Pequeno excesso de peso já é um problema de saúde
Um ligeiro excesso de peso é suficiente para pô-lo em risco de várias doenças, segundo um estudo recente realizado pela Sociedade Americana contra o Câncer.
A investigação, que envolveu 1.500 pessoas, descobriu que os adultos de raça branca com sobrepeso eram 13% mais propensos a morrer do que aqueles cujo peso se mantinha dentro de uma faixa ideal. “Ter um pouco mais de carne junto ao osso (se essa carne é gordura é prejudicial”, disse o dr. Michael Thun, da Sociedade Americana contra o Câncer, um dos autores do estudo.
As conclusões da pesquisa, publicada na revista New England Journal of Medicine, são semelhantes às de outras, disse a principal autora, Amy Berrington, do Instituto Oncológico Nacional. “Agora há realmente um grande aglomerado de evidência que respalda a constatação de que o excesso de peso está associado com um pequeno aumento no risco de morte”, disse Berrington.
Para análise financiado pelo governo, os pesquisadores foi objecto de informação de 19 estudos a longo prazo. Usaram o Índice de Massa Corporal (IMC) e registraram quem morreu nos períodos de acompanhamento, que eram de entre cinco e 28 anos.
Foram focados em pessoas que estavam saudáveis no início do estudo e excluíram a fumantes e aqueles que tinham doenças cardíacas e câncer, a fim de ver só o impacto do excesso de peso. A taxa de mortalidade mais baixa entre mulheres saudáveis que nunca haviam fumado estava perto do alcance máximo do Índice de Massa Corporal ideal (entre 22.5 e 24.9).
Comparada com esse grupo, que sofrem de excesso de peso tiveram 13% de aumento no risco de morte. O risco aumentava entre 44 e 88% para aqueles que eram obesas. Os obesos mórbidos eram 2,5 vezes mais propensas a morrer prematuramente. Os resultados foram similares entre homens.
A maioria dos participantes dos estudos eram caucasianos, assim que a investigação se concentra neles. Os resultados podem variar em outros grupos étnicos e raciais, apontou Berrington. A obesidade aumenta o risco de morte por doenças cardíacas, apoplexias e certos tipos de câncer.
O excesso de peso começa quando o IMC alcança 25, a obesidade começa em 30 e a obesidade mórbida em 40. Uma pessoa 1,67 metros de altura, é considerada com excesso de peso se você pesa 70 quilos, obesos se pesa 84 e obesos mórbidos, a partir de 112 quilos.
A pesquisa fornece evidência sólida contra a posição de que ter excesso de peso é bom para a saúde, disse Thun. A noção de que “algo de reserva” evitaria que se enfermaras provavelmente vem quando a comida era escassa, acrescentou.
Leia também
Biomac – Acabe com as dores articulares