Repense a cerveja

Repense a cerveja

Uma pesquisa realizada na Espanha, descobriu que o consumo regular de cerveja pode ser benéfico para a saúde das pessoas, reduzindo a incidência de hipertensão e Diabetes e, inclusive, e ao contrário da crença popular, ajudando a perder peso.

Os médicos autores do estudo, Ramón Estruch, e Rosa Lamuela, do Hospital Clinic e a Universidade de Barcelona, respectivamente, recomendam uma dieta mediterrânea, privilegiando o consumo de vegetais, peixes, cereais, assim como a prática diária de exercício, onde o consumo de um quarto até meio litro de cerveja por dia é um complemento benéfico.

O fato de que a maioria das pessoas suponha que por beber cerveja aumenta desmedidamente de peso, deve-se ao estereótipo anglo-saxão do bebedor de cerveja: aquela pessoa sedentária que passa os dias bebendo cerveja, comendo salsichas e frituras, e manipulando a TV a partir da poltrona.

Mas não é, por si só, de caridade, pois deve conjugarse com uma alimentação balanceada e exercício diário, a cerveja, por ser produzida com diversos cereais como a cevada (que ajuda a regular o colesterol), herda estes recursos nutricionais que deixam como resultado um valioso aporte de fibras e proteínas no corpo.