Não seja tão rigoroso!
Um estudo publicado na revista internacional de obesidade descobriu que as pessoas que são mais flexíveis com seus planos alimentares, têm mais sucesso para perder peso e conseguem fazê-lo sem sabê-lo, em comparação com as pessoas que fazem regimes ou dietas demasiado rigorosas.
A razão parece ser que os pequenos ataques de “rebeldia” eliminam a ansiedade e liberam a pressão mental que vivem ao estar a fazer dieta, o que permite terminar a dieta, ou levá-la a cabo durante mais tempo, conseguindo assim resultados a longo prazo.
No entanto, isto não significa que você deve deixar levar pela tentação dos desejos, pois se fizer isso muitas vezes, terminará por deixar de lado a dieta. Com o objetivo de vencer os desejos de uma nova pesquisa analisou em que consistem e como fugir delas quando eles aparecem.
Este estudo foi realizado pela Universidade de Flinders (Austrália) e publicado na Current Directions in Psychological Science, a revista da Associação para a Ciência Psicológica. Eva Kemps e Marika Tiggemann, as autoras principais, explicaram que a fome não é o mesmo que um desejo.
Enquanto que o apetite é uma sensação generalizada, que acaba por comer algo, o desejo se dirige a um objeto muito específico, como um sorvete de chocolate ou as batatas fritas de uma marca específica. Estes desejos são relativamente comuns e geralmente inofensivos, mas, em alguns casos, geram sentimentos como a culpa ou a vergonha, ou até incentivam os temidos compulsão ou os transtornos da alimentação.
Estudos anteriores concluíram que a base dos desejos encontra-se uma imagem mental do alimento que se quer consumir. Ou seja, uma pessoa que deseja fortemente comer alguma coisa primeiro tem gravada a imagem em sua cabeça. De fato, algumas pesquisas encontraram que quanto mais nítida é a imagem mais forte poderia ser o que quisesse.
Kemps e Tiggemann disseram que essa associação poderia ser usado a favor daqueles que querem perder peso. As autoras ressaltaram um experimento onde observaram que, se uma pessoa tem um forte desejo, gerar uma imagem visual como um arco-íris ou um aroma como o de um eucalipto pode diluir esse desejo de comer algo que não se deve.
Em outro experimento, os voluntários ansiosos por consumir um alimento específico olharam um padrão de pontos branco-e-preto durante um tempo, e acho que isso foi o suficiente para aliviar consideravelmente a sua vontade. Realizar uma simples tarefa visual pode ser um método para reduzir os desejos por comida, concluíram Kemps e Tiggemann, que ainda acreditam que esta ferramenta pode ser usada para reduzir desejos como o de drogas e o álcool.
Então já sabe, se pode dar uma chance, mas para não abusar, use essas ferramentas e a apague de sua mente os desejos engordadores.