mil a 2 mil. Se a este tipo de comida, você vai adicionar as calorias do café da manhã e jantar, não se sorprenderías de saber que existem tantas pessoas com obesidade, sobrepeso ou Diabetes. Digamos que é a conseqüência lógica.

Claro que a responsabilidade não é de hambúrgueres e as batatas fritas. Todos nós podemos escolher e para fazê-lo de forma correta é necessário que aprendamos certas coisas. Verifique com seu Médico as quantidades que você deve comer de cada grupo de alimentos e, com os seguintes exemplos, dá uma idéia do tamanho que devem ter seus lotes:

A palma da mão de uma mulher equivale a 4 onças, aproximadamente
A palma da mão de um homem pode ser de 6 a 8 onças
O Mouse de seu computador equivale a 3 ou 4 onças de carne
Uma bola de beisebol ou de tênis é de cerca de uma xícara

Outras dicas para regular a quantidade de alimentos que consumimos são:

Não comas diretamente do recipiente em que você faz sua refeição ou onde os guardas, sempre servido em um prato.
Se você termina de comer e vai continuar a ter fome, aguarde alguns minutos, o cérebro leva para captar a ordem de que já está satisfeito.
Se depois de esperar ainda tiver fome, opte por comer legumes ou saladas.
Evite sobremesas com muito açúcar ou calorias.
Se você comer em um restaurante, partilhe a porção com algum dos seus acompanhantes.
Come a metade de seus alimentos e manda o resto para levar.
Come devagar e mastiga várias vezes cada bocado.
Come apenas até se sentir satisfeito.