Exercícios de Kegel

Exercícios de Kegel para melhorar a performace sexual
Que homem não sonha em ter domínio total sobre sua ejaculação? Pois é, ser uma espécie de super homem na cama, nem gozando muito rápido e nem precisando de longos períodos para, finalmente, alcançar o clímax sexual.

Só quem já passou, ou está passando, por problemas desse tipo sabe como eles podem mexer com a autoestima e com a segurança. Sem dúvida, problemas de ejaculação precoce podem causar tanta insegurança a ponto de comprometer totalmente a transa e o prazer na hora “H”.

Não é segredo algum que a mente pode ser a responsável por muitos problemas sexuais, e o pior, virar uma bola de neve, já que ela comanda muitas das reações fisiológicas,  então, claro, se ela não estiver ok o corpo também não estará, respondendo com disfunções e outros problemas sexuais.

Mas, calma, não precisa se desesperar, pois, felizmente, nem tudo precisa ir parar no divã de um psicanalista, há luz antes de chegar no fim do túnel, ou seja, alguns problemas podem ser resolvidos com simples soluções práticas – como o tão falado Exercício de Kegel.

O que é Exercício de Kegel?

Exercícios de Kegel para melhorar a performace sexual
Você já ouviu falar de Exercício de Kegel? Pois é, essa ´prática vem sendo muito falada ultimamente, e associada, frequentemente, a fatores sexuais, embora sua proposta inicial seja outra, bem diferente.

Na verdade,  o exercício de Kegel é o nome de um trabalho desenvolvido em 1948 pelo médico americano Dr. Arnold Kegel (daí o nome) para ajudar mulheres que sofriam de incontinência urinária, sim, você leu certinho, INCONTINÊNCIA URINÁRIA!

Ôpa, estou no artigo errado?

Não. O que aconteceu foi que esse exercício mudou um pouco de foco, quer dizer, descobriu-se outra funcionalidade para ele: SEXUAL!
Exercícios de Kegel para melhorar a performace sexual

Pois é, com o tempo se descobriu que o exercício de Kegel pode também auxiliar homens que sofrem de problemas como a ejaculação precoce e a disfunção erétil.

Embora ainda não haja trabalhos suficientes para que essa ideia seja propagada no meio científico como verdade absoluta, pesquisas associam positivamente o exercício de Kegel à solução desses problemas sexuais.

Como estes exercícios podem modificar minha performance sexual?

Então, o exercício de Kegel consiste em realizar contrações musculares da musculatura pélvica.

A associação entre o exercício e as funções sexuais se dá por conta da localização desse músculo ( chamado cientificamente de pubococcígeo e popularmente de músculo PC) e de suas funções.

Ele forma o assoalho pélvico, região próxima à base do pênis e que se estende até o cóccix, é ativado durante a ejaculação, e é responsável pelo fluxo sanguíneo que provoca a ereção.

Segundo Grace Dorey, autor de livros científicos sobre o assunto e professor emérito de fisioterapia e urologia da University of the West England , em um artigo para o  New York Times:

“O exercício de Kegel é tão bom quanto o Viagra, mas sem o custo e seus efeitos colaterais”.

De acordo com sua pesquisa, os exercícios para o assoalho pélvico devem ser considerados como uma abordagem importante para homens procurando por resoluções de longo prazo de suas disfunções de ereção.

No entanto, como já foi dito, apesar de todos esses aspectos positivos,  ainda é preciso que haja mais trabalhos para que a evidência científica seja realmente conclusiva nesse sentido.

Ejaculação precoce

Exercícios de Kegel para melhorar a performace sexual
Muitos são os fatores físicos e psicológicos que podem causar a ejaculação precoce, desde ansiedade, nervosismo e hipersensibilidade na glande do pênis.

Como saber se está com esse problema? Bem, isso é relativamente simples, caso esteja com falta de controle sobre a ejaculação na hora do sexo, ou se a ejaculação ocorre com o mínimo de estímulo, antes ou quase em seguida à penetração, nesse caso, vale ficar atento, se isso acontecer repetidas vezes, não conseguindo manter a relação e a parceira (o) não chegando ao orgasmo, então, muito provavelmente, realmente, você está sofrendo de ejaculação precoce.

