Exercício sem sair de casa
Você já sabe que fazer exercício é saudável, mas você continua pensando que, para isso, é preciso ter tempo. A realidade é que com alguns minutos por dia você pode começar trabalhar e sem sair de sua casa.
Wii Fit Plus é o mais próximo de ter um treinador pessoal, que coloque em forma o seu corpo e sua mente, sem ter que gastar caras mensalidades de academias e com apenas parar de cama ou poltrona. Trata-Se de mover versão do já conhecido Wii Fit, mas com novos exercícios integrados.
Em sua primeira versão, este jogo lhe permitia, com a ajuda de um tapete de equilíbrio, esquiar, fazer yoga, aeróbics ou andar na corda bamba. A versão mais avançada Wii Fit Plus contém mais de 40 tipos de exercícios, entre os quais se encontram: o esqui, snowboard e aeróbics, até yoga, hula hoop, alongamentos, caminhadas e exercícios de equilíbrio.
“A partir de uma avó até uma criança, passando por atletas ou pessoas que querem se manter em forma, todo mundo pode usar esses jogos, que ajudam a queimar calorias, exercitar e desenvolver o equilíbrio”, afirma a treinadora profissional Ary Núñez.
Como se se tratasse de um pedido médico, antes de começar a fazer os exercícios, o sistema toma suas medidas e calcule o seu Índice de Massa Corporal e a idade física, para depois elaborar um programa de exercícios diários personalizados, com o qual você pode fazer um acompanhamento de seus avanços e conquistas, bem como gerar novas atividades. Por se fosse pouco, te permite personalizar a sua prática de yoga e os treinos com um plano contínuo de exercício, adaptado às metas que deseje.
Além disso, você será o seu próprio treinador, se te anima a criar rotinas especiais, dependendo das áreas do corpo que considere necessários mais de sua atenção, mas se você não se sente pronto para criar a sua própria tabela de exercícios, o Wii Fit Plus o faz de forma aleatória.
O treinamento de “Estilo de Vida”, por exemplo, propõe combinações de exercícios, com o objectivo de treinar os músculos e obter maior flexibilidade e até mesmo aquecer as mãos e os pés para liberar a tensão.
O treinamento de “Juventude” te permite treinar a parte inferior do corpo, ao mesmo tempo que o corpo e a mente. Contém uma opção multiplayer, que inclui atividades para toda a família. Até oito jogadores podem competir entre si, com uma tabela de jogos, de equilíbrio e exercícios.
Marta Alegre, Fisioterapeuta e Diretora da Clínica de Fisioterapia Alegre em Portugal, apoia o programa de exercícios deste console, afirmando que as pessoas que vão ao ginásio “não aprendem a controlar seu centro de gravidade, e muitos deles, por não ter uma orientação profissional, acabam lesionados. Wii Fit Plus permite que o usuário saiba onde está o seu centro de gravidade, controlá-lo de uma forma correcta e, assim, realizar corretamente os exercícios e evitar lesões”.
Outras opções
Você acha que o Wii Fit é muito caro e pesa no seu orçamento? Existem outros consoles também estão apostando jogos muito mais interativos que, além disso, ajudam a família a melhorar a sua condição física, como é o caso da Sony, a PlayStation, que criou Eyetoy Kinetic, um jogo que tem quatro zonas temáticas, vários níveis de dificuldade e dois modos de jogo, rápido e personal trainer.
As disciplinas que contém vão desde o yoga, kick boxing e aeróbics, com o objectivo de exercitar o movimento aeróbico e tonificar o corpo e a mente, ao baile, defesa pessoal e exercícios para fortalecer o corpo e a mente. O seu regime de fitness adapta-se e incentiva o jogador a desenvolver e melhorar os seus exercícios.
No outono de 2010, a Sony vai colocar à venda Motion Controller, que se combinará com a câmera PlayStation®Eye e adicionar mais horas de entretenimento ao seu sistema PlayStation®3.
Este jogo será capaz de reconhecer o rosto e a voz dos usuários, assim como o movimento do corpo e a câmera poderá levar a imagem dos jogadores até a tela de televisão.
O novo jogo está equipado com dois sensores de movimento, três eixos de giro e três eixos, acelerômetro, capaz de detectar o ângulo do controlador e o movimento da mão do usuário. Sem dúvida, com estas propostas tão divertidas será quase impossível continuar pretextos, não é?