consumo-de-carne-verdades-e-mentiras6 Mentiras Sobre O Consumo De Carne

Há muitos mitos em relação à nutrição. Especialmente nos meios de comunicação e da internet, os quais somos bombardeados de pessoas que não têm experiência ou conhecimento em nutrição e, no entanto, dão dicas a respeito.

Um desses mitos que estão dando voltas, especialmente na internet, tem que ver com a carne e suas características. Neste artigo te contaremos quais são 6 os mitos sobre a carne mais conhecidos e qual é a verdade em relação aos mesmos.

A CARNE APODRECE EM SUA estômago

Há “especialistas” que dizem que a carne não é digerido no aparelho digestivo e apodrece no estômago. Isso é totalmente falso. Existem alimentos que apodrecem ou fermentados no cólon, mas não tem nada que ver com a carne.

O que realmente acontece com a carne, em nosso aparelho digestivo é que tanto os ácidos do estômago como as enzimas digestivas da partem em pedaços cada vez mais pequenos. Então, quando passa ao intestino, as proteínas que vêm do estômago se transformam em aminoácidos e gorduras são convertidos em ácidos graxos.

Depois de todo este processo, estes ácidos são absorvidos pelas paredes digestivas e passam para o sangue. Não há nada mais que se possa apodrecer no estômago.

O que se apodrece ou fermenta em estômago são outro tipo de alimentos, de outra natureza completamente diferente, como as frutas, vegetais, legumes e grãos, ou seja, a fibra que contenham esses alimentos.

Mas não se assuste com a palavra “pudrir”. O fato de que estes alimentos são pudran em colón é boa notícia e é extremamente saudável, já que, ao decompor-se no cólon graças às bactérias saudáveis que vivem lá, elas se transformam em nutrientes e ácidos necessários para ter uma ótima saúde.

Esta fermentação é o que faz com que essas bactérias saudáveis se mantenham vivas e sejam muito importantes para a saúde.

Em conclusão: a carne não apodrece no estômago. Frutas, verduras e legumes sim, mas isso não é ruim, é bom.

A CARNE CAUSA PROBLEMAS NO CORAÇÃO E GERA DOENÇAS, COMO A DIABETES

Diz-Se em várias partes que comer carne gera problemas no coração e causa doenças como a diabetes. Existem estudos feitos pela comunidade científica, que provam que não há uma relação direta entre consumir carne e ter problemas do coração e sofrer de diabetes.

O problema e a relação direta que existe é realmente entre a carne e essas doenças. Não há correlação entre as doenças mencionadas e a carne não processada.

A lição aqui é que você deve comer carne não processada (um bife de chorizo, um churrasco de paleta) em vez de comer carnes processadas (presunto, mortadela, salsicha (sejam de porco ou de vaca), produtos de salsicharia, chouriços, etc.).

Certamente esta falta de diferenciação foi que saiu o mito de que a carne gera doenças do coração e diabetes. Somente a carne processada tem uma relação direta com essas doenças. A carne não processada não.

Você pode ter em conta também que, tanto da carne, como todos os alimentos processados, são, em geral, prejudiciais à saúde.

A CARNE TEM UM ALTO TEOR DE ELEMENTOS NOCIVOS, COMO A GORDURA SATURADA E O COLESTEROL

Um dos principais argumentos contra comer carne feita pelos inimigos da carne é carne, tem algo de teor de gordura saturada e colesterol e que isso é ruim para a saúde. O fato de que contém gordura saturada e colesterol é verdade.

O que não é verdade é que a gordura saturada e o colesterol sejam maus para a saúde, de acordo com vários estudos feitos pela comunidade científica em todo o mundo.

A CARNE VERMELHA CAUSA CÂNCER

Existe o mito de que a carne, a carne vermelha, em especial, causa câncer. Aqui volta a jogar um papel especial a carne processada. Existem estudos que revelam que a carne processada leva a aumentar o risco de câncer, especialmente de pulmão e do cólon.

O ponto a ter em conta aqui e o que alguns estudos têm mostrado que a carne sobre-cozida, até chegar ao ponto de que se queime, aumenta os riscos de câncer porque as partes queimadas contêm elementos cancerígenos.

O que você pode aprender aqui é que você pode se sentir totalmente confiante de comer carne não processada, mas certifique-se de cocção de forma que não se queimar e tirar todas as partes que estejam queimadas.

Isso também pode ser aplicado a qualquer coisa que esteja comendo e fica queimado, como uma torrada, por exemplo. Certifique-se de tirar a parte queimada e não a vírgula.

A CARNE ENGORDA

Argumenta-Se por algum tempo do que a carne engorda, devido à quantidade de gordura e calorias que contém.

No entanto, a carne também contém a melhor proteína que se possa encontrar a natureza. E a proteína é o melhor macro-nutriente para perder peso.

Isto se deve a que as dietas que são altas em conteúdo proteico levam a aumentar o ritmo do metabolismo e fazem com que se queime mais calorias do que consumir outro tipo de dieta não eram. Além disso, o consumo de proteínas faz com que se gere uma sensação de plenitude que levam a que não se coma menos de outras refeições.

Desta forma, você está perdendo peso sem sequer se esforçar em perdê-lo e, sem dar-lhe nem sequer conta de que o está fazendo.

Não só isso, mas o que consumir mais proteína leva a aumentar a massa muscular em seu corpo. Com todos estes fatos, podemos concluir que consumir uma dieta rica em carne não processada, proteína e baixa em outros tipos de alimentos, vai ser que perca peso muito mais rápido do que se siguieras outro tipo de dieta.

OS HUMANOS SÃO, POR NATUREZA, HERBÍVOROS E NÃO SÃO PROJETADOS PARA COMER CARNE

Alguns veganos e vegetarianos argumentam que os seres humanos não estamos projetados para comer carne. Existem até mesmo alguns entusiastas da Bíblia que dizem que os primeiros humanos, Adão e Eva eram vegetarianos, que só comiam frutas e legumes.

Isso, é claro, é completamente falso. Nosso aparelho digestivo não é nem remotamente parecido com o que têm os animais herbívoros. Nosso sistema digestivo está entre o que pertence a um animal carnívoro e a um animal herbívoro. Ou seja, estamos projetados para ser o que somos e temos sido sempre: onívoros.

Estamos projetados para comer tanto carne como vegetais e frutas, grãos, etc., De fato, somente dessa forma, conseguimos ter uma ótima saúde.

Embora a carne não é necessária para sobreviver, se é necessário para ter uma ótima saúde, por isso recomendamos que come carne não processada 3 ou 4 vezes por semana e ter uma dieta alta em proteínas, frutas e legumes. Desta forma, não só você vai perder peso, mas que vai estar na melhor forma de sua vida.