15Atualmente, procura-se uma cura da ansiedade, uma cura definitiva que faça com que os milhões de ansiosos do mundo possam levar uma vida mais normal.
Curar completamente a ansiedade pode ser perigoso, já que os processos ansiosos ativam nosso mecanismo de auto proteção que são responsáveis por nos proteger dos perigos, ou seja, em níveis normais a ansiedade é boa e até desejável. Mas em crises muito agudas poder tornar-se muito prejudicial à saúde.
Como curar da Ansiedade
Por não ter causas genéticas e nem ser contraída como uma gripe, a ansiedade é algo que produzimos em nosso corpo, o resultado de uma vida cheia de medo e insegurança que eleva o stress do dia a dia a níveis inaceitáveis produzindo crises ansiosas.
Na melhor forma de entendimento, a cura da ansiedade está intimamente ligada a como lidamos com nossos medos e inseguranças.
É um processo completamente mental que, não controlado, provoca reações por todo o metabolismo, dando sinais de depressão. Por isso existem pessoas que tomam medicamentos para pressão, palpitação e outras enfermidades, todas elas derivadas de stress.
TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada
Existem pessoas que apresentam níveis tão altos de ansiedade que chegam a desenvolver sintomas físicos. Fadiga e insônia são os principais sintomas e fazem com que as pessoas procurem um clínico pensando que se trata de uma doença do corpo e não da mente, isso retarda a procura por um terapeuta que poderá tratar a raiz do problema e não os sintomas apenas.
Pacientes que tem TAG (Transtorno de Ansiedade generalizada) apresentam sintomas de depressão e sentem-se socialmente ansiosos, ou seja, reagem exageradamente nos menores casos. Muitas pessoas tratam os sintomas que aparecem com remédios, o que é errado já que ansiedade não é uma doença patológica.
Existe mesmo a cura da ansiedade ?
Como ansiedade não é uma doença genética ou adquirida e sim, uma doença que nós fabricamos com nosso pensamento, não existe uma cura assegurada e definitiva para esse distúrbio.
Você encontrará muitas pessoas que prometem uma cura milagrosa através de remédios, outras dizem que é possível curar de forma natural, na verdade esses tratamentos não curam propriamente a ansiedade, apenas tratam os sintomas que surgem de crises ansiosas.
Por tratar-se de um distúrbio provocado pela nossa reação aos acontecimentos da vida, é possível tratar para reduzir cada vez mais as reações exageradas utilizando meditação, terapias cognitivas e, principalmente conhecendo-nos a nós mesmos da melhor forma.
Quando sabemos quais são realmente os nossos medos e os encaramos de maneira aberta e franca conseguimos diminuir quase completamente as crises de ansiedade, porque saberemos como reagir diante dos desafios que a vida nos apresenta.
A ansiedade é um distúrbio causado pela ação dos nossos pensamentos em relação aos desafios do nosso cotidiano. Sendo assim, é uma doença causada pela nossa mente ou, a capacidade que temos de antecipar os eventos da nossa vida, e que na maioria dos casos são antecipados de forma negativa causando o stress.
É possível tratar a ansiedade de várias formas, mas poucas são as pessoas que apresentam uma cura definitiva já que, em um nível normal a ansiedade desperta nosso sentimento de auto proteção e nos faz ficar preparados para as situações de perigo.
Se não tivéssemos nenhuma dose de ansiedade, provavelmente arriscaríamos nossas vidas todos os dias em tarefas perigosas ou expondo-nos desnecessariamente ao perigo. Então, ansiedade em níveis pequenos é uma defesa natural da nossa mente.
Como controlar o Nervosismo
Existem diversos tratamentos para crises ansiosas porém ainda há muita controvérsia sobre a existência de uma cura definitiva, já que isso incluiria uma completa reprogramação da nossa mente.
Por tratar-se de um distúrbio mental, existem atualmente formas de tratamento através de hipnose com o intuito de reprogramar os pensamentos e fazer com que os pacientes possam, através da mudança na linha de pensamento, diminuírem e até pararem de ter crises ansiosas.
O médico que indicará e ministrará um tratamento mais adequado é o psicólogo e muitas vezes esse profissional indica terapia cognitiva que faz com que a pessoa ansiosa consiga confrontar seus medos e assim, ser capaz de reconhecer o que realmente a faz antecipar eventos de forma negativa gerando stress.
Psicólogos que utilizam a física quântica aplicam exercícios de meditação com as ondas alfa do cérebro estimulando a mente subconsciente e descobrindo com muito sucesso as verdadeiras causas da ansiedade em determinados indivíduos. Sabendo com certeza o que dispara os mecanismos de ansiedade é possível fazer uma reprogramação mental mais assertiva.
Os terapeutas que seguem a corrente espiritualista recorrem à terapia de vidas passadas para diagnosticar possíveis eventos nas vidas anteriores que possam causar a ansiedade na vida atual. Essas terapias envolvem tratamento com hipnose e técnicas de indução profunda.
Um último conselho que damos é que, se você perceber que desenvolveu, de alguma forma, sintomas de ansiedade procure um psicólogo que poderá fazer um diagnóstico correto e indicar o tratamento mais apropriado.
Existem muitas pessoas afirmando ter a cura definitiva para a ansiedade, porém é preciso tomar cuidado com essas informações, já que trata-se de um distúrbio ocasionado pela nossa mente e que varia de pessoa a pessoa é praticamente impossível haver uma cura definitiva para todos os pacientes da doença.