Como perder peso com uma dieta equilibrada
CONHECER ALGO DE NUTRIÇÃO
Saber mais sobre nutrição nos ajudará a fazer uma dieta correta, com base em uma alimentação saudável. Porque realmente esse é o primeiro passo para conseguir uma alimentação saudável e uma dieta equilibrada: saber um mínimo básico de nutrição.
MACRO – NUTRIENTES
Os macro-nutrientes são aqueles presentes em grande quantidade na maioria dos alimentos, sem os quais o corpo não pode sobreviver.
Estes são: Carboidratos, Proteínas e Gorduras.
Carboidratos: cobrem a necessidade mais básica do corpo a energia. Acrescentam calorias ao organismo de disposição imediata.
Gorduras: fornecem maior quantidade de calorias e, portanto, maior energia, o problema está quando se acumulam demais. Cumprem funções de controle de temperatura corporal, amortecimento e proteção das paredes celulares e cutâneas.
Proteínas: fornecem aminoácidos do corpo para manter e reparar os tecidos e músculos e servem para a elaboração de hormônios.
QUE ALIMENTOS COMER PARA OBTER OS MACRONUTRIENTES ESSENCIAIS
- Proteínas: Peixe, feijão, ovos, carne, frango
- Carboidratos: Arroz, pão, batata, macarrão, de preferência integrais
- Gorduras: Azeite de oliva e outros óleos vegetais, abacate, frutos secos (nozes)
Como vimos, os três principais nutrientes: proteínas, hidratos de carbono e gorduras, têm um papel fundamental para que nosso corpo continue funcionando, por isso são chamados a Macronutrientes.
OUTROS NUTRIENTES ESSENCIAIS DE QUE PRECISAMOS PARA TER UMA DIETA EQUILIBRADA
A estes chamamos-lhes micronutrientes e é porque precisamos em menor quantidade que os macro, mas ainda assim são de vital importância e cumprem funções essenciais para o organismo. Estas são as vitaminas, minerais e água.
Dentro das vitaminas a, D, E, K, C, e do complexo B.
Quanto aos minerais destacam-se o ferro, sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, manganês, fósforo e iodo, entre outros. Todos estes são encontradas principalmente em frutas, legumes e grãos integrais, e por isso é indispensável incluir, pelo menos, cinco porções de frutas e/ou vegetais em nossa dieta diária.
FIBRAS ALIMENTARES
Existem dois tipos de fibra: a fibra solúvel e a insolúvel.
As fibras solúveis retém água e retarda a digestão e a absorção de nutrientes do estômago e intestino. Encontra-Se em alimentos tais como o farelo de aveia, a cevada, nozes, sementes, feijão, lentilhas, ervilhas, feijão e algumas frutas e produtos hortícolas.
A fibra insolúvel acelera a passagem dos alimentos através do trato gastrointestinal e vai adicionar volume às fezes. Pode ser encontrada no farelo de trigo, hortaliças e grãos integrais.
A fibra é muito importante para uma dieta equilibrada e pode ajudar muito no controle de peso. Uma das melhores fontes de fibra vem de legumes. Recomenda-Se o consumo de 25 g de fibras por dia para cumprir uma dieta saudável e otimizar os efeitos benéficos no organismo.
FINALMENTE
O mais importante ao fazer uma dieta é certificar-se de que incluir todos os alimentos para cobrir com a ingestão equilibrada de macro e micro nutrientes. Verificou-Se que levando uma dieta equilibrada, com o consumo adequado de todos estes e em conjunto com a atividade física diária, é a melhor maneira de controlar o peso.