emagrecimento na infânciaQuanto peso deve perder um filho sem comprometer a sua saúde

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos estados UNIDOS, a obesidade infantil triplicou nos últimos 30 anos. Crianças e adolescentes não são imunes à pressão para manter um peso ideal. Se o seu filho já começou a perder mais de 2 quilos por semana, talvez precise investigar a causa desse emagrecimento acelerado.

Às vezes, dá-se uma perda de peso extrema por diferentes condições de saúde, como desnutrição, depressão, diarreia crônica, distúrbios alimentares e doenças. Também certos medicamentos podem ter influência sobre as mudanças na escala. De acordo com os especialistas, perder 5% do peso corporal total, de forma não intencional em um período de 6 a 12 meses representa uma baixa considerável que deve ser consultada com o médico.

EMAGRECIMENTO NA INFÂNCIA

A grande disponibilidade de comida rápida, barata e a vida agitada que as famílias levam hoje em dia têm provocado altas nos índices de obesidade infantil. Mas antes de colocar a dieta a toda a família, considera-se alguns dados importantes. A Academia Americana de Pediatria sugere evitar a perda de peso intencional em crianças entre 2 e 10 anos de idade, pois isso poderia afetar o seu crescimento e desenvolvimento normal.

O melhor é tentar manter seu peso atual à medida que o corpo cresce, no entanto, é bom consultar um especialista para ver cada caso em particular. Quanto aos adolescentes, é necessário garantir que não estão tentando mudar o seu peso corporal por pressão social ou pelo esporte através de dietas extremas ou de um regime severo. Se você notar que seu filho está perdendo intencionalmente mais de 2 quilos por semana, contacte o seu médico.

De todas maneiras, as crianças ou pré-adolescentes com mais de 10 anos que estão fazendo dieta não devem cair mais de 1 ou 2 quilos por semana. De acordo com a Academia de Pediatria, se uma pessoa perde peso, maior a velocidade é provável que diminua o tecido muscular ou água de seu organismo, não a gordura. O aconselhável é combinar uma dieta saudável com atividade física regular.

Uma dieta de emagrecimento saudável é aquela que reduz cerca de 500 calorias por dia. O exercício ajuda a queimar as outras 350 calorias necessárias para perder todos os quilos. Se o seu filho tem mais de 10 anos e apresenta excesso de peso, converse com ele sobre formas saudáveis para emagrecer. Você pode sugerir fazer esporte juntos (andar de bicicleta, nadar, correr, etc.) e preparar refeições e lanches saudáveis para toda a família.

Leia também: