8 alimentos que sobem os níveis de colesterol
Tudo o que você come afeta o seu nível de colesterol no sangue. Como todo mundo, você sabe que você não tem que extraporlar no consumo de manteiga e carnes com muita gordura. No entanto, preste atenção a esta lista de alimentos que você deve restringir porque ajudam a aumentar o colesterol LDL.
TRATE DE EVITAR…
Presunto de Peru: por mais que venha embalada com a legenda de “85% magro”, uma porção de 85 gramas de peru contém 12 ½ e gramas de gordura. Se bem que o peru moído pode ser um substituto da carne moída mais saudável para o coração, há que ter cuidado com as porções, pois é rico em gordura. Você deve optar por carne moída, pelo menos, 90% magra.
Adição de açúcar: o açúcar de mesa como o xarope de milho de alta frutose (aditivo adoçante muitos produtos) estão relacionados com a diminuição do colesterol bom. A Associação Cardíaca Americana aconselha, no caso das mulheres, não tomar mais de 6 colheres de sopa tamanho de chá por dia de açúcares adicionados e os homens, não mais do que 9. Para poder contar essa quantidade tem que ler os rótulos de todos os produtos industrializados que ingiramos.
Purê de batatas: o problema não são as batatas em si, mas o resto dos ingredientes que se adicionam para fazer purê. Creme de leite, leite integral, queijos elaborados, são adicionados às batatas, transformando-as em uma bomba de gordura saturada. Por isso, trata de substituir o purê com rodelas de batatas ao forno, contadas com recurso a salsa ou vegetais.
Pizza: é se limitar a uma única porção e software menos quantidade de queijo. Você também tem que substituir os aditivos à base de carne (como o salame ou pepperoni, ricos em gorduras) por legumes assados, que são ricas em fibras.
Lácteos inteiros: é verdade que os lácteos fornecem nutrientes essenciais como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais, no entanto, você tem que escolhê-los descremados para evitar uma ingestão excessiva de gorduras saturadas. Assim, você obterá todos os benefícios dos elementos sem adicionar calorias extras. Se você é fã do queijo inteiro, se limite a uma porção.
Manteiga clarificada: contém grande proporção de gordura saturada e ácido palmítico, o que obstrui as artérias. É aconselhável substituí-lo por azeite de oliva.
Tortas e bolos: essas flocos crocantes, daqueles recheados de nata e queijo, essa decoração tão tentadora que têm as tortas e bolos de padaria, que proporcionam uma grande dose de gorduras saturadas, devido aos seus ingredientes: creme, manteiga, queijo, creme, gordura, leite integral. Se você gosta de doces, trata de escolher bolos de creme e comer os recheios, mas evite as tampas crocantes, porque costumam ser feitas de manteiga.
Pipoca de micro-ondas: é um alimento rico em gorduras, e se você adicionar creme de amendoim derretida por cima, mais ainda. Isso não significa que você tem que abandonar quando vai ao cinema, simplesmente, evita o molho de gordura por cima e compra uma porção mais menina, ou prepara-las você mesmo em sua casa, compre os grãos de milho e coloque-os com um pouco de azeite e sal em uma panela tapada, até que se fiquem inchadas.
Leia também:
- Alimentos que Queimam Gordura
- Cozinha para Diabéticos os Inimigos da Dieta
- 8 Incríveis Alimentos Para desinchar sua Barriga
DICAS PARA COZINHAR SEM SOMAR COLESTEROL
A forma em que prepara suas refeições também pode afetar os níveis de colesterol LDL. Vejamos algumas dicas rápidas de como cozinhar de forma mais saudável.
- Evitar fritar, contornar ou empanar os alimentos.
- Retirar a gordura extra da carne e a pele do frango antes de cozinhá-los.
- Use panelas antiaderentes e óleo vegetal (em poucas quantidades) ou spray para cozinhar quando estiver a preparar a comida.