A Verdade Sobre O Óleo De Canola
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, e certamente o que a cultura moderna diz, as gorduras da dieta são muito importantes. Sem gordura boa e nosso corpo não pode funcionar corretamente.
No entanto, e como mencionado anteriormente, existe muita confusão em nosso mundo moderno, com relação às gorduras, consumir, quais são os benefícios para o corpo e quais as desvantagens dos diferentes óleos que encontramos no mercado para cozinhar ou para apimentar nossas refeições.
Um dos óleos mais é conhecido no mercado como “óleo saudável” é o óleo de canola, o qual você pode encontrar em qualquer supermercado.
É vendido como óleo saudável, pois contém muitas gorduras não saturadas, com pouca gordura saturada e contém ácidos graxos ômega-3. Neste artigo explicaremos tudo o que está relacionado com o óleo de canola e como pode afetar a sua saúde.
COMO SE PRODUZ O ÓLEO DE CANOLA?
Como já mencionamos anteriormente, a canola é produzida de forma artificial e a semente original da qual se produz é constantemente modificado geneticamente para produzir esta semente artificial.
É absolutamente oposto a um processo natural de geração de óleos como a forma em que se faz a manteiga, o azeite de oliva e até mesmo o óleo que é retirado de muitas outras sementes, como as de girassol.
Somente com ter em conta o fato de que, para produzir a canola esta está exposta a altas temperaturas, deve levá-lo a não consumir o óleo nunca em sua vida.
Além disso, devido a sua forma de criação, contém gorduras trans artificiais. As gorduras trans artificiais estão associadas a várias doenças, especialmente as que estão relacionadas com o coração.
O Que É O Óleo De Canola?
O óleo de canola é um óleo feito à base de sementes feitas artificialmente inicialmente no Canadá.
Para criar esta semente “artificial” por chamá-lo de alguma forma, se basearam na semente de colza. O óleo que sai esta semente se utilizava inicialmente com finalidades industriais e não podia ser comestível porque tinha alguns componentes que faziam o que lhes dessem problemas irreparáveis no coração dos pobres animaizinhos que fizeram as provas e tinha um componente que o fazia saber amargo.
Esta semente é feita de forma artificial, porque é obtida a partir da semente de colza, mas adicionando os componentes nocivos para a saúde e que lhe davam o sabor amargo.
E daí surgiu a canola. E, portanto, o óleo de canola. Atualmente, noventa por cento da canola, que ocorre no mundo está geneticamente modificada. (Já com o fato de ter um alimento que está geneticamente modificado pode-se dar conta de que não são boas notícias. É completamente o oposto de algo natural e que venha da natureza).
Componentes Nutricionais Da Canola
O óleo de canola tem baixo teor nutritivo, devido à sua forma de processamento e porque é um óleo altamente refinado.
No entanto, a realidade é que ele contém vitamina K, vitamina E e ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, os quais podem ser encontrados na gordura polisaturada encontrada no óleo de canola.
Outros tipos de gorduras encontradas no óleo são saturadas e monosaturadas. De acordo com o que se entende na atualidade, em relação às gorduras, é que as gorduras não saturadas são boas e as saturadas são ruins, levando à conclusão de que este óleo é perfeito.
Mas, há que ter em conta várias coisas antes de chegar a esta conclusão.
A primeira coisa a ter em conta é que, embora no passado a gordura saturada tinha muito má reputação, associando-a a problemas de altos níveis de colesterol e problemas do coração, estudos recentes realizados em importantes universidades dos Estados Unidos mostram que as gorduras saturadas não são realmente prejudiciais para o organismo e especialmente para a saúde do coração, como se acreditava inicialmente.
O problema com o óleo de canola não é com as gorduras monosaturadas, as quais também são saudáveis (muitas de estas gorduras são encontradas no azeite de oliva).
O problema realmente está limitado a, as gorduras polisaturadas que contém o óleo de canola. Este tipo de gordura, mas o que precisamos para funcionar corretamente, o que precisamos em poucas quantidades.
Se nos sobrepasamos neste tipo de gordura, isso pode levar a problemas no nosso corpo, uma vez que estas gorduras são incorporados nas membranas de nossas células e tendem a oxidar, o que pode levar a danos graves a nível molecular.
Recomendamos que, se você vai usar óleo de sementes, use outro para cozinhar ou para rechear, não use o óleo de canola.
O Óleo De Canola Baixa O Colesterol, Mas O Que Realmente Nos Importa?
Algo que tem de positivo o óleo de canola é que baixa os níveis de todos os tipos de colesterol no corpo.
Mas há que ter em conta que o colesterol é fator de risco, não é necessariamente uma causa direta de doença cardíaca, como a pressão alta.
Não é tão ruim como outros óleos vegetais, mas como está supervalorizado no mercado.