8 Maneiras De Preparar Um Café Saudável

05 Mai 2014

Dizia o escritor e filósofo francês, mais conhecido como Voltaire: “Claro que o café é um veneno lento, há quarenta anos que o bebo”, provocando, assim, aqueles que asseguravam a partir de então que o café era prejudicial para a saúde.

Não hesite, o consumo de café tem muitos mais benefícios do que desvantagens. Uma xícara diária de café pode trazer ao organismo o empurrão que eu precisava para realizar todas as tarefas do dia.

Algumas pessoas consideram o café como uma fonte de antioxidantes, incluindo tanto como as frutas e legumes. Isso não está comprovado cientificamente ainda, mas certamente ao ingerir café se libertam radicais livres do nosso corpo.

No presente artigo vamos lhe ensinar oito truques para fazer seu café uma bebida saudável e também muito deliciosa.

1. USE UM FILTRO DE PAPEL PARA COAR CAFÉ
O café processado contém substâncias nocivas que podem elevar os níveis de colesterol no sangue. Há um truque muito simples para se livrar delas: só deve utilizar um filtro de papel.

Ao coar o café com um filtro de papel se elimina de forma eficaz, algumas toxinas, mas permite a passagem da cafeína e antioxidantes benéficos.

2. ADICIONE UM POUCO DE CACAU EM SEU CAFÉ
O cacau é uma fonte rica em antioxidantes está associado a uma longa lista de benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças do coração.

Se você quiser um sabor diferente ao de seu café tradicional, atreva-se a jogar com os sabores, adicione um pouco de cacau orgânico sem açúcar em seu copo. O resultado será um delicioso mocaccino.

3. EVITE CREMES ARTIFICIAIS E COM BAIXO TEOR DE GORDURA
Natas batidas com baixo teor de gordura e cremes artificiais tendem a ser altamente processados e cheios de ingredientes prejudiciais para a saúde, portanto, impede adicioná-los ao seu café.

Em lugar destas, você pode adicionar um pouco de creme de gordura natural, de preferência de vacas alimentadas com capim. Diversos estudos demonstram que os produtos lácteos ricos em gordura diminuem o risco para a obesidade.

4. ZERO CAFEÍNA DEPOIS DAS 2 DA TARDE
Uma das propriedades da cafeína mais reconhecidas é o seu poder estimulante. Então, se você vai tomar uma xícara de café em horas da tarde, procura fazê-lo antes de 2, especialmente se você geralmente tem problemas para conciliar o sono ou sofre de insônia.

Avisado, porque a cafeína pode provocar uma sacudida de energia e estimularte apesar de se sentir cansado, o que pode interferir em seu ciclo de sono, ou impedir que durma profundamente e tenha uma boa noite de sono, a insônia, por sua vez, pode gerar outro tipo de problemas no organismo.

Se o vício é mais forte que a sua vontade e não pode evitar tomar sua respectiva bunda de café pela tarde, você tem a opção de escolher um descafeinado ou também você pode substituí-lo por uma rica xícara de chá quente.

5. PREFERE O CAFÉ ORGÂNICO OU ARTESANAL E NÃO O PROCESSADO
Como acontece com a maioria dos alimentos, as propriedades benéficas do café podem variar muito, dependendo da forma em que é cultivado e processado.

Os grãos de café usados com as grandes empresas de plantações de café são colhidos em granjas industriais, onde tendem a usar fortes pesticidas, herbicidas e toxinas que podem ser prejudiciais para o consumo humano. Por esta razão, recomenda-se escolher o café orgânico ou artesanal, sempre que possível, além disso, esse tipo de café costuma ter um sabor mais forte.

6. NÃO CARREGUE O CAFÉ COM MUITO AÇÚCAR
Uma xícara de café, por si só não é prejudicial, mas se esta lhe adiciona um monte de açúcar, sem dúvida, vai se tornar uma bebida completamente inadequada para o consumo.

O açúcar é provavelmente o pior ingrediente na dieta moderna, devido ao seu alto teor de frutose, é desta substância que pode causar todo tipo de doenças graves, como a obesidade e a diabetes.

Mas não se assuste, se você é das pessoas que adoça muitos dos alimentos que fazem parte de sua dieta diária, você pode usar adoçantes à base de estévia, recomendada até para pacientes diabéticos.

7. NÃO UTILIZE ADOÇANTES ARTIFICIAIS
Existe a crença de que usar adoçantes artificiais pode ser mais saudável do que o açúcar tradicional, pois contém menos calorias e as comercializam-se como a alternativa “saudável” para adoçar seus alimentos.

O certo é que isto não é mais que um mito. Os adoçantes artificiais são associados a diversos problemas de saúde como diabetes e obesidade, de acordo com algumas pesquisas, onde comparam a ação dos dois tipos de adoçantes. Por esta razão, não coloque adoçantes artificiais em sua xícara de café.

Como o recomendamos anteriormente, a Estévia é a alternativa natural perfeita para adoçar. E, se quiser, você também pode testar o café sem açúcar, talvez em pouco tempo chegar a se acostumar e preferir o sabor cerrero.

8. ADICIONA UM TOQUE DE CANELA PARA O SEU CAFÉ
A canela é uma erva aromática que combina na perfeição com o sabor do café. Além disso, tem propriedades benéficas especialmente para pacientes diabéticos, os estudos demonstram que a canela pode reduzir a glicemia, o colesterol e os triglicerídeos.

Se você precisa de um pouco de sabor, tente adicionar uma pitada de canela. É surpreendentemente bom.