Diabetes aumenta o risco de doença vascular cerebral
O Instituto Mexicano do Seguro Social busca evitar o desenvolvimento da doença vascular cerebral (EVC), que tem na obesidade, o tabagismo, a hipertensão arterial, a Diabetes e o sedentarismo seus fatores de alto risco.
O doutor Jesus Alfredo Flores Ciro, coordenador do serviço de Neurologia do Hospital Geral Regional (HGR) número 1, “Carlos Mac Gregor Sanchez Navarro”, detalhou que, ao ser interrompido o fornecimento de sangue a qualquer parte do cérebro, aparecem os pacientes dentro do sistema nervoso central.
Os distúrbios de circulação no tecido cerebral, explicou o especialista do Instituto Mexicano do Seguro Social (IMSS), dão passagem para a EVC, cujos primeiros sintomas podem ser confundidos com perturbações momentâneas, como dor de cabeça ou enjôo.
Estes pacientes se originam quando um vaso sanguíneo que irriga sangue ao cérebro é bloqueado por um coágulo local (trombo) ou gerado a distância (êmbolo) a partir de outro local do corpo. Daí podem surgir os derrames ou hemorragias cerebrais, por tapamento das artérias, produto da aterosclerose (endurecimento das paredes dos vasos sanguíneos).
Isso se deve ao fato de que a gordura, o colesterol e outras substâncias se acumulam na parede das artérias, formando uma substância pegajosa chamada placa, o que dificulta o fluxo adequado de sangue, o que pode fazer com que esta se coagule e obstruir o vaso sanguíneo.
O neurologista e neurofisiólogo do Seguro Social destacou que os principais fatores de risco para acidente vascular cerebral (avc são a hipertensão arterial, a obesidade, a Diabetes, o sedentarismo, o tabagismo e hipercolesterolemia ou aumento de colesterol e triglicéridos no sangue.
Estima-Se que a cada ano se apresentam 500 mil casos de EVC no país. Este mal se apresenta de maneira comum em homens, geralmente acima de 50 anos de idade. Quanto às mulheres, ao ultrapassar a fase da menopausa, a doença afeta umas e outros em igual número.
Por isso, é de vital importância para evitar a ocorrência de doenças deste tipo, pelo o que o Médico do IMSS recomenda que as pessoas que tenham fatores de risco para o seu desenvolvimento dirigir com o seu médico para check-ups regulares.
Destacou que os sintomas que você tem que estar atento para solicitar uma atenção médica imediata são: problemas na fala, problemas na linguagem, dificuldade para compreender ou para dizer o que se quer expressar, fraqueza que se manifesta na metade do corpo, um braço ou uma perna e perda súbita da consciência.