Exercícios de Kegel e a Ejaculação precoce

Mas nada de desespero, os resultados com os exercícios de Kegel têm sido animadores.

Na verdade, faz muito sentido, pois o músculo PC está localizado próximo à base do pênis e que se estende até o cóccix, e é ativado durante a ejaculação, sendo responsável pelo fluxo sanguíneo que provoca a ereção, e esse músculo passa também pela região da uretra, canal que circula urina e sêmen, então, quando ele é contraído, interrompe o fluxo líquido na região, o que podemos concluir que,  se ele for tonificado e fortalecido, essa interrupção fica mais eficiente.

Por isso o Exercício de Kegel é utilizado em problemas de incontinência urinária, principalmente para homens que passam por cirurgia da próstata.

A lógica, então, é a seguinte, se o exercício de Kegel pode interromper o fluxo da urina, por que não do sêmen?

Esses exercícios servem para fortalecer a musculatura pélvica, ajudando a dar suporte para a bexiga, e claro, isso pode ter impacto na função sexual.

Alguns exercícios de Kegel

Exercícios de Kegel para melhorar a performace sexual
Bem, vamos pensar positivo? Então, se esses exercícios vêm sendo objeto de pesquisa, justamente, por verificarem respostas positivas a eles, então, podemos concluir que vem dando resultado para muitos homens, não é mesmo?

Nesse sentido, nos juntaremos aos que acreditam nesses resultados, já que há algumas evidências científicas e o raciocínio nos leva a considerar a atuação positiva do Exercício de Kegel em funções sexuais, vamos testá-lo e observar os resultados.

Então, primeiramente, é preciso reconhecer o músculo, identificar sua localização, o que é bem simples, para identificar a musculatura pélvica, basta interromper a micção e…pronto!

Esse é o músculo que faz essa tarefa, o tal do PC. Ao realizar esse teste, vai sentir que ele vai contrair e a prática desse exercício é somente a contração desse músculo. É isso, simples assim!

Mas atenção, ao começar a praticar, o recomendado é que, inicialmente, você esteja com a bexiga vazia e deite de costas com os joelhos dobrados e separados.

Lembrando que isso deve ser feito só inicialmente, nas primeiras vezes, para treinar a concentração na hora de se exercitar: “Com o treinamento os exercícios podem ser feitos andando, em pé ou mesmo sentado”.

A ideia é que movimente apenas a musculatura pélvica, ou seja, evite contrair o abdômen, coxas e nádegas. Por isso, é preciso treinar a concentração, nas primeiras vezes.
Exercícios de Kegel para melhorar a performace sexual
O bom desse exercício é que pode ser praticado a qualquer hora, lugar, sem que ninguém perceba que enquanto, por exemplo, está assistindo TV, digitando no computador, atendendo o telefone, você está “exercitando seu pênis”, pois ninguém notará que está contraindo o PC.

Algumas pesquisas mostram sugestões de exercícios, como contraindo e relaxando a musculatura rapidamente por 10 segundos; depois contraindo e segurando por 30 segundos e depois relaxando; contraindo por 5 segundos, relaxando e depois contraindo de novo; contraindo o músculo pelo máximo de tempo que você conseguir… enfim, o treino varia.

Uma das formas de fazer o exercício é contrair a musculatura por 3 segundos e relaxar por 3 segundos por duas ou três vezes. Repetir cerca de 10 treinamentos por dia.

Bem, como já deu para perceber, não tem muito mistério, é bem simples mesmo, e cada um desses treinamentos não durará mais do que 20 segundos.

Contraindicação dos exercícios de Kegel

Certamente, esse exercício só trará benefícios, por isso, não precisa se preocupar, não há contra indicação à prática do Exercício de Kegel. Mas, vale a dica, assim como tudo na vida, até mesmo beber água, em excesso, pode trazer alguma consequência, ou seja, nada de pirar na batatinha, pois o PC é um músculo e nenhum músculo deve ser exigido em excesso, ok?

No mais, é seguir essas dicas e depois contar pra gente!