Sintomas-de-GravidezEngravidar é um sonho de muitas mulheres e uma preocupação para outras, viver esse momento de saber que se está gerando uma vida é realmente algo emocionante.

Saber reconhecer os sintomas da gravidez – mesmo aqueles que não são evidentes como enjoos e tonturas – pode te ajudar a viver essa fase com mais tranquilidade.

Vamos te explicar um pouco melhor os sintomas de gravidez para que você saiba se está grávida.

Sutilezas do corpo feminino

Quando falamos sobre sintomas de gravidez é normal que as mulheres pensem logo em atraso da sua menstruação, enjoo ou tontura. Sim, esses são sintomas bem comuns de uma gravidez, no entanto, não são os únicos.

O corpo da mulher que está no início de uma gestação pode dar outros sinais, bem mais sutis. Somente as mulheres que tem mais conhecimento a respeito desses sintomas e que estão mais alerta são capazes de notar.

Sintomas de Gravidez – Será que você está grávida?

A seguir estão listados alguns dos principais sintomas de uma gestante em início de gravidez, já alertamos que nem todos são bonitos e poéticos como vemos nas novelas.

  • Seios

Quando o corpo da mulher passa por alguma mudança hormonal os seios funcionam como alerta da situação. Sentir dores e estar com as mamas inchadas é sinal de que tem algo diferente com o seu corpo.

Tem mais chances da mudança hormonal em questão ser gravidez quando as aureolas dos seios ganham uma tonalidade mais escura e ficam inchadas.

  • Pele oleosa

Esse é um sintoma que não se manifesta em todas as gestantes, é mais comum em que tem a pele naturalmente oleosa. Pode aumentar a quantidade de espinhas e até mesmo piorar a acne. Isso acontece devido as mudanças hormonais que estão sendo promovidas no corpo.

  • Enjoos

sinais-de-gravidezEsse é o sintoma que todo mundo associa a gravidez já que ele é o sinal de alerta das novelas para indicar que a personagem X está grávida.

Os enjoos são comuns logo no início da gestação assim como uma sensação de maior salivação.

Em geral as futuras mamães costumam sentir os enjoos pela manhã. O normal é que os enjoos sejam reduzidos depois de seis semanas de gravidez, se isso não acontecer comente com o seu médico para que ele lhe dê orientações.

  • Tontura

Outro sintoma que também é bastante citado em novelas e que faz parte da vida real das gestantes. A tontura além de ser um sintoma da própria gravidez pode indicar a longo prazo na gestação que a mulher não está fazendo a reposição dos nutrientes perdidos nos eventuais vômitos como deveria. Fique atenta a sua dieta e mantenha uma alimentação saudável.

  • Sono e cabeça pesada

Sentir mais sono que o normal pode ser um indicativo de gravidez, pois seu corpo está passando por muitas mudanças e tendo um verdadeiro banho de hormônios. Com isso é natural que ele fique cansado com mais facilidade. As dores de cabeça também são decorrentes das alterações hormonais, sendo assim são normais nesse período.

  • Cólicas e gases

Dissemos que alguns sintomas de gravidez não são exatamente bonitos, cólicas, gases e até mesmo prisão de ventre podem acompanhar as primeiras semanas da gestação. Isso acontece porque depois que acontece a fecundação aumenta a quantidade de sangue circulando na região pélvica.

O corpo feminino está sendo preparado pelos seus hormônios para que aconteça então a instalação do embrião em seu útero.

As complicações intestinais começam logo após a fecundação e podem prosseguir até que se alcance a sétima semana de gravidez. Para passar por esses problemas com o mínimo de incômodo possível nossa dica é preferir alimentos mais leves e beber muito líquido. Saiba que é uma situação incômoda, mas que pode significar que seu bebê está a caminho.

  • Mais vontade de fazer xixi

Para as gestantes é essencial ter sempre um banheiro por perto, pois aumenta e muito a frequência urinária. Esse aumento da vontade de fazer xixi aumenta logo após a fecundação e continua até o nascimento do bebê.

Durante uma gestação o corpo da mulher aumenta a quantidade de produção do hormônio progesterona que contribui para o acúmulo de água e tem ainda o aumento do útero que faz pressão sobre a bexiga. Sendo assim é natural que a bexiga fique cheia mais rapidamente e com isso seja necessário ir mais vezes fazer xixi.

  • Surgimento de corrimento vaginal rosa

Muitas mulheres tem dúvida a respeito de quanto tempo leva a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Pode levar alguns minutos até 3 dias após a relação sexual, essa faixa de tempo diz respeito a vida ‘útil’ dos espermatozoides no útero.

Isso significa que a fecundação efetiva pode acontecer até 3 dias após a relação sexual ter acontecido. Quando o espermatozoide perfura o óvulo para se instalar pode acontecer de a mulher ter um corrimento vaginal rosa que é resultado da combinação de muco vaginal com alguns traços de sangue.

  • Sensação de estar sempre cansada

Um sintoma que nem sempre chama a atenção das mulheres, mas que é um indicativo de início de gravidez. Quando as mudanças hormonais começam a acontecer no seu corpo é natural se sentir mais cansada.

Além disso, a gestação pode provocar a queda da produção de açúcar que também contribui para a sensação de moleza no corpo. A dica para passar bem por esse sintoma é se alimentar de três em três horas e descansar quando estiver começando a sentir dores pelo corpo.

  • Humor instável

Embora seja clichê os hormônios tem forte influência sobre o humor feminino e durante a gravidez essa influência pode se acentuar. Imagine que nesse período o seu corpo está repleto de hormônios que estão promovendo uma verdadeira dança com os seus sentidos.

A hipersensibilidade com direito a choros sem motivo é um dos sintomas mais observados pelas gestantes de pouco tempo. Fique alerta com essas mudanças de humor.

Será que estou grávida?

Se você leu os sintomas de gravidez citados acima e identificou que alguns deles estão acontecendo com você deve estar na dúvida.

A melhor maneira de saber se você está mesmo grávida é fazer um teste caseiro daqueles que se compra em qualquer farmácia ou consultar o seu ginecologista.

Uma dica é que o teste de farmácia se mostra efetivo em indicar gravidez a partir do primeiro dia de atraso menstrual ou depois de pelo menos 14 dias da relação sexual.