Sementes saudáveis e boas para a sua dieta

A RIQUEZA DAS SEMENTES

Se precisamos de alimentos que a natureza nos fornece, com uma riqueza excepcional e que, além disso, nos ajude com uma eficiência sem comparação na hora de perder peso, nenhum, talvez, como as sementes.

As sementes geralmente são uma boa fonte de fibras, gorduras insaturadas, minerais e proteínas.

Por isso, vamos falar de algumas pendentes em estas e outras qualidades, para que tenhamos onde escolher.

SEMENTES DE GIRASSOL

SEMENTES-DE-GIRASSOLTêm um elevado teor em vitamina E, que ajudam a combater não só a oxidação, mas também a inflamação, além disso, as sementes de girassol são ricas em magnésio. Com isso manteremos o excesso de cortisol, a raia, e, com isso, a ansiedade diminui.

Além disso, o elevado teor em magnésio ajuda a aumentar os níveis de energia e aumentar o metabolismo, aumenta o grau de consumo calórico.

Também têm um alto conteúdo em proteínas, vitaminas do complexo B e fibras, por tudo isso, são muito úteis para perda de peso.

Podem ser consumidas como aperitivo, em qualquer momento e adicioná-las em saladas para dar sabor e textura.

SEMENTES DE QUINOA

SEMENTES-DE-quinoa

Considerada um pseudocereal, não é realmente um grão, mas uma semente, embora realmente a hora de cocção, o fazemos como um grão.

No entanto, é uma semente muito especial, já que é muito rica em todos os aminoácidos essenciais, além de conter manganês, zinco, proteínas e fibras, e ainda contém alguma gordura.

Com um conteúdo um pouco superior em hidratos de carbono de outras sementes, são associados a elementos vegetais não absorvíveis, mas podem fornecer alguma energia, por que não são prejudiciais para a dieta.

SEMENTES DE CHIA

SEMENTES-DE-CHIA

Uma das melhores, se não a melhor, as sementes para manter controlada a nossa fome e perder peso. Além disso, fornecem energia

Isso, juntamente com seu elevado teor em magnésio, ferro, ácidos graxos ômega 3, potássio e fibras, que fazem com que nos ajudem a não sentir fome durante muito tempo.

Além disso, seu conteúdo líquido em gorduras é de apenas 5 gramas em duas colheres de chá.

Podem tomar-Se adicionando-os a uma papa ou leite de amêndoas ou simplesmente deixá-las de molho: vão absorver grande quantidade de água e pode tomar a forma de pudim.

SEMENTES DE CÂNHAMO

SEMENTES-DE-CÂNHAMOEstas sementes são excelentes para perda de peso por duas razões: seu conteúdo proteico (12 gramas em apenas 3 colheres de chá) e a sua riqueza em ácidos gordos ómega 3, que ajudam a manter-nos saciados e também exercem um efeito benéfico sobre a função cerebral.

Além disso, exercem uma função alcalinizadora de nosso corpo, prevenindo assim a inflamação.

Contêm grandes quantidades de magnésio, que nos ajudará a manter os nossos níveis de energia elevados, zinco e muito potássio. Além disso, são muito ricas em fibra, o que nos ajudará a controlar a glicemia.

SEMENTES DE LINHO

SEMENTES-DE-LINHORicas em proteínas, ferro e com muita fibra, o mais interessante destas sementes é que são as mais ricas em ácidos graxos ômega 3, que ajuda a controlar os níveis de insulina e manter estáveis os níveis de colesterol.

Além disso, seu alto teor em fitoestrógenos nos ajudam a regular os níveis hormonais, já que funcionam como os estrogênios de nosso corpo, mantendo-os estáveis.

SEMENTES DE ABÓBORA

SEMENTES-DE-ABÓBORA

Contêm muito zinco, um mineral que ajuda na queima de gordura. Além disso, graças a este mineral, nosso corpo aumenta a produção de testosterona, a qual colabora ativamente na formação de massa muscular.

E um fato importante, é que ajuda a manter regulada a nível de glicose no sangue, com o qual não devemos sofrer oscilações que nos darão a fome, causa pela qual se costuma engordar bastante.

Além disso, são ricas em ferro e magnésio, graças aos quais teremos a energia necessária para não nos sentirmos cansados e nervosos.

Por outro lado, têm um bom conteúdo de proteína e ajudam a boa função intestinal.

SEMENTES DE SÉSAMO

SEMENTES-DE-SÉSAMO

É também uma das mais recomendadas para ser consumidas normalmente, pois graças a ela, obteremos uma eficaz regulação da glicemia e do metabolismo.

Isso se deve ao seu alto teor em muitos minerais, como o magnésio e o zinco, e a sua riqueza, também em vitamina E e cálcio.

Além disso, têm tanta fibra que o seu consumo nos saciará durante muito tempo, trabalhando paralelamente em manter um processo digestivo ideal.

Também podemos usá-las como uma pasta, por seu alto teor de óleo. Elas são deliciosas adicionadas a sopas, saladas ou batidos.

Como vemos, os potenciais benefícios das sementes são extraordinários, mas tenhamos cuidado: seu consumo deve ser sempre com as sementes cruas, nunca assadas, saldas ou doces, podem aumentar seu teor calórico.

Aconselhamos tomar umas duas colheres de sopa de sementes por lote e dois ou três porções diárias. Essas partes podem ser de sementes diferentes, com o que incrementaríamos os resultados nutricionais.